Quem não dorme não cresce!

Quem não dorme não cresce!

 

É durante o sono que o nosso corpo produz o maior nível (75%) do hormônio chamado GH que é o responsável pelo crescimento das crianças.

No adulto ele ajuda a manter o metabolismo saudável, diminuir a gordura corporal, melhora a massa muscular e o desempenho físico, aumentando a nossa longevidade de vida (por isso, atletas sempre dormem bem).

Também, é muito importante para a recuperação da energia física, crescimento dos tecidos.

O maior pico da sua produção ocorre durante o primeiro ciclo de sono profundo (NREM) da noite, especificamente no estágio 3 (N3 ou ondas lentas), logo após o início do sono.

A privação de sono, sono fragmentado, a insônia, inibem a produção de GH e o seu padrão normal de produção só é retomado caso o sono seja recuperado.

Quando a produção diminui causa um extremo cansaço, desanimo, irritabilidade, envelhecimento da pele, rugas, flacidez, baixa autoestima, depressão, ansiedade.

Então, dormir é extremamente importante para o crescimento adequado das crianças e para a nossa saúde física e emocional.

Em resumo, quem não dorme adequadamente, não se desenvolve adequadamente também! Saúde e sono andam sempre juntos e de mãos dadas!

 

Até mais!

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments