Medo de dormir sozinho (Episódio 04)

MAPAS MENTAIS Maternidade/Filhos Sono Infantil

Olá pessoal!

Esse POST é um resumo do quarto episódio da nossa série no Instagram MOM`S TALKS.

 

Medo de dormir sozinho

Muitas crianças começam a ter acesso a eletrônicos e conteúdos antes da hora, consequentemente, acabam desenvolvendo medos de zumbis, heróis, monstros.

Assistem filmes que retratam criaturas e monstros no escuro. Enfim, acabam vivenciando diversas fantasias que elas ainda não são capazes de compreender.

Então, muitas crianças acordam no meio da noite chorando e implorando a presença dos pais. Caso, isso esteja acontecendo na sua casa, segue algumas dicas:

Identifique de onde vem esse medo, são os desenhos, alguém assustou seu filho?

Fale com segurança para ele que você está dormindo na cama ao lado (no seu quarto) e toda vez que ele chamar você vai atender, mas que você sabe que ele pode dormir a noite toda, pois é grande e capaz.

Você precisa desvincular o momento agitado do dia do momento tranquilo da noite e ir acalmando seu filho já lá pelas 18h30, siga o ritmo da luz do dia e início da noite.

O quarto precisa ser escuro para a melatonina agir da forma correta. Dormir é no escuro, lembre-se.

Se você tem medo de dormir no escuro NÃO PASSE ISSO AO SEU FILHO, ELE NÃO PRECISA COMPARTILHAR DAS SUAS ANSIEDADES E TRAUMAS.

Promova a segurança

 

Comece a mostrar para seu filho que a hora de dormir, o “Ritual do Boa Noite” é o momento mais legal do dia.

De atenção ao seu filho conte uma história relaxante e que promova o sono, fazendo com que as últimas lembranças antes de dormir sejam positivas (como o meu livro de histórias).

Não fale de jogos e monstros, proíba esses assuntos.

Diga que antes de dormir a gente só fala de coisas boas e que existem no nosso mundo.

Explique a diferença do mundo dos jogos, dos desenhos e do mundo real.

Mostre a seu filho que é impossível um desenho vir para o nosso mundo, faça atividades com desenhos, de forma lúdica.

E uma das dicas mais fáceis, mas que fazem toda a diferença: Promova um dia seguro, ou seja, com uma rotina que atenda às necessidades do seu filho e muito parecida todos os dias (horários para alimentação e dormir a noite, todo dia iguais ou parecidos).

Isso irá diminuir a ansiedade da criança e trazer segurança.

 

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OBS: O livro só está disponível para o formato “aplicativo Kindle para celular” e não para  o “tablet kindle”.

 

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