Salto de Desenvolvimento e Pico de Crescimento: Entenda o que é isso! – atualizado em 2021

O que pode estar acontecendo ?

Salto de Desenvolvimento e Pico de Crescimento. Como identificá-los e como ajudar o bebê a passar por esses dias difíceis?

Simplesmente, do nada, o seu bebê muda totalmente. Do dia para a noite, ele começa a acordar mais vezes à noite. Durante o dia, parece irritado, choroso. Nada está bom. Ele começa a brigar com as sonecas e aquela luz acende na cabeça da mãe: será gripe? Será dente? O que será?

 

O que é Salto de Desenvolvimento e Pico de Crescimento ?

Já escrevi algumas vezes aqui no blog como a nossa vida muda depois que a gente se torna mãe ou pai. São mudanças em todos os aspectos diários. E, para o bebê, isso não é diferente. Quando o bebê nasce, tudo se torna totalmente estranho, novo. São cheiros, formas, luzes, fome, dor, sono, frio, calor, milhões de sensações e sentimentos novos que ele não sentia no útero materno. São episódios que ele ainda não compreende.

A cada mês de vida do bebê, muitas mudanças novas ocorrem e são aparentemente visíveis. Os bebês mudam a sua aparência física, a cor dos olhos, a cor dos cabelos e também descobrem coisas novas. Começam a focar seus olhos em um objeto, começam a sorrir, a pegar os objetos com as mãos. Enfim, cada novo mês é uma novidade.

Essas mudanças e habilidades não são adquiridas de maneira sistemática (todos os dias da mesma forma). São, sim, adquiridas em picos.

Por exemplo: Um fato corriqueiro e que demonstra esse crescimento são as roupas do bebê. Você já reparou que simplesmente de uma semana para a outra as roupas deixam de servir?

O crescimento e o aprendizado dos bebês têm esses períodos de aceleração. São momentos de grande “explosão” e de desaceleração.

Por isso, chamamos de Salto de Desenvolvimento e Pico de Crescimento.

 

Pico de Crescimento

O que é?

 É uma fase de crescimento físico acelerado, como por exemplo, em altura e em peso.

Durante o pico de crescimento, os bebês sentem uma necessidade maior de mamar. Eles precisam de mais alimento e nutrientes, pois é exatamente nesses períodos que crescem e engordam mais.

A produção de leite da mulher acompanha o ritmo do bebê. Como nesses períodos os bebês acabam precisando de mais leite, eles necessitam mamar mais vezes para conseguir saciar toda a sua necessidade. É importante alimentar os bebês sempre que eles solicitarem durante as crises. Trata-se de uma questão de necessidade e não de fugir da rotina. Aliás, a amamentação em livre demanda é indicada em qualquer momento.

No pico de crescimento, o bebê fica mais agitado. Ele acorda várias vezes a noite desejando mamar a cada hora e sugando com mais vigor. Devido a isso, muitas mamães começam a desconfiar de que estão com “pouco leite” ou que não tem a quantidade suficiente que o seu bebê precisa. Essa é muitas vezes uma confusão clássica desses períodos. É essa falsa percepção que acaba, muitas vezes, ocasionando a introdução desnecessária de complementos e fórmulas infantis (como por exemplo, o leite em pó).

Aqui em casa não foi diferente. Exatamente no primeiro grande pico de crescimento do Francisco (com quase 4 meses), eu tive a sensação de que o meu leite diminuiu muito e não era mais suficiente para ele. O que aconteceu? Comecei a tomar uma medicação para descer o leite. Não ficamos satisfeitos e introduzimos o complemento à noite (com autorização da pediatra, claro), pois ele queria mamar a cada hora. Obviamente, na mamadeira, ele mamava mais rápido. Era mais fácil. Saia todo leite que ele queria rapidinho. Ele se saciava por mais tempo e acabava dormindo mais. Naquele momento, isso pareceu uma solução e, portanto, à noite, acabávamos dando uma mamadeira aqui e outra ali.

 

Resultados

Meu leite acabou diminuindo de verdade, pois quanto mais o bebê mama, maior é a produção de leite. Quanto menos ele mama, menor é a produção. Com 5 meses, o Francisco “largou” o peito. Não conseguimos mais, de forma alguma, fazer ele mamar. Ele chorava, gritava e não mamava de jeito algum. Eu tinha que tirar o leite e por na mamadeira. Logo, meu leite naturalmente foi diminuindo. Tudo isso por causa de uma insegurança minha, resultado da falta de conhecimento.

Então, é fundamental estar ciente de que essa fase do pico de crescimento vai chegar. Para alguns bebês, é mais difícil que para outros. Porém, para todos acontece e não significa necessariamente que você está produzindo menos leite. Na verdade, é o bebê que está sentindo mais necessidade de alimento para crescer. O ideal é deixar ele mamar o quanto ele quiser, de hora em hora, várias vezes. Assim, a produção de leite aumentará de acordo com a necessidade dele. Eu sei que será (ou está sendo) cansativo. Eu já vivenciei essa fase, mas, logo, tudo voltará ao normal. Cuide para não cometer o mesmo erro que eu por algo tão passageiro.

Quanto tempo dura um pico de crescimento?

Geralmente, uma semana, mas cada bebê tem necessidades diferentes e esse tempo pode variar. De qualquer forma, não são períodos longos. Alguns picos duram 2 dias, outros 7, outros 10.

 

Quando ocorre um pico de crescimento?

Essa tabela abaixo exibe apenas períodos aproximados. Podem ocorrer tanto antes, como depois:

Período
7 – 10 dias
2 – 3 semanas
4 – 6 semanas
3 meses
4 meses
6 meses
9 meses (aproximadamente)

 

 

Salto de Desenvolvimento

O que é?

É a aquisição de novas habilidades, como por exemplo, sorrir ou engatinhar.

O salto de desenvolvimento ocorre quando o bebê está desenvolvendo uma nova habilidade. Isso pode acontecer em diversos aspectos. Por exemplo, com as mudanças na visão, os bebês começam a enxergar as coisas de maneira mais focada. Quando começam a sorrir (o famoso sorriso social), passam a interagir mais com os pais. E, principalmente, quando ocorrem mudanças no seu desenvolvimento motor, começam a controlar os movimentos finos (conseguir pegar algum objeto com a mão) como firmar a cabeça, aprender a sentar, engatinhar e caminhar.

Todas essas mudanças trazem sensações e sentimentos desconhecidos para o bebê. Elas fazem com que ele se sinta perdido, pois o seu sistema perceptivo e cognitivo mudou. Porém, ele ainda não consegue entender porque isso ocorreu. Ele ainda não se adaptou às mudanças.

Então, novamente o mundo se torna um lugar estranho, inseguro, desconhecido. Isso faz com que o bebê sinta necessidade de voltar para “a base”, para a sua segurança, ou seja, a mamãe (adoro significar isso)!

Por isso, nessas fases os bebês ficam tão carentes, choram para tudo e precisam tanto de “colinho”. Eles, também, mamam mais ou menos e acordam várias vezes na noite. Geralmente, algo comum de acontecer, é o bebê acordar a cada ciclo de sono para treinar (para o nosso desespero) as novas habilidades que está adquirindo (sentar na cama, engatinhar dormindo, etc). Nesse despertar, é comum que os bebês precisem dos pais para voltar a dormir. Essa carência afeta diretamente a qualidade do nosso sono (parece que voltamos no tempo, naquela fase de Recém-Nascido).

 

Um exemplo da vida real (aposto que muitas mamães vão se identificar)

Aqui em casa, os saltos de desenvolvimento e os picos de crescimento sempre duraram pouco tempo e não foram muito significativos. Francisco só precisava comer um pouco mais ou menos e às vezes precisava de mais colinho. Também, sempre aconteceram um pouco antes ou depois da tabela. O pico do 3º mês começou no final do 2º mês e agora o do 8º mês, com 9 meses.

Esse, posso garantir, foi e está sendo o pior salto de desenvolvimento de todos. Afetou tudo.

Primeiro: Francisco começou a querer ficar apenas comigo. Tudo era eu. Ele queria ficar abraçadinho o dia todo (uma delícia, mas faça a conta: divida 24h por quase 10 kilos, resultado: 1 cartela de “Tylenol”). Segundo: Começou a não querer mais dormir durante o dia. Estava caindo de sono e ainda demorava uns 50 minutos para dormir, pois ficava se rolando muito na cama e isso permanecia até chorar um pouco e finalmente dormir.

A minha felicidade, até aí, era que a noite estava intacta, tranquila como sempre. Já falei aqui que depois que ensinamos o Francisco a pegar no sono sozinho ele dorme a noite toda desde o 4º mês, nesse Post. Isso me acalmava, pois eu sabia que o dia era difícil, mas à noite eu poderia descansar.

Aíííí, para a nossa surpresa, na próxima semana tudo mudou. Além de não dormir durante o dia, a noite começou a ficar tensa e muito agitada. Francisco se virava para todos os lados, se rolava, subia pelas cobertas e demorava meia hora até pegar no sono, mas ele ainda dormia bem, até de manhã.

O que começou a nos incomodar foi o fato de ele estar dormindo e simplesmente (a cada ciclo de sono) sentar na cama, rolar, escalar, se virar. Nossa, era uma “aventura na selva” dormindo. Obviamente, que no meio dessa confusão toda, ele acordava E EU TAMBÉM. Nessa mesma semana, aconteceu uma coisa muito assustadora (a pior até hoje). De tão inquieto e cheio de novas habilidades, o Francisco “poderoso” se jogou da cama e caiu no chão. Graças a Deus, não aconteceu nada. Foi só um susto (nem um roxinho ficou).

No final dessa semana, Francisco acordou simplesmente engatinhando, levantando sozinho para sentar e levantando de pé sem ajuda (segurando em alguma superfície). E no início do salto de desenvolvimento ele não fazia nenhuma dessas coisas. Ficou muito feliz com as habilidades novas. Passou a sorrir o tempo todo. Só quer engatinhar e brincar com tudo. O sono se regularizou e os dias também!

Na semana seguinte (agora) depois de ter passado por tudo isso, começou um novo pico de crescimento. Sim, um atrás do outro, sem dar folga para a mamãe. Claro que eu nem acreditei e pensei: SÉRIOOOO?. Agora sim, estou perdendo o sono, pois ele quer mamar 2 ou 3 vezes a noite. Ele mamava apenas às 20:30 e às 00:00 na “mamada dos sonhos” (explico isso no Post que citei antes). Aliás, nos últimos tempos, ele nem essa mamada mais fazia. Dormia direto até às 8:30, 9:00 horas da manhã.

E aí, do nada, começou a tomar leite às 23:00, às 3:00, às 5:00 ou tomar leite apenas uma vez e acordar em gritos de choro (Francisco não chora muito normalmente). Começou a só pegar no sono muito próximo a nós (depois dele cantarolar haaaaaaaaaa mil vezes – a musiquinha fofa de dormir). Enfim, algumas semanas se passaram e tudo voltou ao normal (lembrando que nós tínhamos rotina. Francisco dormia bem, então, naturalmente as coisas se organizaram).

Muitas vezes acontece essa coincidência de um salto de desenvolvimento junto com um pico de crescimento, tornando tudo muito mais difícil.

 

Quanto tempo dura um salto de desenvolvimento?

Geralmente, entre uma a seis semanas. Novamente, tudo depende de cada criança.

Quando ocorre um salto de desenvolvimento?

Em regra, ocorrem com maior frequência no primeiro ano do bebê. Porém, os saltos continuam acontecendo até a adolescência.

Para que vocês possam entender melhor, preparei uma tabela resumida com o período aproximado e as habilidades mais comuns em casa fase de salto de desenvolvimento. A tabela completa e todas as informações detalhadas de como lidar com essa fase você encontra no meu “Guia dos Saltos e Marcos de Desenvolvimento”, clicando aqui:

 

Período Nova Habilidade
5 semanas – 1 mês

Ocorrem mudanças significavas na visão. Os bebês começam a enxergar os pais e os objetos com mais nitidez e foco.

8 semanas – 2 meses

O bebê começa a perceber que as suas mãos e os seus pés fazem parte do seu corpo e começam a tentar controlar esses membros. Começam a desenvolver os movimentos finos. Nessa fase, já é possível perceber as preferências do bebê, como cores e objetos.

12 semanas – 3 meses

O bebê começa a perceber mais o ambiente, a enxergar distâncias mais longas e se virar ao ouvir o som de uma voz conhecida.

19 semanas – 4 meses

Esse é um dos saltos de desenvolvimento mais longos (dura de 4 a 6 semanas) e perceptíveis. O bebê começa a fazer várias coisas ao mesmo tempo, como rolar, se virar de barriga para baixo, se arrastar, juntar suas mãos. O bebê descobre que pode gritar. O bebê pode ficar muito irritado ou nervoso. Ele pode acordar várias vezes na noite ou ter todos os “sintomas” citados a cima. Depois desse salto de desenvolvimento, o bebê pode começar a firmar a cabeça sem a ajuda dos pais.

26 semanas – 6 meses

Durante esse salto de desenvolvimento, o bebê geralmente começa a sentar sem apoio. Também, começa a perceber que a mamãe não faz parte dele, que eles são dois seres individuais. Alguns bebês, iniciam a ansiedade da separação nesse momento. Aqui em casa, esse salto de desenvolvimento foi tranquilo. Francisco começou a sentar, mas sentimos poucas alterações e nenhuma noite sem sono. O que mudou bastante foi que depois desse período ele ficou mais “colado” comigo. Ele passou a rejeitar o colo das outras pessoas e a chorar na presença de estranhos.

37 semanas – 8 meses

O bebê começa a tentar engatinhar (ou alguns já engatinham), a se movimentar mais. Começam a emitir diferentes sons e sílabas. Os bebês começam a imitar os movimentos dos pais, como gestos de não com a cabeça, bater palmas ou dar tchau e oi. O bebê começa a entender que as coisas podem ser classificadas, como por exemplo, o que é alimento e o que é para brincar. Os bebês começam a expressar mais as suas vontades. Eles ficam “temperamentais”. Choram se não ganham as coisas. Choram para ganhar colo. Começam a gritar. Não querem mais trocar a fralda.

46 semanas – 10 meses

O bebê começa a perceber que existe uma ordem para as coisas e atitudes, por exemplo, que se colocam sapatos nos pés e os brinquedos nas caixas e começam a ter mais consciência de suas atitudes. Geralmente, depois desse salto de desenvolvimento, os bebês começam a apontar os objetos demonstrando as suas vontades. Podem começar a querer fazer as mesmas coisas que os pais fazem, como colocar as chaves na porta ou no carro. Falam mais palavras como “mamá” e “papá” para a mãe ou pai corretamente. Levantam-se por alguns segundos e movimentam-se mais. Começam a entender o “não” e instruções simples. Alguns bebês já começam a caminhar.

55 semanas – 12 meses

Geralmente, é nessa fase que os bebês começam a andar e isso é um salto de desenvolvimento muito significativo no crescimento. Também, começam a falar mais palavras e a fazer atividades diferentes como “desenhar”. Começam a entender a funcionalidade dos brinquedos antes tão difíceis.

64 semanas –  14 meses (quase 15)

O bebê começa a combinar palavras e gestos para expressar o que deseja. Inicia jogos, como apontar partes do corpo quando perguntado e responde a algumas instruções, como dar tchau ou mandar um beijo. Imita as pessoas e explora tudo que estiver à sua frente. Começa a usar colher e garfo. Empurra e puxa brinquedos enquanto anda. Joga bola.

75 semanas – 17 meses

O bebê começa a usar 6 ou mais palavras regularmente. Dança e separa brinquedos por cor, formato e tamanho. Já consegue desenhar melhor os objetos e olha livros sozinhos. Joga bola da forma tradicional ou brinca com bonecas.

Lembrando que cada bebê se desenvolve e cresce em ritmos diferentes. Essa tabela é apenas uma ilustração dos períodos aproximados de maior incidência. Os saltos de desenvolvimento e os picos de crescimento variam, pois acompanham o ritmo de cada bebê.

 

Como identificar um Salto de Desenvolvimento e Pico de Crescimento?

Durante o salto de desenvolvimento e pico de crescimento, todos os bebês agem de formas parecidas. O que irá variar é que alguns apresentam apenas uma ou duas dessas situações e outros todas:

  • De repente e sem explicação alguma o bebê pode começa a acordar várias vezes durante a noite para mamar e (ou) só voltar a dormir com a presença da mãe ou do pai;
  • Fica mais carente, buscando o colo, o aconchego da mãe, constantemente ou diversas vezes do dia e da noite;
  • Começa a se alimentar menos, a comer menos ou a mamar menos;
  • Recusa o colo das outras pessoas, querendo apenas o da mamãe;
  • Inesperadamente, começa a fazer coisas que não fazia, como por exemplo, sorrir, segurar os objetos com as mãos, firmar a cabeça, sentar, engatinhar, caminhar, etc.;
  • No final da crise, o bebê demonstrará felicidade por tê-la superado e adquirido novas habilidades.

Quando o seu bebê começar a agir de forma diferente e você suspeitar da crise, comece excluindo as hipóteses mais comuns. Ou seja, se ele não tem febre, se o nariz não está escorrendo, se não sente dor quando você “aperta” o ouvido, se não está com gases. Caso você já tenha consultado a(o) pediatra e tudo estiver normal, aqueles sinais, com certeza, já são grandes indícios de um pico ou salto.

Se de alguma forma você sentir alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebê/criança, você pode ler a versão digital do nosso guia. Nele, você poderá também acompanhar, com maiores detalhes, os sinais e indicativos dos principais marcos. Para acessar o nosso livro “Guia dos Saltos e Marcos do Desenvolvimento”, basta clicar aqui.

 

Como ajudar o bebê no Salto de Desenvolvimento e Pico de Crescimento?

Os pais, principalmente a mãe, “a base”, a segurança do bebê, precisam ter e agir com muita paciência e empatia. É preciso, antes de tudo, compreender que é um momento difícil para o bebê. Ele não está agindo assim por “birra” (como muitos confundem). É apenas um processo natural do seu desenvolvimento. O que o bebê precisa é amor, compreensão, muito colo e carinho.

É preciso ter em mente que essas fases são importantes para o desenvolvimento do bebê. Elas podem, sim, alterar e modificar toda a rotina e o sono da família. Mas, posso lhe garantir, é uma fase passageira. Logo, tudo retornará ao normal.

Por isso, é sempre bom recordar: amor, colo, carinho, empatia, independente da fase que o bebê estiver vivendo, é sempre essencial na sua criação. Aproveite o tempo que você passa com o seu bebê para criar uma relação afetiva saudável e cheia de vínculos fortes com ele. Não existe presente, dinheiro, nada nesse mundo que compre isso. É algo que ficará e definirá a relação de vocês para a vida toda.

Brinque, beije, abrace, cuide, dê muito colo. Isso não “estraga” e nem mima o bebê. Dê todo o carinho e atenção que você conseguir. Com certeza, tudo isso fará muita diferença!

 

Guia dos Saltos de Desenvolvimento e Picos de Crescimento:

Para saber todos os detalhes sobre os saltos de desenvolvimento e picos de crescimento, recomendo a minha obra “Guia dos Saltos e Marcos do Desenvolvimento”.

Nela você aprenderá a:

  • Lidar com o sono e com a rotina do bebê durante essas crises;
  • Compreenderá em maiores detalhes, o que são saltos, quando ocorrem e como identificá-los. No livro, eu exibo uma tabela detalhada para você acompanhar o desenvolvimento, mês a mês, do seu bebê.
  • Entender quanto tempo duram as crises e de que forma afetam o bebê;
  • Identificar o que são picos de crescimento e quanto tempo duram cada um;
  • Como incentivar e estimular o bebê em cada idade, de 0 a 3 anos;
  • Conhecer os principais sinais de alerta do desenvolvimento da linguagem;
  • A sequência do desenvolvimento de várias habilidades motoras (1 mês a 12 anos);
  • Sobre o papel do estímulo e do brincar no desenvolvimento infantil. Ou seja, diversas informações importantes sobre o desenvolvimento na primeira infância.

Para adquirir o livro em sua versão digital, basta clicar na imagem abaixo:

Até Mais!

 

73 comentários em “Salto de Desenvolvimento e Pico de Crescimento: Entenda o que é isso! – atualizado em 2021”

  1. Nossa muito bom seu post, estava precisando saber disso, pois sou mãe de primeira viagem e o meu bebê esta passando por isso, nós pais pensando que era tolice querendo colo, ajudou muito agora obrigada.

    Responder
    • Oiii Kesia! Fico muito feliz que você gostou do Post e mais feliz ainda que de alguma forma ele lhe ajudou! Realmente se a gente não sabe o que está acontecendo não entende essa necessidade do bebê, pois é bem cansativo para nós. Vejo aqui em casa onde as noites sempre foram maravilhosas e durante esse pico ficaram “longassss”.
      Muitas vezes eu me peguei pensando, e agoraa??? O que está acontecendo? Será que vai ser sempre assim? Desespero hehe… Mas, tudo passa e melhora!
      Volte sempre aqui no Blog nos visitar e compartilhar as suas experiências, elas são valiosas para nós!

      Responder
  2. Olá. Meu nome é Andressa.
    Sou mãe de uma princesa super linda. Mais passamos por uma dificuldade muito grande juntas. A amamentação.
    Quando vou estimular o leite para minha filha mamar, eu sinto que sai bastante, ela mama, mama bastante , mais depois de segundos ela chora descontroladamente querendo mais. Agora eu nao sei se é o meu leite que é pouco, ou se é normal isto. O que vcs tem a dizer sobre isto?

    Responder
  3. Olá bom dia… ja havia lido algo a respeito mas nunca com essa diferenciação em picos de crescimento e salto de desenvolvimento! Podemos generalizar q nos picos a alteração principal é na alimentação e no salto no sono?? Bjos Thaisa

    Responder
    • Olá Thaisa!
      Pelo que já li e pela minha experiência sim, geralmente nos picos as crianças comem mais (o meu filho até hoje pede mais leite do que comida em si) e ficam mais carentes e nos saltos podemos perceber várias alterações no sono (e em outros momentos). Obrigada pela sua visita! Beijinhos!

      Responder
  4. Sou mãe de um bebê de 3 meses e meio, ele tem refluxo o que já é complicado de administrar. E no momento ele está com o sono muito agitado e quase não dorme, e com isso acaba ficando muito irritado.
    As vezes fico sem saber o que fazer..
    Comentei com a pediatra sobre picos de desenvolvimento e ela não deu muita importância.
    Fiquei feliz em encontrar tantos relatos sobre o assunto, me ajudando a lidar com essa fase do meu bebê.

    Responder
  5. Muuuuito obrigada!!! Eu já estava me sentindo a pior das mães, pq minha bebê anda chatinha e eu não via motivo pra tanto choro, já que estava limpa, alimentada e sem dor aparente. As noites tem sido difíceis e dormir só no colo. Minha paciência já indo pelo ralo e eu chorando muuuuito por isso! Daí achei esse post e Bingo! Ela acaba de completar 3 meses… daí chorei mais ainda, pq como eu não sabia disso e achei q era manha da minha pequena?
    Vivendo e aprendendo, né?! Ng nasce sabendo e muito menos ng nasce sabendo ser mãe!
    Obrigada pelas informações de maneira clara… vou ficar atenta nessas mudanças agora nos meses da tabela! E me preparar com uma dose muuuuito maior de carinho e paciência!♡

    Responder
  6. Muito bom seu post acho que estou passando por estes pico, minha bebê tem 3 meses e faz umas 2 semanas que só chora, puxa o cabelo torce a orelha e até se arranha, achei que fosse nervoso já que o pediatra disse ñ ter nada com ela, agora vejo que são estes picos de crescimento.
    Tomara que passe rápido, tão ruim ver ela assim nervosa.
    Beijos e obrigada pelas informações

    Responder
  7. Oi Ana. Boa Noite.
    Tenho um bebê de 5 meses de 9800kg e 71 cm, bem fora da media e proporcional a um bebê de 8-9 meses. Como você que deve proceder mediante suas informaçoes sobre saber se é um pico ou “vicio” de mamar. Ele acorda ate 5 vezes na noite, inclusive gritando… Dou a mamada dos sonhos. Eu sempre acho que ele
    Sempre esta com fome e querendo mamar.
    As vezes acho que ele não sustenta devido o seu tamanho, você acha que tem haver?
    Desde ja agradeço !
    Beijos

    Responder
  8. Olá, mamães! Descobri os tais saltos/ picos de desenvolvimento quando minha filha tinha 9 meses. uma amiga me apresentou um aplicativo no celular chamado “the wonder weeks”, FANTÁSTICOOOO! amo ele de paixão! ele mostra quando a criança está em pico, o que ela está aprendendo e dá dicas do que os pais podem fazer para a criança aproveitar melhor e aprender mais no período de pico.
    Super recomendo este aplicativo!

    Responder
  9. Minha filha tem 4 meses e literalmente de uma hora para outra não quis mais mamar , fui a pediatra que a examinou e está tudo bem . Está muito chorona , sensível , sentida com tudo e só mama praticamente a força rejeita o peito mas com uma insistência ela pega .. me aconselham a dar fórmula mas não acho que seja necessário, isso também é um pico ?

    Responder
  10. Graças a Deus uma luz no fim do túnel rsrs!! Ana, eu estava prestes a usar o método de deixar o bebê chorando para aprender a dormir sozinho (não estava aguentando mais buaaaa), ele tem 4 meses e meio e nos últimos dias ele tem acordado 3 a 5 vezes a noite, percebi que ele mamava e muito cada vez que acordava, como vc disse pensei ter voltado na fase de recém nascido. Alem disso eu acordava cansada e acabei perdendo peso. Agora entendi tudo!! Fico muuuito aliviada e eternamente grata pela seu post. Agora é ter mais paciência e ajudá-lo no que for preciso. Grande abraço

    Responder
  11. Obrigadaaaaaaa!!!!!

    Minha Larinha está completando 8 meses hoje, faz duas noites que ela acorda chorando querendo mamar, e a alguns dias não quer nem o colinho do papai, só quer ficar comigo, quando alguém vem pegar ela do meu colo ela abre a boca, as pessoas ficam falando que tenho que benzer ela, que pode ser mal olhado, quebrante etc., mas não quero é uma opção, aceito e respeito a religião de cada um, porém as pessoas não respeita a minha 🙁

    Responder
  12. Mãe de primeira viagem. Nossa ajudou a quebrar muitos paradigmas e desilusões. Estou na fase dos 3 meses. Minha bebê dormia super bem a noite..já estamos no 7* dia consecutivo sem dormir direito, acordando de hora em hora. Estou amamentando só peito. Já estava ficando preocupada (quase introduzindo algum complemento imaginando que o leite materno não estava sendo suficiente).

    Responder
  13. Seis meses e duas semanas… ansiedade de separação. Não posso virar as costas que buáaaaaa… Estamos ficando impacientes, querendo que passe logo. Vamos que vamos que no fim dá tudo certo.

    Responder
  14. Meu Deus você descreveu o que realmente está acontecendo aqui em casa rsrs comecei a ler e já super me identifiquei rsrs comecei a rir eu já estava com os cabelos em pés rsrs agora estou mais tranquila sei que é só uma fase e que ele mais do que nunca precisa da mamãe muito obrigado por compartilhar essas coisas nos ajudam e muito , obrigada Deus abençoe

    Responder
  15. Oi Ana, tudi bom? Meu bb está com 2 meses e meio e acredito que está nessa fase. Mas ele está também muito agitado quando mama, sem paciência para arrotar. É um dos sintomas também ou não?

    Responder
  16. Oi meu bebê esta pra completar 1 ano agora dia ,09 de novembro ele come e ainda mama peito ,mas ultimamente só quer saber de mamar o dia inteiro não quer saber de comer muita coisa estou muito preocupada pq minha primeira filha não era assim lembrando que ele não pegou mamadeira e não toma nenhum tipo de leite ate no copo já tentei e nada ,marquei pediatra mas só mês que vem VC tem alguma dica pra me ajudar

    Responder
  17. Que post MARAVILHOSO. Eu ja estava achando q tava ficando co..pouco leite e que sempre que eubcolocava meu filho na cama/berço/rede ele chorava por birra.
    Agora entendo muitas situaçoes que ja aconteceu comigo!
    Parabéns, adorei 💋💋

    Responder
  18. Olá Ana Silva!
    Meu nome é Alexandro, sou o pai do Bernardo que está com vinte dias de vida hoje. Minha esposa Beatriz, além de linda é uma super mãe. Gostaria que você mandasse dicas para que me torno um super pai.
    Obrigado.

    Responder
  19. Muitíssimo obrigada achei que tava estressada e sem paciência,mas agora vejo que tanto minha BB de 1 ano e 8 meses e a outra de 3 meses estão passa do por isso e as vezes passam juntas no mesmo momento … Já sabendo disso terei mais paciência e compreensão e farei bastante colo pras duas…

    Responder
  20. Ola, minha bebê está c 4 meses e uma semana. Ela está tendo esse pico. Aprendeu a falar ai neném, e fica d pé c mais firmeza e ta aprendendo a sentar.também quer meu colo o tempo todo e estranha e chora quando alguém pega ela q nao seja eu e o pai. Quase nao ta dormindo a tarde e a noite demora. Dorme lá pras duas ou três da manhã. Percebi q minha bebê está fazendo muitas coisas q só um BB d seis sete e oito meses fariam. Tbm sabe quando eu e meu marido estamos.comendo ou bebendo algo e sempre quer. Eu mesma as x dou na colher p ela o suco q estou bebendo e ela já abre p bocão e após experimentar abre o sorriso e abre a boca d novo pedindo mais. Então minha BB está avançada? Ela tbm revê crise de ciumes com meu marido pegando outra BB no colo. Olhou sério, levantou a sobrancelha e fez bico. Depois disso. Um longo choro. Ate ele tirar a.menina do colo dele e pegar ela. Eu to perplexa. E ainda bem q li isso. Pois ontem eu já estava estressada c ela pq ela não queria dormir. Chorava gritava e não tava c dor n tava c febre. Achei estranho e briguei c ela. Coitada. Agora entendi

    Responder
  21. Nossa me ajudou muito sou mãe de gêmeos e são meus primeiros filhos e eu estava achando que eu estava fazendo algo errado
    Agora eu entendo porque as vezes fico até cinco dias sem cochilar nem de dia nem de noite.
    Eu ficava achando que era birra eu sabia que não era dor nem fome nem fralda suja
    Obrigada pela ajuda.

    Responder
  22. Amei! Sei que existem os picos e saltos e a Valentina tá passando pelos dois um atrás do outro, agora com 9 meses e faz exatamente tudo que seu bebê fez, rs! Que loucura né? Obrigada por explicar de forma prática 😀.

    Responder
  23. Tenh9 um bebê de 8 meses e ele faz tudo isso mesmo a noite se debate senta chora e quer mamar muito umas 5 vezes na noite. Tem achava que era manha estava seriamente preocupada…mas agora entendi.

    Responder
  24. Nossaaa hoje saí desesperada e fui atrás da pediatra, pois ia cometer o mesmo erro de dar mamadeira. Mas não à encontrei no postinho e fiquei levando achando que meu leite estava sustentando ela pouco. Mas quando entro aqui e leio isso tudo veio uma luz, pois minha Miriã está nesta fase que eu achei que meu leite estava pouco. Muito obrigada..

    Responder
  25. E não dei a mamadeira. Cheguei a preparar mas não tive coragem de dar, ela chorou e não saia mais leite naquele momento pois ela já tinha esvaziado os 2 aí depois que ela chorou um pouco dormiu. E agora a noite mamou tudo e está 😴… Obrigada mesmo!

    Responder
  26. Olá Ana! obrigada por compartilhar conosco sua experiência. Meu filho está com 7 meses e de acordo com seu post ele se encaixa em um pico de crescimento. Samuel está bem irritadinho e acordando na madrugada mais vezes para mamar sem contar na falta de apetite, justamente na introdução alimentar dele.
    Agradeço e assim que tiver um tempinho extra lerei os outros posts do seu blog.
    até mais

    Responder
  27. Será Q minha bebe esta no pico dos 9 meses …ela sempre dormiu bem acorda do 1 vez a noite mais volta a dormir …mais desde da semana passada ela chora dormindo vira de um lado pro outro se pego ela pra colocar na cama dela ela já acorda chorando ,acorda vareas vezes

    Responder
  28. Meu bebê está com 14 meses e acredito estar passando por uma fase dessas. Muitas das alterações aqui citadas meu bebê tem, porém tudo muito intenso, onde as vezes nem o colo da Mamãe é suficiente. Confesso estar bem cansada pois meu bebê desde que nasceu são raros os dias em que ele esteja super bem. Espero que tudo passe logo.

    Responder
  29. Obrigada! Sinto-me uma burra autêntica… Realmente não percebo nada de bebés… Obrigada mais uma vez por ter feito este Post… Espero ainda ir a tempo de confortar a “birra” das 3 semanas! 😑 😘

    Responder
  30. Estou passando por isso meu bebê dormia super bem , agora com 5 meses pra 6 mudou a rotina do sono a noite não dorme muito bem acordada toda hora querendo mamar , ele sempre foi calminho ficava onde deixava adora a cadeirinha de balanço dele mais nesses últimos dias ele fica mais resmunga querendo colinho e eu não sabia o que era e esse POST me ajudou a entender o por que , o saltos dele tá demorando a passar já tá duas semanas assim mais estou aqui firme e forte e sabendo que tudo passa .

    Responder
  31. Amei seu post, me ajudou muito a entender sobre essas fases, minha bebê está com 5 meses e meio e acredito está passando por essa fase, dorme quase nada de dia e é uma agitação só à noite, e no colo fica mais tranquila, muitas coisas pra aprender e entender.
    Obrigada por nos ajudar.

    Responder
  32. Obrigada. Era tudo o que eu precisava ler hj! Acho que mãe eh tudo farinha do mesmo saco!!!! Sim, eu já estava triste e pensando que meu leite não estava sendo suficiente pra alimentar a minha filha… e sim, também estava pensando em complementar com fórmula artificial pra saciar a repentina fome que acometeu a minha pequena e a draga que ela se transformou. Aparentemente é um pico de crescimento e notei algumas das habilidades mencionadas no seu post, que amei, por sinal!!

    Responder
  33. Como nos acalma ler seu texto, muito claro e esclarecedor.
    Infelizmente alguns pediatras nas estão preparados para deixar as mães seguras e “calmas” , pois o conhecimento bem explicado traz paz para uma família porque nos dá a oportunidade de entender e se organizar para viver esses momentos lindos dos nossos bebês.

    Responder
  34. Olá! Estou voltando a essa postagem pela decima vez rs e gostaria de esclarecer uma dúvida: o tempo é contado pela DPP ou pela data de nascimento ou um misto?

    Responder
    • Segundo a literatura pela data prevista do parto, a data que aparece na primeira ultra, porém, a melhor forma de identificar um pico é avaliando as mudanças no comportamento dos bebês, novas habilidades e também no crescimento (aquelas semanas em que todas as roupas passam a não servir mais kk). Beijos!

      Responder
  35. Parabéns!! O melhor post sobre o assunto que eu já li!! Estava muito perdida.. e super me encontrei no seu texto! Laura está no Pico dos 4 meses .. adora ganhar parabéns e palmas quando “conversa” ou faz algo diferente!! As noites estão a mil.. acorda de 2/2 hs para mamar ou simplesmente ser pega no colo!!

    Responder
  36. Nossa, como eu precisava ler tudo isso pra entender o que muitas vezes não entendemos quando descartamos todas as possibilidades e ainda sim nossa bebê estava inquieta, agitada, querendo mamar toda hora…Parabéns pela linda iniciativa!

    Responder
  37. Meu bebê vai completar 6 meses dia 29/07 e anda fazendo escândalo cada vez que chega a hora de dormir.. fui excluindo hipóteses, não t febre, não t dor no ouvido nem cólicas.. e pelo período acredito que seja essa fase de Picos e saltos! Muito bom artigo! 👏👏

    Responder
  38. meu bebe está passando exatamente por isso, hoje cedo já mandei mensagem para o pediatra achando que algo estava errado, gostei muito do post e me ajudou muito entender tudo que está se passando aqui em casa.

    Responder
  39. Adorei o texto, minha esposa que me marcou, vai me ajudar muito a entender um pouco mais da minha filha, já terei idéias do que ela pode estar precisando, saúde para o Francisco e felicidades para família.

    Responder
  40. Muito bom eu não sabia sobre esses Picos e saltos ! Tenho uma filha de 25 anos e agora a pequena Alice de 6meses .as vezes as coisas ficam tão difícil que resolvi pesquisar ,agora tudo faz sentido vai ser mais fácil .porque eu ia eliminando por fim já achava que era manha
    Fiquei muito feliz com a matéria muito mais tranquila

    Responder
  41. Olá
    Meu bebê está com nove meses e estamos passando por esse processo, de repente parou de comer e só quer mamar, sem falar que começou a engatinhar e se colocar em pé nas coisas. Já fomos a pediatra e tudo normal, graças. Ler sua experiência com o Francisco tirou um peso, ou melhor, já estava desesperada. Obrigada e agora é redobrar a atenção e paciência.

    Responder
  42. Gente é exatamente isso que estamos passando aqui em casa, o Théo está no início dos 10 meses, e nunca passamos por tanto estresse kkk… a pior fase vivida até agora, esse post me esclareceu muita coisa.. obrigada.. 🙂

    Responder
  43. Dra. Obg por ajuda com seus conhecimentos. Meu Ben tem 6 meses, a alguns dias começou a chorar copiosamente dormindo ( como pesadelo). Fiquei desesperada. Parou com a rotina, mal.humor, chora pra soneca, rejeitava chupeta, colo, tudo. Até que observei que ele começou a treinar intensamemte rolar sozinho de barriga pra baixo e pegar tudo com as duas mãos. Hoje lendo seu livro, nos vi ali kkkk. Obg por ser um ponto de apoio. Vou agora olhar o curso do sono.

    Responder
  44. Texto Maravilhoso!!! Me salvou no primeiro salto da minha nenê ( primeiro mês) onde achei que estava ficando sem leite. Graças a Deus encontrei esse post. Deus abençoe muito !!!!

    Responder
  45. 1ano e 8m comendo muito , mais doque o normal , come uma coisa logo já está pedindo outra , muito inrritado , soneca da tarde que eram de 3 hrs agora são apenas 2hrs , e durante a noite acordando várias vezes chorando ( sendo que dormia a noite toda ) pode ser um salto do crescimento estou um pouco confusa .

    Responder
  46. Mulher, eu amei muito a minha bebê de 3 meses estava a três dias um “chororo” e eu não sabia o que era, estava limpinha e de barriga cheia mas sempre dando aquela miadinha kkk então fui pesquisar e encontrei esse maravilhoso post, qual o seu insta?

    Responder
  47. Estou muito aliviada, depois de ler esse post pude entender o que está acontecendo com meu netinho de 6 meses.
    Ele está muito nervoso e irritado. Grita muito e quase não dorme, se estressa com facilidade, muda de humor a toda hora.
    Muito obrigada por esses esclarecimentos. Agora estou tranquila!

    Responder

Deixe um comentário