Receita de pão de leite caseiro

Receita de pão de leite caseiro!

Olá pessoal!

Essa receita foi muito pedida por vocês depois que divulguei fotos da minha nova “habilidade” de fazer pão (é tão fácil que não existe errar hehe). Eu adaptei uma receita tradicional da minha mãe e testei ela em dois sabores: pão de leite e pão de leite (integral) e testarei com grãos e sementes hoje (linhaça, nozes, etc.).

 

1- Ingredientes:

  •  250 ml de leite morno;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar ou de mel; (Eu fiz com açúcar e fiz dois testes, com 3 colheres o pão fica mais saboroso);
  • Meia colher de sopa de sal;
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico granulado (ou 10 g, equivale a 1 sache);
  • 40 ml de óleo de soja (eu utilizei óleo de canola);
  • 1 colher (sopa) bem cheia de margarina (ou 2 rasas);
  • Farinha de trigo.

 

Modo de preparo:

2- Bater todos os ingredientes (EXCETO a farinha) no mixer (ou liquidificador) até misturar bem os ingredientes. Não esqueça de aquecer o leite, ele não pode estar gelado.

3- Despeje essa “massa” em uma bacia (com espaço suficiente para amassar o pão) e adicione farinha até que a massa desgrudar da mão (adicione aos poucos, mais ou menos umas 4/5 xícaras, mas tudo depende do tamanho dos ovos, então, é melhor se orientar pelo “olhometro” hehe, pela textura da massa), mas cuide para não a deixar muito dura.

4- Depois que você perceber que a massa já começar a atingir o ponto coloque literalmente as mãos na massa sovando-a até atingir o ponto esperado (não é difícil e não demora muito). Você irá perceber que atingiu o ponto quando a massa não grudar totalmente nos seus dedos. Ela ainda ficará pegajosa e será necessário polvilhar a mão com farinha para não grudar totalmente (esse ponto é importante).

Receita de pão de leite caseiro

5- Unte uma forma grande (40×28) apenas com margarina e faça pequenas bolinhas, colocando-as ao lado uma da outra. Depois que elas crescerem “grudarão” uma na outra e isso é esperado. Observe na foto.

Dica: eu não enrolo as bolinhas como se fosse brigadeiro (é difícil), eu pego a quantidade necessária de massa e vou modelando ela (puxando a parte de cima para baixo e grudando) até formar uma bolinha (demora segundos e é mais prático). Parece estranho, mas na pratica vocês entenderão (risos).

6- Deixe a forma dentro do formo DESLIGADO descansando por 1 hora (se for o pão de leite e se for o integral 1 hora e meia). Quando você perceber que a massa cresceu e preencheu a forma  é hora de assar. Observe na foto:

Receita de pão de leite caseiro

7-  No meu formo (a gás) eu asso em 20 minutos a 200º ou até que os pães ficarem dourados (sem ligar o dourador isso ocorre). Eu geralmente dou mais uma douradinha de uns 3 a 5 minutos para ficar na cor que eu gosto. Isso você avalia na hora.

Não abra o forno antes dos 20 minutos, apenas se você ver que o pão ficou dourado antes desse tempo ou se perceber que está queimando.

Receita de pão de leite caseiro

Dica: Depois de pronto se você quiser manter os pães macios por mais tempo coloque-os dentro de um saco plástico (ainda quente, apenas deixe esfriar uns minutos) e feche. Se você prefere que as casquinhas fiquem um pouco mais firmes ou sequinhas deixe-os fora.

Rendimento: Entre 18 e 20 porções (tudo depende do tamanho que você fizer as bolinhas de pão).

Sugestão: Se você quiser fazer um lanche diferente (e mais gorduroso) você pode fritar essa massa sem recheio ou com algum da sua preferência (doce de leite, goiaba, queijo, chocolate, etc). Como também, você pode apenas assar ela com algum recheio (eu ainda não testei nem frito, nem assado recheado, mas a minha mãe faz isso desde que sou criança, fica uma delícia).

 

Para variar o sabor do pão…

utilizando a mesma receita (mudando apenas 2 detalhes) você pode fazer a versão (meio)  integral. Em minha opinião o pão fica mais gostoso ainda:

 

Nos ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de açúcar ou de mel (com 2 ele não fica tão saboroso);
  • 200g (mais ou menos 2 xícaras de chá) de farinha integral ou aquelas misturas prontas para pão integral (o pão ficará mais macio com essa, pois é misturada com farinha de trigo).

 

Modo de preparo:

Siga todos os passos e quando chegar no momento de adicionar a farinha, coloque a integral primeiro e depois adicione farinha de trigo até encontrar o ponto da massa.

Observação: Para pessoas com dietas e restrições esse pão não é indicado, pois ele ainda contém a farinha de trigo, não é totalmente integral (o pão totalmente integral eu ainda não testei e assim que testar postarei).

 

Não deixe de nos contar como ficaram os pãezinhos se você testar a receita!

 

Receita de pão de leite caseiro

 

Beijinhos!

1 comentário  •  26



1 Comentário em "Receita de pão de leite caseiro!"

avatar
Organizar por:   mais novos | mais antigos | mais votados
Roberta regini
Visitante
Roberta regini

Nossa amei a receita… ja fiz seis vezes e todos ficaram maravilhosos…

wpDiscuz