O que são bons hábitos de sono?

O que são bons hábitos de sono?

 

A nossa vida é feita de hábitos, ou seja, hábitos são comportamentos que alguém aprende e repete frequentemente, o tornando algo automático, parte da rotina. Bons hábitos de sono, de igual modo, também estão presentes no nosso dia a dia.

São pequenas ações que fazem toda a diferença! E para as crianças, funciona da mesma forma.

Algumas dicas para criar bons hábitos de sono:

  1. Ritmo dia e noite natural: Começou a escurecer lá fora, dentro de casa faça o mesmo. O organismo do seu filho precisa entender quando diminuir o ritmo e preparar o corpo para dormir.
  2. Boa alimentação: Nenhum bebê dorme com fome, porém, lembre-se: Que horas você come? A noite toda ou durante o dia?
  3. Eletrônicos: A luz azul dos eletrônicos interfere diretamente na produção de melatonina (causando atraso de fase) e também na qualidade do nosso sono noturno. Desligue de 1 a 2 horas antes de dormir.
  4. Ritual do boa noite especial: Vá cedo para o quarto, banho quentinho, histórias e muito carinho. Relacione o momento de dormir a algo positivo e cheio de amor.
  5. Rotina adequada: Rotina para os bebês não os torna robôs, e sim, SEGUROS! Tenha horário para almoço, lanche, jantar, banho e hora de dormir (referências básicas).
  6. Dormir no escuro (soneca e a noite): Essencial, principalmente para a produção de melatonina. Esse simples detalhe por si só já melhora a qualidade do sono.
  7. Dormir cedo: Até os 9 anos, mais ou menos, o ideal é não passar das 21:00 horas. Quanto menor a criança mais cedo ela vai sentir sono 19:00 às 20:00. Passar da hora pode deixá-la muito agitada!
  8. Pegar no sono no local onde permanecerá dormindo: E não me venha com desculpas de que para ensinar isso precisar ser chorando ou com abandono, já passamos dessa, certo? Aqui a coisa é simples, se imagine dormindo na sua cama e acordando na cozinha, como iria se sentir? O bebê sente o mesmo e fará isso a cada ciclo de sono a noite. Então, ensine ele a dormir em vários locais e não apenas no colo.

Resumindo:

Segurança emocional, entender as verdadeiras necessidades do bebê (o que é fome, sono, estresse, necessidade de carinho, etc). É essencial para criar conexão com o bebê e possibilitar um dia tranquilo!

Se você gostou desse post, você também poderá se interessar por outros posts com o tema sono:

O que é higiene do sono?
O que são bons hábitos de sono?
Como melhorar a qualidade do meu sono?

 

Até mais!

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments