Chá de revelação: É menino ou menina?

A espera de um filho é um momento carregado de significados. Saber se é menino ou menina, é uma ansiedade não apenas para os pais e irmãos, e sim para os familiares e amigos. São inúmeras pessoas na expectativa para saber o sexo do novo bebê que está chegando. Por isso, esse momento tão especial virou tema de festa, o chá de revelação tornou-se uma grande tendência para que esse período possa se tornar mais marcante ainda.

Origem do Chá de revelação

Como diz o próprio nome, esta festinha tem o objetivo de revelar o sexo do bebê, tanto para os futuros pais, como para a família e amigos. Criado nos Estados Unidos, o chá de revelação vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Vale ressaltar que, até mesmo os pais não sabem o sexo do bebê até o momento da revelação, eles pedem para uma amiga(o) próximo ou parente ver o resultado e organizar os preparativos para o grande dia da revelação.

(Fonte: Freepik)

Claro, que existem aquelas famílias que optam por saber o quanto antes o sexo do seu bebê lá dentro da sala da ultrassonografia mesmo. Porém muita gente aproveita para revelar o sexo do bebê promovendo o chá de revelação – o que pode render boas brincadeiras e registros memoráveis dessa fase da gestação.

Formas para descobrir o sexo do bebê

No geral, o chá revelação é feito no início do segundo trimestre da gravidez, quando é por ultrassom o sexo do bebê pode ser identificado após a 16º semana de gestação. Nesse caso, leve a guardiã com você para a consulta e combine os detalhes com o médico.

Por sexagem fetal, é um exame de sangue que pode mostrar se o bebê é menino ou menina antes mesmo da 16º semana. Apenas a responsável pela revelação pode ter acesso aos resultados.

chá de revelação

Existem inúmeras formas de contar aos seus amigos e familiares o sexo de seu bebê e surpreendê-los, por isso escolha a forma que mais te agrada.

O chá de revelação é bem parecido com o conhecido chá de bebê, porém com outros tipos de brincadeiras, decoração e etc. Além de, claro, ser o grande momento de descobrir o sexo do bebê.

Gostou da ideia e pretende fazer um chá de revelação ou o está preparando para alguma gravidinha em especial? Então, continue acompanhando aqui, para te ajudar separamos alguns passos com os itens básicos para você organizar o seu chá de revelação, quando é planejado os riscos de imprevistos diminuem.

Como organizar um chá de revelação

Etapa n° 1 para os preparativos

1° Guardiã do segredo

Esse será o primeiro passo, escolher alguém que consiga controlar a ansiedade e saiba guardar segredo, pois os pais, familiares e convidados só descobrirão o sexo do bebê na hora da festa. Ela responsável em organizar a hora de revelar o sexo da criança, seja com bolo, balão ou uma caixa surpresa. Lembre-se a informação mais importante não pode vazar, precisa ser guardada a 4 chaves.

chá de revelação
(Fonte: Elo7)

2- Lista de convidados

É super importante saber quantas pessoas, ter essa estimativa facilitará para poder definir o tamanho do espaço que você deve preparar, bem como a parte do buffet, lembrancinhas e por aí vai.

3- Orçamento disponível

Mensurar a quantidade de dinheiro que poderá ser gasto para o chá antes de ir comprando itens de decoração ou encomendando doces, lembre-se, o que importa é a essência do chá, que é comemorar essa vida que está dentro de você.

4- Lista de presente

Faça sua lista de presentes e dê ao convidado opções de itens, roupinhas com cores neutras, unissex, artigos para bebê e até mesmo fraldas podem ser as opções. Algumas ideias que podem ajudar.

Outra opção é fazer a sua lista de presentes online e receber o dinheiro correspondente para usar como preferir depois, conforme o sexo do bebê.

Etapa n° 2 para os preparativos

5-Convite para o chá de revelação

Após a lista de convidados e presentes realizada, é hora de pensar no convite. Escolha a data, horário e local para fazer, geralmente, o chá de revelação é realizado no período da tarde, aos finais de semana. Aproveite para logo neste primeiro contato com os seus convidados já mostrar qual é o clima da festa. Este site o Canva pode te ajudar a montar o seu personalizado, do jeitinho que você quiser e bem estilizado.

chá de revelação
(Fonte: Pinterest)

6- Escolha da decoração

A temática pode variar conforme o seu gosto e particularidades, referente as cores os tons clássicos como o rosa e o azul são os protagonistas, mas você pode escolher outras cores como verde, lilás ou tons pastel.

chá de revelação
(Fonte: Pinterest)

Kit festa

Balões

Copo Chá de Revelação

Prato Chá de revelação

Vela Baby

Faixa decorativa

7- Revelação do sexo do bebê

O momento mais aguardado do chá deve ser pensado com bastante carinho, por que, com toda certeza, irá emocionar a todos. Os pais podem até participar das definições do chá de revelação e a ajudar a organizá-lo, desde que não tenha acesso à informação principal, porém apenas a pessoa de confiança escolhida será responsável por preparar esse momento.

chá de revelação
(Fonte: Pinterest)

Bolo-revelação

Balão Chá de revelação

Caixa Surpresa

Você ainda pode revelar o sexo da criança com fogos de artifícios, lança confetes ou pó colorido! Lembrando que o mínimo de pessoas deverá saber se é menino ou menina para organizar esta parte do chá de revelação.

8- As brincadeiras

Esse momento precisa ser recheado de brincadeiras para garantir a diversão e aumentar ainda mais o nível de ansiedade e curiosidade de todos, por isso faça uma lista de brincadeiras – como desenhos na barriga da grávida, brincadeira do garfo e da colher, placar de votação, todo mundo vai se animar, participar e se divertir.

chá de revelação
(Fonte: Freepik)

9- As lembrancinhas

Sem dúvida o chá de revelação é um momento muito importante na vida da família, por isso não é completo sem as famosas lembrancinhas criadas para surpreender a todos, e existem diversas opções.

chá de revelação
(Fonte: Elo7)

Aromatizador

Caixinhas personalizadas

Tubetes

A magia do chá de revelação está justamente na surpresa, até para o casal grávido, existem muitas formas divertidas de anunciar ao mundo o sexo do seu bebê, aposte na sua criatividade.

Gostou? Para te ajudar selecionamos alguns modelos de decoração para inspiração:

Inspire-se para o seu chá de revelação

(Fonte: Pinterest)
(Fonte: Pinterest)
(Fonte: Pinterest)
(Fonte: Pinterest)
(Fonte: Pinterest)
(Fonte: Pinterest)

Ah, não se esqueça de compartilhar essas informações com a sua guardiã do segredo!

 

Acompanhe aqui assuntos voltados a gestação:

Sexagem fetal: Como descobrir o sexo do bebê com apenas 8 semanas

É possível escolher o sexo do bebê naturalmente?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments