O poder de um PAI

O poder de um PAI

 

Assim como na maternidade, os efeitos da paternidade na vida de um filho (o) são incalculáveis. O PAI também possui um papel importantíssimo no desenvolvimento dos seus filhos, que vai muito além de prover financeiramente a família.

Quando ele permite se envolver nos cuidados com o filho e no auxílio nas atividades domésticas, uma relação muito forte vai consolidando a vida familiar.

Por exemplo, o filho observa a forma como a mãe é tratada pelo seu “super-herói” e nessa relação ele aprende como deve tratar as mulheres também.

Afinal, os maiores exemplos são vividos e replicados dentro de casa.

Além disso, a maior interação entre pais e filhos aumenta a satisfação do pai com seu papel, refletindo diretamente na dinâmica familiar.

Um pai presente e participativo proporciona a criança conforto e proteção.

Diversos psicólogos pesquisadores afirmam que a ausência, negligência ou a falta de afeto do pai na infância pode gerar conflitos no desenvolvimento psicológico da criança.

Como por exemplo: Sentimentos de abandono, obesidade, baixa autoestima, dificuldades relacionadas a segurança, entre outros.

Um fator importante: O trabalho em conjunto na educação dos filhos (independentemente de o casal morar junto ou não), possibilitará um crescimento saudável, com uma base sólida para que as crianças se tornem adultos seguros e cada vez mais felizes.

Um recadinho para as mães, PERMITA que o PAI seja PAI, mas da forma dele, permita que ele descubra como cuidar do seu filho, como ele deve fazer as coisas.

Lembre-se: Mesmo sendo diferente da forma que você faz (desde que siga o mesmo princípio de educação) não está errado, apenas diferente!

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments