Sinais de que a alimentação do seu filho está prejudicando a saúde

No post de hoje, irei lhe contar uma experiência recente em relação a alimentação e saúde dos meus filho e quem sabe faça a diferença na dos seus também.

Há mais ou menos 1 ano, o Antônio começou a ter diversas crises de refluxo e vários pequenos detalhes começaram a acontecer. Já meu filho mais velho, o Francisco, começou a ter problemas no intestino, sono em horários que não eram de costume (bocejos) e irritação e agitação sem motivos.

Outra coisa, durante a pandemia os meninos não ficaram doentes nenhuma vez, agora, após iniciar a escola parece que a imunidade deles foi a zero e a cada 2 semanas estão com alguma coisinha, gripe, sinusite.

 

Causa principal:

 

Começamos, junto com a Pediatra, uma busca para identificar as causas e para a nossa surpresa era a alimentação deles e a falta do consumo de produtos para uma infância saudável. Antes de continuar e contar as mudanças simples que precisamos realizar, quero voltar um pouco na história…

Antônio e Francisco sempre foram muito alérgicos e até os 3 anos não consumiam achocolatado no leite, doces e a maioria das “porcarias” que as crianças costumam comer. Porém, após os 3 anos fui liberando açúcar, doces, e “leite com chocolate” antes de dormir (mesmo sabendo que o chocolate prejudica o sono).

Há alguns meses, comecei a perceber que eles estavam cada dia querendo mais doces e recusando alimentos que eram parte da alimentação (piorou na pandemia). A conclusão da pediatra foi: “A alimentação do seus filhos está prejudicando a saúde deles e muitas coisas precisam mudar” (já publicamos um ótimo post sobre alimentação infantil saudável e a influencia no sono, vale a pena ler).

Eu e papai já havíamos começado a mudar nossa alimentação, cortamos açúcar e várias coisas (por questões de saúde). E o resultado foi rápido, estamos mais dispostos, animados, dormindo melhor e realmente preocupadas com a nossa saúde. Então, começou a surgir aquela culpa: “Eu não como isso, mas dou aos meus filhos?”. Comecei a me sentir hipócrita, sinceramente, fazer algo para mim e não para os meninos? Ainda mais com a intimação da pediatra.

 

Mas, como mudar a alimentação de uma criança do dia para noite, se a nossa já é difícil?

 

A pediatra pediu que iniciássemos rapidamente alguma “Vitamina C”, mas precisava ser de qualidade, de uma marca confiável. E claro, que cortássemos diversos alimentos da dieta dos meninos. Como o achocolatado do leite antes de dormir e de manhã, o açúcar e pediu que adicionássemos várias vitaminas.

Antônio, por exemplo, não pode consumir laranja, suco de laranja, limão, abacaxi, pois ataca o refluxo e ele entra em crise, é bem complicado. Enfim, ele acaba ficando carente de “Vitamina C” por todos esses motivos.

E hoje, quero dividir com vocês, mamães com uma vida corrida como a minha, como podemos dar mais atenção a alimentação dos nossos filhos, enfim, a saúde por completo, com pequenas e fáceis mudanças no dia a dia, utilizando produtos saudáveis:

 

Vamos lá:

1- Troquei o achocolatado (cheio de açúcar) por uma alternativa saudável, escolhi esse da marca Essential Nutrition:

 Alimentação do seu filho

Ahh! Tem o sabor de morango também, mas ainda não provamos (esse imagino que no iogurte natural deve ficar ótimo ou até mesmo fazer um sorvete, quero muito testar pela quantidade de receitas que posso fazer).

 

2- Comecei a dar Vitamina C e escolhi em gomas, balinhas mastigáveis, pois eles amam e adoram tomar. A vitamina parece uma bala tradicional de gelatina (observe que fofa), escolhi essa da mesma marca.

 Alimentação do seu filho

 

3- Troquei o açúcar branco por Xylitol, por exemplo: Bato iogurte natural, morango e Xylitol e eles adoram, nem sentem falta daqueles iogurtes cheios de químicas e açúcar.

 Alimentação do seu filho

 

4- A pediatra e a nutricionista do Francisco pediram que déssemos a ele, Vitamina D, Omega3 e alguns probióticos. Então, irei adicionar aqui na lista esses itens também. Aliás, o intestino do Francisco está ótimo e sempre foi um problema.

 Alimentação do seu filho

 

E em minhas pesquisas sobre produtos saudáveis para crianças, surgiram vários que pretendo conhecer em breve, entre eles:

 

Os meninos amam suco, mas não costumo dar, por isso, quero testar:

 Alimentação do seu filho

 

Chocolate, que é o maior problema, ele amam, quero começar a dar esse:

 Alimentação do seu filho

 

O que mudou aqui:

O que eu percebi, depois de tirar o açúcar e vários alimentos industrializados foi que eles voltaram a aceitar diversas frutas novamente. No início eu colocava o Xylitol com canela (substituía o sabor doce por algo parecido) e hoje eles comem sem. Nos sucos, iogurtes, panquecas e bolos, ou seja, coisas que necessitam açúcar, coloco Xylitol. Me sinto feliz e realizada por saber que meus filhos terão uma infância saudável.

Enfim, o sono estabilizou novamente e aqueles bocejos em momentos aleatórios do dia não existem mais. Eles estão mais dispostos, as gripes não se tornam mais infecções, no máximo uma irritação leve no nariz. E o intestino do Francisco está ótimo.

 

Em resumo: Com ajustes pequenos mudamos toda alimentação dos meninos e proporcionamos algo que não existe preço para suas vidas, SAÚDE E BEM ESTAR.

Afinal, não criamos nossos filhos pensando apenas no hoje, o nosso desejo é que eles sejam felizes e saudáveis por 100 anos, pela vida toda. Isso é amor de mãe!

 

Sobre os produtos e a marca que citei (Essential Nutrition):

 

Uso a proteína há bastante tempo (uma das minhas preferidas é a de café Expresso Whey), então, conheço a qualidade e a marca oferece uma vasta linha de suplementos infantis.

Eles não utilizam corantes, açúcar, adoçantes artificiais, conservantes artificiais, gordura trans, glúten, lactose e produtos geneticamente modificados.

Os produtos são formulados por médicos, nutricionistas, farmacêuticos, chefs e engenheiros para gerar as melhores fórmulas com produtos de qualidade e alto valor nutricional.

E o melhor, o frete é grátis (claro, os valores são diferentes para cada região) e eles parcelam todos os produtos até 6x sem juros.

Quem nos acompanha no Instagram, sabe que usamos e confiamos na marca. Super indico!

 

Ahh! No Instagram da Essential Nutrition você encontrará diversas receitas legais para testar, vale a pena conhecer. Corre lá!

 

*Esse post contou com a colaboração da empresa citada. Lembrando que: Só indicamos marcas que confiamos de verdade. Dos meus filhos para os seus!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments