7 a 12 semanas de gestação

7ª a 12ª Semana de Gestação – Segundo e Terceiro Mês!

Olá pessoal!

No vídeo de hoje, 7 a 12 semanas de gestação, eu conto como eu estou me sentindo, as nossas novidades, as diferenças que estou percebendo da primeira gestação  para a segunda  durante as semanas: 7ª a 12ª (segundo e terceiro mês).

Escolhi falar de todas essas semanas juntas, pois os sintomas e mudanças foram parecidos. Também, para finalizar os primeiros 3 meses.

Logo abaixo do vídeo você pode acompanhar como o seu bebê está se desenvolvendo e como você pode estar se sentindo. Aliás, eu gostaria muito de saber como você está nessas semanas também! Deixe sua experiência nos comentários!

 Se você gostou do vídeo clica no gostei lá no Youtube e se inscreve no nosso canal (clicando aqui) para saber quando eu posto vídeo novo!

 

Desenvolvimento do bebê:

 7 a 12 semanas de gestação7 semanas – (2º mês de gravidez):

O embrião mede agora aproximadamente18 mm (como um grão de feijão). Ele já desenvolveu os dedos da mão e do pé, ainda ligados entre si por uma leve membrana. É um feijãozinho que se mexe o tempo todo e que pula para lá e para cá (mas, é provável que você só sentira depois da 17ª semana).

O fígado produz grandes quantidades de glóbulos vermelhos do sangue, até que a medula óssea se forme e assuma essa função.

O grande feito do seu pequeno na semana passada foi o “fechamento” do tubo neural. Esta semana é tudo sobre a construção de inteligência! Embora o desenvolvimento do cérebro vá continuar por muito tempo após o nascimento, as seções básicas são estabelecidas agora.

Ao longo da semana, o órgão vai dividir-se em três partes: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo será responsável por coisas tais como o raciocínio, resolução de problemas e formação e retenção de memórias. O mesencéfalo transmite sinais elétricos para seus destinos finais no cérebro e o rombencéfalo vai cuidar de respiração, batimentos cardíacos, e movimento muscular.

 

Como você pode estar se sentindo:

Você está em pleno primeiro trimestre, a fase em que muitas mulheres reclamam das dores e dos incômodos comuns da gravidez. Talvez esteja quase impossível manter alguma coisa no estômago, graças aos enjoos, causados em parte pelos hormônios da gravidez que circulam pelo seu corpo.

É provável que você esteja precisando fazer xixi com muito mais frequência que o normal — seu útero está crescendo e pressionando a bexiga, e os hormônios estão afetando o equilíbrio dos líquidos do corpo. Tudo isso costuma ir melhorando conforme a gestação avança.

 

7 a 12 semanas de gestação8 semanas (2º mês de gravidez):

Parabéns! Seu embrião foi promovido a feto! Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13 mm e pode pesar 0,8 g.

Várias mudanças acontecem esta semana, ela marca o início de um estágio de desenvolvimento bastante movimentado. De agora até a 20ª semana, seu bebê vai crescer rápido, e as partes do corpo que se formaram nas primeiras semanas (como o coração e o cérebro) vão ficar mais especializadas e complexas.

A cauda embrionária desaparece e todos os órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. As mãos já se flexionam no punho, e os pés começam a perder a aparência de pé-de-pato. As pálpebras começam a cobrir os olhos.

O coração do feto já deve estar separado em 4 câmaras distintas e batendo cerca de 150 vezes por minuto e já possível identificar o nariz e o lábio superior.

Nesta semana o médico poderá realizar uma ultrassonografia, para confirmar se o bebê está realmente no útero, e se são gêmeos ou não. No entanto, ainda não é possível descobrir se o feto é menino ou menina pelo ultrassom, mas existe um exame de sangue que já permite saber o sexo do bebê a partir desta semana.

 

Você:

Sua silhueta também está mudando com a gravidez. É possível que seus seios tenham aumentado tanto que já seja necessário um sutiã novo, com mais sustentação.

Sua cintura pode já estar alargando, e você vai ter que arquivar a calça jeans favorita até o ano que vem. Se você beber bastante água — pelo menos oito copos por dia –, vai ingerir flúor suficiente para que o cálcio e o fósforo se fixem adequadamente nos dentes e nos ossos do bebê.

 

7 a 12 semanas de gestação9 semanas (3º mês de gravidez):

O tamanho do feto com 9 semanas de gestação é de aproximadamente 5 centímetros e ele pesa cerca de 8 gramas. Em relação ao desenvolvimento do feto, a cabeça constitui metade do seu tamanho. A face é larga, os olhos estão amplamente separados, as orelhas tem implantação mais baixa e as pálpebras estão fundidas e por isso ele ainda não consegue abrir os olhinhos.

O início das 9 semanas as pernas são pequenas, as coxas ainda são muito curtas e o intestino encontra-se dentro do cordão umbilical.

Os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos. Ao fim da semana, as estruturas internas dos ouvidos estão concluídas.
Embora ainda não dê para identificar o sexo do bebê pelo ultrassom, os órgãos genitais começaram a se formar. A esta altura, a placenta já se desenvolveu o suficiente para assumir a maior parte do importante trabalho que é produzir os hormônios.

 

Você:

Com nove semanas de gravidez completas, entrando na décima, você pode estar com a impressão de estar ficando maluca. Um dia está feliz da vida, no outro de péssimo humor. Por mais que essa instabilidade emocional incomode, é normal e deve continuar por toda a gravidez devido as grandes alterações hormonais que estão ocorrendo em seu corpo.

 

7 a 12 semanas de gestação10 semanas (3º mês de gravidez):

 O tamanho do feto com 10 semanas de gestação é de cerca de 5 centímetros. Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem.

Os órgãos vitais — o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões — estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana.
Se você pudesse dar uma olhadinha no seu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal.
Seu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultrassom, logo vai dar para ouvir as batidas rápidas do coração do feto.

As orelhas começam a deslocar-se para a posição ideal, as pálpebras estão colocadas, o diafragma está completo e o bebê faz movimentos respiratórios.

O pescoço alongou-se , permitindo que o bebê vire a cabeça para frente e para os lados. Os ovários ou testículos começam a se desenvolver, os dedos dos pés e das mãos já se encontram devidamente separados.

O bebê já se movimenta muito, mas a mãe ainda não deverá sentir. A placenta além de permitir a circulação de alimentos ajuda a evitar que substâncias prejudiciais cheguem ao bebê.

 

Você:

As alterações na mulher incluem o desconforto causado pelo crescimento do bebê. A barriga ainda não deverá ser muito evidente, mas pode haver dor nas costas ou na barriga devido ao estiramento dos ligamentos do útero.

A mãe ainda poderá estar muito enjoada e quando escovar os dentes poderá notar algum sangue devido a uma inflamação na gengiva que é muito comum na gravidez (faça uma consulta de rotina ao seu dentista de confiança  assim que descobrir a gravidez).

 

7 a 12 semanas de gestação11 semanas (3º mês de gravidez):

O tamanho do feto com 11 semanas de gestação é de aproximadamente 5 cm, medidos da cabeça às nádegas e o corpo já está  todo formado, desde os dentes até as unhas do pé. Seu bebê leva uma vida agitada, dando chutes e se esticando; os movimentos são tão fluidos que parecem um balé aquático.

Você está chegando perto do fim do primeiro trimestre. Quando as próximas semanas passarem, a maior parte do desenvolvimento mais crucial do bebê já terá acontecido, e o risco de aborto espontâneo diminuirá consideravelmente.

Os dedos das mãos e dos pés já se separaram totalmente. A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero.

Os olhos e as orelhas do bebê podem ser facilmente observados numa ultrassonografia, mas ele ainda não consegue ouvir nada porque as ligações do ouvido interno com o cérebro ainda não estão completas.

Os olhos já têm o cristalino e um esboço da retina, mas mesmo que as pálpebras se abram, ainda não poderia ver a luz, pois o nervo ótico ainda não se desenvolveu o suficiente. Nessa fase, o bebê experimenta novas posições, mas a mãe ainda não consegue sentir o bebê mexer.

A boca pode abrir e fechar, mas é difícil dizer a partir de que momento o bebê começa a sentir os sabores, o cordão umbilical está completamente desenvolvido, fornecendo nutrientes para o bebê assim como a placenta, e os intestinos que antes estavam dentro do cordão umbilical, agora já entram na cavidade abdominal do bebê.

 

Você:

Talvez seu médico sugira que você faça o exame de translucência nucal, por ultrassom, para detectar sinais de problemas genéticos. Esse exame é feito entre a 11ª. e a 14ª. semana de gestação, e os resultados são avaliados em conjunto com os do ultrassom.

Pode ser que apareça na sua barriga uma linha vertical escura (linha nigra). Seu útero já está acima dos ossos da pelve e o médico já consegue senti-lo num exame externo.

 

7 a 12 semanas de gestação12 semanas (3º mês de gravidez):

O tamanho do feto com 12 semanas de gestação é de cerca de 8 cm de comprimento e ele pesa aproximadamente 28 g. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas.

Nessa semana é esperado que comecem a se desenvolver: os braços, as mãos, os dedos das mãos e dos pés e suas respectivas unhas. O cabelo do bebê também pode começar a crescer nesta fase e os órgãos sexuais começam a ficar mais de ser identificados.

 

Você:

Pode respirar aliviada, pois os maiores riscos de aborto espontâneo passaram!

Pode ser que a sensação de enjoo passe, e você perceba que seu apetite voltou. As alterações no corpo da mulher começam a ser mais evidentes. As mamas aumentam de tamanho e as veias superficiais tornam-se mais salientes e o abdome começa a crescer. Nesta fase é esperado que a mulher sinta menos sono e os enjoos tendem a diminuir. Você pode começar a sentir dores de cabeça e tonturas.

Embora as recomendações de ganho de peso durante a gestação sejam dependentes do peso que a mulher possuía antes de engravidar, é natural que no primeiro trimestre haja um aumento de aproximadamente 2 Kg e nos segundo e terceiro trimestres haja um aumento de cerca de 500 g por semana.

 

*Fontes: BabyCenter e Tua Saúde.

 

Beijinhos!

 

Comente!  •  5



Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz