Você conhece os sinais de sono do seu bebê?
Para detectar os horários em que o seu bebê sente mais sono você precisa conhecer os sinais de sono do seu bebê, então, observar alguns sinais:
▶️ Bocejar – Todo bebê boceja quando está com sono (igual aos adultos), as crianças maiores geralmente é um sinal fácil de observar, mas para os pequenos, principalmente até o 4º mês os sinais são mais discretos. Muitos bebês antes de bocejar já demonstram outros sinais (como bater no rosto e colocar a mão na orelha).
▶️ Diminui o equilíbrio – Alguns bebês até caem, tropeçam nos brinquedos, se afogam com alimento e se batem nos objetos da casa com mais frequência.
▶️ Atenção reduzida – Diminui a capacidade de concentração e o bebê parece confuso, longe. Fica imóvel, quieto alguns segundos olhando para o nada.
▶️ Coçar os olhos – O sinal mais fácil de perceber, pois desde muito cedo os bebês coçam os olhos e puxam o cabelo. E muitos ainda ficam os olhos vermelhos.
▶️ Puxar a orelha – Alguns bebês puxam a orelha ou arranham o rosto.
▶️ Evitar estímulos – O bebê ou a criança começa a se esconder no colo dos pais e/ou não aceita sair do colo. Quando a mãe/pai tenta colocá-lo no chão o bebê se prende ao colo ou até mesmo as perna dos pais.
▶️ Choro – E o sinal mais forte, choramingam ou choram enquanto fazem tudo isso. Porém, geralmente quando o bebê ou a criança chora de sono significa que ela já passou do horário de dormir e está irritada (possivelmente irá chorar para dormir ou ficar agitada).
Vale lembrar, que cada bebê tem uma forma para expressar o sono, mas a maioria faz vários desses sinais. É observando que se aprende qual é o jeitinho de cada bebê.
Até mais!