Porque os bebês DEVEM dormir no escuro?

Olá mamães!

 

O post de está cheio de informações importantes sobre o sono dos bebês. Irei responder algumas perguntas frequentes:

  • Que horas o bebê deve dormir a noite?
  • Os bebês precisam dormir no escuro?
  • Em que idade o sono dos bebês se torna igual o dos adultos?
  • Os bebês que mamam no seio dormem menos ou pior a noite?

 

Porque os bebês DEVEM dormir no escuro?

Geralmente durante as minhas consultorias de sono surge uma dúvida em comum: O medo ou o estranhamento de deixar o bebê dormir totalmente no escuro. As mamães relatam que preferem deixar um abajur ligado, uma luz no corredor, uma luz no banheiro, enfim, algo que console o bebê para ele não se sentir sozinho ou com medo (sem saber que a maioria dos seus choros não tem relação com o assunto).

Esses relatos são muito comuns, mas isso é apenas um mito. O bebê não tem medo do escuro, o bebê não conhece as fantasias sobre o escuro como os adultos. Esse conforto é para as mães e não para os bebês. E diferente do que as pessoas pensam DORMIR NO ESCURO É ESSENCIAL para o sono dos bebês (e para nós adultos) por alguns motivos:

 A melatonina é o (neuro)hormônio responsável pela regularização do sono. Ela é produzida pela Glândula Pineal (famoso terceiro olho, por localizar-se no meio do cérebro, no centro dos olhos) e sua eliminação é determinada por estruturas fotossensíveis. Ou seja, a melatonina é eliminada e sintetizada NO ESCURO. Quando fechamos os olhos e ficamos no escuro o nosso organismo entende que é hora de dormir e dessa forma inicia-se a liberação da melatonina na corrente sanguínea, induzindo nosso corpo a relaxar e sentir sono.

Quando há luz no ambiente a Glândula Pineal (através de uma resposta neuroendócrina)  bloqueia a formação da melatonina e a indução do sono. Eu costumo dizer que o nosso organismo funciona perfeitamente em sincronia, é como se fosse um relógio (relógio biológico) que segue um ritmo circadiano (um período de aproximadamente 24 horas). Nosso organismo sabe quando é hora de dormir (quando é escuro e praticamente todos os dias no mesmo horário) e quando é hora de acordar pela manhã (quando é dia).

Nas crianças isso ocorre da mesma forma, mas com alguns “poréns”: a glândula pineal é muito pequena e a eliminação/absorção da melatonina ainda não está totalmente regularizada causando um sono mais desregulado sendo necessário a ajuda dos pais e bons hábitos na hora de dormir para regularizar.

Também, para a máxima absorção da melatonina, é muito importante prestar atenção no horário que os bebês são colocados para dormir a noite. O horário ideal é que isso ocorra até as entre 19h00min e 20h30min.

Observação: Se o seu filho não quer dormir nesse horário algo não está adequado ou não está funcionando na rotina de vocês. Todas as crianças são capazes e ficam melhores dormindo nesse horário (mas, sobre esse assunto existem vários detalhes e explicações que ficarão para outro post).

O sono das crianças irá se aproximar do sono do adulto após os 3 ou 4 anos de idade. Antes dessa idade trabalhamos as questões que envolvem o sono dos bebês/crianças de maneira diferente do nosso sono (por isso, nunca se baseie em você para trabalhar o sono do seu filho(a)).

Outro detalhe e um MITO é que os bebês que mamam no peito dormem pior. Isso é absolutamente um mito. O detalhe é que muitos bebês desenvolvem hábitos durante a amamentação que atrapalham o sono. O leite materno na verdade colabora com o sono dos bebês, pois a noite ocorre a maior concentração de Melatonina no leite materno. Ou seja, os bebês estão em sincronia com a mãe e dormem mais profundamente e melhor durante a noite.

Observação: Se isso não acontece ou aconteceu com você à culpa não é do seu leite (lembrando que cada caso é um caso) e sim dos hábitos que o seu bebê desenvolveu (ou melhor, que você de alguma forma lhe apresentou). O leite materno ajuda a regularizar o sono nos primeiros meses, como os “banhos de sol” e vários bons hábitos que ensinamos para os bebês desde que nascem. Tudo é uma construção de conhecimentos!

 

DICA DE LEITURA: O horário de verão está se aproximando, então, nesse post (clique aqui) dei várias dicas sobre como ajustar a rotina e o sono dos bebês na mudança de horários!

 

Informações sobre Consultoria de Sono Infantil e Maternidade:

WhatsApp: (49) 99143-1112

E-mail: contato@sobrematernidade.com.br ou

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Ana Silva

Psicóloga CRP/10997

Especialista em Saúde Mental e Coletiva

Consultora em Maternidade e Sono Infantil

Até mais!




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Ótimas dicas como sempre…parabéns