O sono do bebê no horário de verão: como ajustar a rotina

Olá mamães!

 

Tenho recebido muitas perguntas relacionadas ao horário de verão (que ocorrem em vários estados e regiões do país). Então, preparei um post completo para ajudar as famílias nessa mudança considerável na rotina dos bebês.

Em primeiro lugar é importante lembrar algo que sempre escrevo: os bebês e crianças demoram em torno de 7 a 30 dias para assimilar uma mudança e ajustar o seu relógio biológico. Então, fique calma, aja com tranquilidade e paciência que logo seu filho irá se adaptar a mudança.

 

E para começar, vamos entender um pouco mais sobre a influencia dos horários, da rotina no nosso sono…

 

Imagine o sono do seu bebê:

Digamos que o seu filho está acostumado a dormir todos os dias em um quarto bem vedado (escuro), que entra pouca luz pela manhã. Se um dia vocês viajarem e dormirem em um lugar pouco vedado (claro), o seu bebê adaptado ao escuro irá de alguma forma estranhar e poderá acordar mais cedo do que o habitual, assim que a luz do sol aparecer. Isso é um pequeno exemplo de desestrutura no sono por influencia de fatores externos (luz, local, etc).

Isso, também ocorre no horário de verão, pois o nosso organismo está “programado” para acordar poucas horas antes do sol nascer, quando a temperatura começa a aumentar, o hormônio cortisol, responsável pelo despertar, atinge seu pico no nosso organismo (assim, como acontece com a melatonina –hormônio do crescimento- no escuro).

Na transição do horário ocorre à mesma coisa, nosso organismo perde-se um pouco e crianças com uma rotina bem estabelecida acabam sentindo com mais intensidade esse novo horário. Sentem-se sonolentas o dia todo. Suas sonecas ficam atrapalhadas e acabam perdendo o horário correto do sono noturno. Isso acaba causando uma grande exaustam no final do dia, resultando em noites agitadas.

Para minimizar essa sensação, vou começar as minhas dicas com um detalhe muito importante: Flexibilize a rotina na primeira semana de acordo com os horários biológicos do bebê e vá adaptando o novo horário cada dia:

Nos primeiros dias deixe o bebê acordar no horário que preferir, sendo que isso não ultrapasse muito o horário habitual, por exemplo: seu bebê acorda todos os dias as 07h00min. Deixe-o dormir até as 08h30min (no horário novo, antigo seria 07h30min) e o acorde para começar a entrar no ritmo. Se você o deixar dormir até muito tarde, os horários de soneca mudarão e consequentemente toda rotina será alternadamente de forma significativa.

Depois, analise os sinais de sono e assim que o bebê começar a demonstrar (como faz habitualmente) o leve para dormir. Comece as poucos alterando os horários por exemplo:

  • 7:00 – Acorda e mama ou toma café
  • 9:00 – Lanche
  • 9:30 – Soneca
  • 11:30 – Almoça
  • 13:30 –  Leite
  • 14:00 – Soneca
  • 15:30 – Lanche
  • 17:30 – Jantar
  • 19:30 – Dormir

 

No horário novo comece a ajustar a rotina aos poucos, 30 minutos mais cedo, por exemplo:

  • 7:00 – Acorda e mama ou toma café: Novo Horário ele ira acordar aas 8:00, mas acorde-o as 7:30 (seria 6:30);
  • 9:00 – Lanche – 9:30 (seria 8:30)
  • 9:30 – Soneca – 10:00 (seria 9:00)
  • 11:30 – Almoça – 12:00 (seria 11:00)
  • 13:30 –  Leite – 14:00 (seria 13:00)
  • 14:00 – Soneca – 14:30 –(seria 13:30)
  • 15:30 – Lanche – 16:00 – (seria 15:00)
  • 17:30 – Jantar 18:00 (seria 17:00)
  • 19:30 – Dormir 20:00 (seria 19:00)  – No sono noturno (e nas sonecas) você analisa a necessidade do bebê e adequa para não fugir muito do horário.

Depois: Vá adaptando aos poucos os horários e cada dia antecipe 15 minutos até chegar no horário habitual (por exemplo: 20h00min, 19h45min, 19h30min, 19h15min, até chegar no horário desejado 19h00min). Se você sentir que o bebê está resistindo muito à mudança, prolongue ainda mais as adaptações, por exemplo: a cada dois ou três dias você ajusta 15 minutos. Faça uma mudança mais gradual.

E porque manter os mesmos horários? Não seria mais fácil apenas trocar para os novos? O mundo funciona por rotina: trabalhamos no mesmo horário todos os dias, as crianças precisam ir à escola no mesmo horário e assim as coisas funcionam. Então, as crianças precisam se adaptar novamente a mesma rotina diária para entrar no ritmo, a escola não mudara o horário de lanche (mesmo que mais cedo) apenas por que mudou o horário, somos nós pais que precisamos trabalhar isso em casa. E a rotina de sono funciona da mesma forma.

Outra dica que ajuda a regular o horário, é expor a criança ao sol, ao tempo para que seu organismo sinta as mudanças (devido a todos os motivos que expliquei no início do post). Um passeio matinal será ótimo para equilibrar o organismo.

Para as crianças que ficarem muito sonolentas sugiro brincadeiras mais agitadas pela manhã ou jogos de interação, como: o pula pirata, bola, para os menores engatinhar até conseguir alcançar o objeto que deseja, ou seja, brincadeiras que estimulam as crianças.

 

Orientações gerais e observações:

 

  • Prepare a casa e intensifique o “ritual do sono”: como anoitecerá mais tarde, você deverá começar a rotina noturna mais cedo e provavelmente a luz do dia. Então, faça brincadeiras que acalmem, como por exemplo: massinha de modelar, desenho, pintura, livros, quebra-cabeça, entre outras do gênero. Leve o bebê mais cedo para o quarto, deixando uma luz baixa, de banho com pouco barulho, faça uma boa massagem, relaxe o bebê e estimule o sono.
  • Preste muita atenção nos sinais de sono do seu filho: como exemplifiquei na rotina a cima, preste atenção nos sinais de sono e leve seu filho dormir se perceber que ele está muito sonolento. Manter a criança acordada na intenção de ajustar o horário pode estimulá-la mais e fazer o oposto. Precisamos ir com calma e usar o nosso instinto, se sentirmos que nosso filho precisa dormir, não pense inicialmente no horário, ajuste aos poucos. Lembre-se: cada bebê “funciona” de uma maneira diferente, uns se adaptam com facilidade e outros demoram mais, respeite seu bebê.
  • Não mude os horários todos de uma vez só: Existem muitos motivos para você cuidar e não fazer isso, mas os mais significativos são: na tentativa de ajudar podemos desestruturar toda rotina e o que havíamos ensinado ao bebê “cair por terra”. Outro, seja gentil com seu filho, tenha respeito por ele, imagine uma grande desestrutura na sua vida de um dia para outro (chegar ao banco e descobrir apenas metade do salário, isso causaria uma grande frustração e reorganização na sua vida), para os bebês acontece da mesma forma.
  • Se o seu bebê costuma acordar muito cedo, aproveite o momento: Quando estava ensinando Antônio a dormir até mais tarde consegui ajustar o seu primeiro horário da manhã em uma dessas trocas de horário. Ele acordava todos os dias as 6:00 horas, umas duas semanas antes do horário eu comecei a prolongar o sono dele da manhã (não sair do quarto antes das 7:00 horas) e quando trocou o horário ele passou a acordar as 7:30 e em uma semana ajustou para as 8:00 horas (pois, eu mantive os ensinamentos) e até hoje é o seu horário. Então, para os bebês que costumam acordar muito cedo (5 ou 6 da manhã) esse momento é uma oportunidade para ajustar o horário. Quando o horário de verão acabar, você conseguirá ajustar da mesma forma e manter essa nova rotina.

 

Tenha paciência, faça tudo com muita calma e segurança que logo a rotina se ajustará!

Domingo (15 outubro de 2017) as 00:00 começa o horário de verão (antecipando uma hora para 23:00). E é finalizado no dia 17 de fevereiro de 2018 as 00:00). E nós mães já estaremos preparadas!

 

Dicas e dúvidas sobre sono dos bebês assista meu último vídeo (palestra) sobre o assunto, clicando aqui.

Dúvidas sobre o meu trabalho de consultoria em sono infantil e maternidade me escreva através do e-mail: contato@sobrematernidade.com.br ou clique aqui.

 

Beijinhos!

 

1 comentário  •  4



1 Comentário em "O sono do bebê no horário de verão: como ajustar a rotina"

avatar
Organizar por:   mais novos | mais antigos | mais votados
Rafaela
Visitante
Rafaela

Adorei essa rotina de horário, lógico q adaptarei conforme meu bebe! Obrigada pelas dicas

wpDiscuz