Porque as crianças acordam às 5h00 da manhã

Maternidade/Filhos Sono Infantil

Você tem um filho madrugador na sua casa? Bom, independentemente da quantidade de sono e da idade do bebê/criança é importante frisar alguns pontos:

Controle a exposição do seu filho à luz X escuridão. Por isso, em primeiro lugar, antes de mais nada, observe se às 5h00 começa entrar luz no quarto do seu filho, se a resposta for sim, de um jeito de escurecer o máximo possível.

O teste é você não enxergar a sua mão.

Lembre-se essa diferença na iluminação nos atrapalha devido a todos os processos hormonais que ocorrem nesse horário em nosso corpo (diminuição da melatonina e aumento do cortisol).

Depois que a iluminação estiver resolvida, só saia do quarto com a criança após as 7:00 horas da manhã. Inicialmente você terá que intervir, por exemplo, dando batidinhas no bumbum do bebê ou até mesmo da criança (independente se ela dorme no colo ou sozinha na cama).

Depois de 3 dias ou assim que as suas intervenções começarem a funcionar você pode apenas fazer shiii shiii shiiii sem tocar na criança.

E, se mesmo você fazendo isso ela não voltar a dormir, então, explique que é noite e só saia do quarto no horário combinado.

Respeitar o ritmo de cada criança

Algumas crianças se irritam no início e querem sair do quarto antes das 7h00 (por estarem acostumados a começar o dia muito cedo).

Então, comece adaptar aos poucos, cada dia saia do quarto 30 minutos mais tarde até conseguir sair as 7h00.

Você pode fazer assim: nos primeiros 3 dias saia as 6h00, nos próximos 3 dias as 6h30 e nos próximos 3 dias vá se aproximando das 7h00.

Faça isso no seu tempo, mas geralmente 7 dias a crianças se adaptará a ficar no quarto até o horário esperado e dentro de 30 dias esticará o seu sono naturalmente.

Alguns bebês demoram mais do que esse tempo, mas se adaptam, se você for consistente.

Lembrando que esse processo só irá funcionar “perfeitamente” quando você organizar a rotina de sono e os hábitos necessários.

Porém, independente disso já comece a aplicar essas dicas, é importante explicar a criança qual a hora que a família levanta e como funciona o ritmo da casa. Em breve os resultados surgirão.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments