Tem algum problema meu filho dormir às 22:00?

Tem algum problema meu filho dormir as 22:00?

 

O horário de dormir para as crianças precisa ocorrer o mais próximo possível do início da produção da melatonina, entre às 19h e 20h. Quando a criança passa muito desse horário, mesmo parecendo ilógico, as crianças dormem menos tempo.

Quanto mais cedo dormem mais tarde acordam dormindo mais horas na noite. E isso já ocorre assim que a rotina se organiza muito bem.

Porém, muitas vezes as mães/pais levam os filhos para dormir mais tarde pensando que isso vai fazer a criança acordar mais tarde ou dormir por mais tempo, mas ocorre o contrário, geralmente não passam de 10 horas de sono noturno.

A melatonina é uma das principais responsável pela indução do sono, extremamente importante entender o seu funcionamento, pois influência diretamente na hora de dormir.

É um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no nosso cérebro. Produzida quando há ausência de luz.

 

O relógio biológico

 

O nosso relógio biológico é quem “comanda tudo”, ele emite um alerta se é dia ou noite para o nosso cérebro. E a melatonina é um desses sinais.

A sua liberação inicia ao anoitecer, lá pelas 18h e se eleva rapidamente, é como se ela começasse a gritar para todo corpo “vamos pessoal está escuro, é hora de dormir”.

O ápice da sua produção acontece por volta das 4h da manhã e em seguida começa a diminuir consideravelmente até chegar a níveis quase incontáveis pela manhã. Por esse motivo, a hora ideal para as crianças irem dormir são entre 19h e 20h.

Para os adultos, como dificilmente conseguiremos dormir as 19h, o ideal seria 21h e no máximo 22h.

Quando a criança dorme cedo, é mais fácil para pegar no sono, pois o corpo está pedindo para isso acontecer.

Já quando a criança por algum motivo atrasa a produção da melatonina ela fica mais agitada, mais cansada e vai ficando mais difícil dormir e manter o sono durante a noite.

Dormir às 22h para os adultos já é considerado o limite, imagine para uma criança com uma necessidade de sono maior, em uma fase onde milhares de desenvolvimentos estão ocorrendo enquanto elas dormem!

Pense nisso e responda essa pergunta por si mesmo!

 

Até mais!

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments