Segundo Mês do Bebê

E o tempo está passando, o segundo mês do bebê (meu filho), Francisco, chegou e ele…

– Continua mamando muito bem, a cada 1 ou 2 horas. Estou amamentando em livre demanda até ele ficar maiorzinho, somente mais tarde estabelecerei uma rotina.

– Não dorme muito durante o dia, e a noite o máximo que aguenta sem mamar são 3 horas, ou seja, ainda não estamos dormindo muito.

– Começou a perder os cabelos das laterais da cabeça, está uma graça, cabeludo em cima da cabeça e meio carequinha nas laterais.

– Francisco estava pesando no início do mês 5,600 kg e medindo 59 cm. Engordou direitinho, exatamente como recomendado na tabela da curva do crescimento, que está disponível na caderneta de saúde dos pequenos (as) (acompanho essa e outra curva que a pediatra nos deu). Exemplo (1ª imagem tabela por peso e 2ª comprimento/estatura):

 Segundo Mês do Bebê

Segundo Mês do Bebê

– Está cada dia mais gordinho e lindo, encantando a mamãe e o papai.

– Tomou a primeira dose das vacinas mais chatinhas. Essas vacinas do 2º mês são conhecidas por serem as que mais causam reações e as mais “doloridas” (para a mãe huhu) por serem várias ao mesmo tempo, mas como optamos por fazer as vacinas particulares (Pentavalente Oral, Pneumocócica 13-valente [conjugada], e Hexavalente), por serem acelulares (sem vírus ativado, “vivo”), o risco de ter reação é menor e realmente, Francisco não teve reações. Foram apenas duas picadas e algumas gotinhas, chorou apenas na hora da agulhada (querido!). Essas vacinas são repetidas no 4ª e no 6ª mês. (Se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto clique aquiaqui, aqui, aqui e aqui).

– O refluxo permanece incomodando, mas agora os remédios que iniciamos no primeiro mês já fazem efeito e percebemos que o Francisco se sente melhor. Alem dos medicamentos para o refluxo iniciamos um tratamento muito interessante, a osteopatia que é aplicada por um fisioterapeuta especializado, estamos adorando (escreverei mais sobre o assunto em breve). Consultamos também uma gastropediatra que nos orientou a quantidade e a forma correta de administrar os remédios.

– As cólicas permanecem e aos poucos estou introduzindo derivados de leite em minha dieta. Às vezes sinto que não importa o que eu coma ele tem cólicas, mas permaneço com os cuidados.

– Francisco está usando fraldas tamanho P, RN e XP usou poucas. Percebi que teríamos que trocar o tamanho das fraldas porque elas começaram a vazar, não deu certo acompanhar pelo peso indicado no pacote.

– Francisco é muito esperto, segue os objetos e pessoas com os olhos, já consigo perceber as mudanças e evoluções comparando-as com o primeiro mês.

– Francisco cresceu bastante nesse mês, as roupas que antes não serviam agora ficam perfeitas. Ainda está usando tamanho P ou um M pequeno.

– A cor do olho do Francisco começou a mudar, está trocando o azul escuro (típico de recém-nascido) por um azul mais claro.

– Estou cuidando do nosso príncipe a maior parte do tempo sozinha. Papai precisa trabalhar, minha mãe voltou para casa, mas continua vindo nos visitar toda semana, graças a Deus! Afinal, mamãe também precisa de cuidados huhuhu…

– Às vezes me sinto sozinha, mas sei que faz parte do processo do pós-parto. Não me sinto triste ou infeliz. Sinto-me muito amparada pelas pessoas que eu amo e isso está sendo extremamente importante, pois depois que o bebê nasce com ele surge um turbilhão de emoções. Nos sentimos tão cansadas e sensíveis que se não tivermos o apoio necessário ficamos muito suscetíveis a depressão pós parto (e isso é muito e mais comum do que imaginamos).

– A amamentação melhorou, mas ainda sinto algumas dores. Francisco teve sapinho (mesmo cuidando muito com a higiene das chupetas) e acabou passando para a mamãe, ai todas as dores no seio voltaram! A pediatra do Francisco nos explicou que essa é uma infecção muito comum nos primeiros meses de vida do bebê, seja pela baixa imunidade do bebê ou até mesmo da mamãe. (Mais informações clique aqui).

– Francisco começou a sorrir muito (o famoso sorriso social) e está se revelando um “assanhadinho”, tem um sorriso gostoso e encantador.

Segundo Mês do Bebê

– Começou a emitir alguns gritinhos (coisa mais linda) e um som bem especifico quando fica bravo ou entediado, uma graça!

– Francisco conheceu a cadeirinha de balanço (lembrei apenas no segundo mês da existência dela, Ohhh mãe!), ama quando ligamos a vibração, até dorme de tão relaxado. Está aprendendo a pegar os brinquedos que ficam pendurados na cadeira, está começando a desenvolver os movimentos finos (mais informações clique aqui.)

– Adora ouvir Beatles, mais do que as musiquinhas de bebê que a mamãe coloca.

– Francisco permanece dormindo em seu quarto e agora quem se mudou para o quarto dele fui eu. Ficou mais difícil dividir os turnos, pois o papai acorda cedo e o Francisco não dorme muitas horas seguidas. Ainda mama bastante de madrugada, então, no momento, estou dormindo com ele em uma cama auxiliar.

– No final do mês passeou na casa da vovó Natalina (minha mãe), foi no chá de panela da amiga Sammy com a mamãe e fez a sua primeira viagem (3 a 4 horas). Foi prestigiar a festinha de 1 ano do primo Giuseppe, se comportou muito bem, foi uma viagem tranquila.

Resumindo: Foi um mês cheio de descobertas, de novos sons, movimentos e sorrisos. Um mês cheio de sono, de carinho e de muito, mas muito amor. Cada dia que passa me encanto e me apaixono mais. Ser mãe é incrível, mesmo com todo esforço, falta de sono, de horas livres, cheio de trabalho e muita dedicação, para mim é a coisa mais perfeita desse mundo!

segundo mês do bebê

(1 ensaio fotográfico do Francisco, amei, ficou lindo! Créditos a empresa Hamcom que eu adoro e super recomendo!)

 

Beijinhos!

 




2 Comentários em "Segundo Mês do Bebê"

avatar
Organizar por:   mais novos | mais antigos | mais votados
Kátia
Visitante
Kátia

Em primeiro lugar, amei o blog, Muito fofo! Já está nos meus favoritos! Meu bebê tem refluxo tb, como foi a sua experiência/? Como descobriu que ele tinha? Fico muito confusa, não sei se é isso ou cólica, só nao sei mais como ajudar. O que é essa osteopatia, ajuda? Que remédios vc da pra ele?
Adorei o blog. Me ajuda! Bjo

wpDiscuz