UMA GRANDE MULHER

Esse texto escrevi com muita empatia, carinho e movimento a todas as mulheres nesse dia tão especial e significativo!

Hoje eu acordei as 05:00 horas da manhã (como todos os dias), cheia de desculpas para continuar dormindo, mas não fiz isso, eu disse “sim” para o meu dia, resolvi não me sabotar e LEVANTEI (pois, eu Ana tenho meus objetivos diários que desejo cumprir, minhas metas particulares, não significa que todos deveriam fazer isso).

A minha noite foi turbulenta, Antônio acordou até a 01:00 da manhã 3 ou 4x chorando de dor no dentinho (último –e mais difícil- que está nascendo). Na última vez ele disse que estava com dor na boca, então, lhe dei um remédio (faço isso em últimos casos) e ele conseguiu dormir (meu docinho). Eu deitei e logo dormi também. Porém, Francisco (que dorme incrivelmente bem) acordou as 02:45 chorando e ficou acordado (sem motivos aparentes), meio sonolento, meio dormindo, mas solicitando minha presença constante até as 04h45min, fiquei com ele abraçada, dormindo e acordando com seus movimentos. As 05h00min despertou meu relógio e eu levantei. Fiz o meu café preferido, fiquei durante alguns segundos pensando na noite que eu tive, sentindo como se meus limites tivessem sido testados para eu acordar e começar o dia lembrando de como eu sou forte.

Fiquei sentindo o aroma maravilhoso do meu café mais alguns segundos e comecei a refletir sobre o dia de hoje. Para alguns uma data puramente comercial, outros nem sequer lembram, mas para mim um dia realmente especial! Um dos dias mais reflexivos do ano, pois eu realmente paro para pensar na missão que Deus me deu quando me fez mulher.

Aliás, sempre tive grades exemplos, agradeço e valorizo isso. Eu cresci ao lado de uma grande mulher que me ensinou a olhar para os desafios e não abaixar a cabeça. Me ensinou a enfrentar os problemas e tentar absorver algo bom de qualquer experiência. Me ensinou a ouvir apenas o que é importante e descartar sem me afetar o que não agrega. Me ensinou a ser positiva e acreditar na vida e em mim. Hoje, posso dizer que esses ensinamentos foram os mais valiosos da minha vida, pois me tornei uma mulher resiliente, mais sensível e ao mesmo tempo, mais forte.

Viver em um mundo culturalmente machista, onde muitos homens e mulheres (sim, mulheres) ainda acham que as mulheres são “menos capazes” não é tão simples, pois o maior desafio é mudar essas crenças dentro de nós. Acabamos nos adaptando com essa cultura e temos dificuldades de olhar o mundo com olhos femininos.

Aquela campanha/luta/marca (essa) que surgiu há algum tempo com a frase em suas camisetas “Lute como uma garota” (sensacional), muitas pessoas olharam com maus olhos “as feminazes” (esperado, pois causa -intencionalmente- certo desconforto nas massas machistas), mas essa frase realmente define o que nos falta: VIVER, LUTAR, SENTIR E ENFRENTAR AS SITUAÇÕES COMO UMA MULHER incrivelmente forte e capaz de enfrentar qualquer luta. E claro, aquela mulher que merece e deve ser respeitada de igual para igual, mesmo sendo ou parecendo mais sensível, seja pelas suas expressões, seu jeito, suas emoções.

Você não precisa LUTAR COMO HOMEM para ser uma grande mulher. Você não precisa ser agressiva e a mais cruel, gritar para ser ouvida e respeitada, por medo de ser o “sexo frágil”. Você não precisa esconder as suas emoções, seus sentimentos, pois quando você mostrar a sua verdadeira força TODOS  OUVIRÃO. Você precisa apenas entender quem você é e descobrir o seu verdadeiro poder para ser uma “GRANDE MULHER”.

“Seja você mesma”, está escrito em todas as frases de autoestima, autoajuda, mas você já parou para refletir o que realmente significa?

SEJA=faça acontecer, mude, se reinvente, crie, inove;

VOCÊ= não espere pelos outros, não espere pelo seu marido, namorado, amigas, afins, pelos seus pais, pelos seus filhos, faça e SEJA por você.

MESMA= ninguém nesse mundo tem a capacidade de se amar mais do que você mesma, então, não faça pelos outros, não mude seu corpo pelos outros, não trabalhe pelos outros, não espere ser valorizada pelos outros se você MESMA não faz isso por si.

SEJA VOCÊ MESMA que toda sua vida irá mudar, pois a sua motivação para evoluir está dentro de você e acredite em mim, o dia que você descobrir e entender isso sua vida irá se transformar e você irá sentir que muitas coisas que fez na vida não eram realmente por você ou lhe faziam feliz, aliás, quando você descobrir o que realmente lhe faz feliz, VOCÊ SERÁ!

Não deixe de lembrar daquelas mulheres que morreram e morrem (sim, morrem) todos os dias nas mãos de muitos homens que acham que tem o direito de espancar uma mulher porque são “mais fortes” que elas, mas na realidade são MAIS FRACOS por nem ao menos saberem lidar com suas emoções.

Hoje, é o dia de lembrar de todas as mulheres com empatia nos olhos e no coração. As pessoas não precisam ser iguais a você para serem boas pessoas e não estão erradas por não pensarem ou sentirem como você. Se você não se sentir bem ao lado de alguém por não compactuar com as mesmas ideias, apenas se retire busque pessoas que lhe façam se sentir melhor, não critique ou julgue. Ninguém é obrigado a interagir.

Hoje, também é o dia de julgar menos aquelas que sofrem tanto quanto você (E VOCÊ NEM IMAGINA). Não julgue outra mulher pela sua forma física, apenas porque a sua é diferente. Aliás, não julgue as outras mulheres, não ataque as suas semelhantes com olhares impregnados de machismo e pré-conceitos. Definitivamente pare de fazer isso.

E por fim, não se esqueça do quanto você é incrível e como você é FORTE, mesmo nos momentos nos quais se sentir fragilizada. Não tenha medo de ser você, de o seu melhor e tudo ao seu redor se transformará (e isso não é uma frase pronta e sem sentido, é uma realidade!).

Feliz dia da mulher com um abraço sincero e apertado!

Ana Silva




avatar