Pop It : Brinquedo Antiestresse ou Apenas Moda?

O Pop It virou febre há alguns meses. Aliás, ainda é entre as crianças e tem deixado os pais na dúvida: Para o que serve isso? Realmente ele é um brinquedo antiestresse? Devo comprar ou é bobagem? Então, nesse post irei responder todas essas dúvidas e te contar tudo sobre esses famosos brinquedos!

 

O que é Pop It?

O Pop it é considerado um item da categoria “Fidget toys”, que significa brinquedo para inquietação. Ou seja, são usados realmente para relaxar e acalmar. Aliás, muitas pessoas não sabem se o nome correto é “Pop It” ou “Fidget toys”, mas realmente é “Pop It”, “Fidget toys” é uma categoria de brinquedos sensoriais (que podem ser manuseados e provocam experiências sensoriais, como os brinquedos “squish”, enfim, que podem ser apertados, contém bolinhas, texturas, entre outros).

pop It

 

Mas, ele realmente é antiestresse e pode ajudar a criança?

Em primeiro lugar quero destacar que mesmo sendo “assustador” para algumas pessoas relacionar as “palavras estresse e ansiedade” as crianças, é uma realidade atualmente.

Muitas crianças roem unhas, não conseguem se sentar no chão e brincar, gritam por qualquer motivo, impaciência elevada, dificuldade para lidar com “nãos”, não conseguem se concentrar e isso se intensificou na pandemia. Os motivos são diversos, mas falarei sobre esse assunto em outro post, aqui quero focar no pop it.

Então, ficar apertando as bolinhas, ou seja, fazendo movimentos repetitivos, realmente causam uma diminuição da ansiedade ou até mesmo de possíveis conflitos que a criança esteja vivendo (medo, insegurança, traumas, etc).

Você lembra do plástico bolha, que a gente amava estourar?

pop It

O Pop It é algo parecido. Ele proporciona para a criança um momento de descontração, ele faz com que ela não pense em nada, foque no que está fazendo e relaxe.

Porém, para isso realmente acontecer essa experiência deve ser exclusiva. A criança não deve ver TV ou brincar com outra coisa ao mesmo tempo, pois para ela relaxar precisa focar, sentir, tocar, ter realmente uma experiência sensorial.

pop It

É importante entender que quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo estamos recebendo diversas informações sensoriais (pelos olhos, nariz, tato) e dessa forma não haverá relaxamento e sim uma “confusão sensorial”. A real função do Pop It só será cumprida se ele for usado corretamente.

E sua verdadeira função é promover desenvolvimento cognitivo, foco, e claro, diminuir a ansiedade, inquietação e estresse.

Aliás, o Pop It foi criado por uma americana, mãe de uma criança com deficiência intelectual para estimulá-la. Ele não surgiu para “esvaziar nossos bolsos” como muitos dizem por aí.

 

Mas, vale mesmo a pena comprar para a criança?

pop It

A maioria das crianças pede e deseja um Pop It, pois ela quer fazer parte, se sentir parte dessa onda, desse novo movimento. O colega tem, no desenho tem, ela quer conhecer, tocar e entender.

Ela não pede um Pop It para se desestressar, o efeito dele é uma consequência na maioria das vezes, pois a criança acaba focando na atividade.

Porém, acredito que vale a pena comprar quando a criança pede o brinquedo, pois reflita comigo: Atualmente a maioria das crianças tem acesso a eletrônicos cedo e a maioria deixa de brincar, de fazer atividades que promovam foco, criatividade, que necessitam de interação e quando um brinquedo tira a criança desse ambiente de estímulos pobres e ela passa a brincar, a criar, a focar em uma atividade com certeza vale a pena.

Muitos pais compram o brinquedo, pois “todo mundo tem”, a criança brinca um dia e larga, nesse caso é possível que a criança não tenha idade ainda para compreender a função do brinquedo. Por isso, os pais precisam avaliar quando comprar o brinquedo é ou não uma boa opção. Ou ainda, despertar a atenção da criança para o brinquedo interagindo com ela.

E é importante considerar que uma criança que passa o dia na frente do celular, quando ela sair, todo o resto perderá a graça. Ela não saberá como brincar, ficará inquieta, chorosa, é como se fosse realmente um vício. Então, muitas crianças demoram dias para conseguir brincar com um brinquedo como esse e ficar fora do eletrônico. Ela vai querer brincar enquanto assiste, e nesse caso é importante a família começar esse “desmame” aos poucos.

 

Que idade o Pop It é indicado?

pop It

Ele é indicado para todas as idades, pois o material é silicone e é seguro. Porém, sua função será diferente em cada idade. Um bebê provavelmente irá adorar, pois é colorido e cheio de texturas para morder.

Uma criança com mais de 3 anos já irá desempenhar sua função, talvez com menos interesse que uma de 7 anos, mas lhe chamará atenção.

Uma criança com mais de 6 anos já desejará o Pop It, pois os colegas têm, os vídeos só mostram isso. Enfim, sua função em cada idade será diferente.

 

O que a criança pode fazer com o Pop It?

 

Estudar Matemática:

Além de brincar da forma proposta, muitas professoras e pais começaram a usar o Pop It para ensinar matemática e estão trazendo relatos incríveis de como as crianças estão aprendendo com mais facilidade e adorando a matéria.

pop It

 

Fazer Chocolate com Pop It:

Muitas crianças estão desenvolvendo interesse em cozinhar, pois rivalizou no Tik Tok receitas de chocolate com o formato dos Pop Its, veja na imagem a seguir:

pop It

(Fonte: Pinterest)

 

Para fazer o chocolate:

  • Use sempre chocolate ao leite de boa qualidade específico para derreter, assim, o chocolate ficará muito gostoso e sem pedaços no meio. A experiência da criança será melhor;
  • Só use para cozinhar os Pop It de qualidade, que venham com avisos de que o material não é tóxico;
  • Limpe muito bem o brinquedo com detergente e água morna, depois seque bem;
  • Coloque uma camada de M&M’s sobre as bolhas. Para ficar mais bonito deixe os “Ms” virados para baixo, assim, quando desenformar o chocolate, o M ficará virado para cima;
  • Despeje o chocolate derretido sobre os doces em uma camada uniforme e certifique-se de que não ficaram espaços vazios ou bolhas;
  • Depois, congele o chocolate endurecer totalmente e desenforme-o.

 

Pop It Challenge  para jogar em família:

Muitos pais estão usando os Pop Its para trabalhar paciência, para interagir e se conectar com a criança, pois é uma atividade que farão juntos. E para isso, estão usando o “Pop It Challenge”.

O Pop It Challenge é um jogo de tabuleiro realizado entre 2 jogadores, funciona assim: Sorteia-se os dados e os jogadores devem estourar as bolhas de acordo com o número que tiraram e quem estourar as bolhas primeiro ganha. É uma ótima atividade em família, aliás, quem me contou sobre esse jogo foi uma leitora lá do Instagram. Ela relatou que virou a sensação entre a família toda  e agregou muito no relacionamento com os filhos. Conheça-o:

pop It

 

Nossa experiência:

Quem nos acompanha, já conhece a história do Francisco, descobrimos o autismo aos 2 anos, então, sempre compramos brinquedos sensoriais para ele. Porém, depois de alguns anos e o elevado nível de desenvolvimento isso diminuiu.

Quando ele descobriu os Pop It pediu por semanas até que compramos para ele. Bom, aqui virou febre, Francisco coleciona (troca os pontos do mês por Pop Its) e não larga.

Estuda com eles, brinca e recentemente em uma viagem que fizemos a Bahia, foram 12 horas de viagem (2 aviões, 1 carro e um “tranfer”) ele passou o tempo todo no avião tranquilo, apenas brincando com os Pop Its. Ficamos surpresos com o efeito, tanto na ida, quanto na volta, ele relaxou tanto que dormiu.

Antônio está com 5 anos, ele gosta dos Pop Its, mas não como o Francisco, brinca, inventa coisas, principalmente receitas. Enfim, ambos brincam de formas diferentes, mas ambos adoram. Abaixo nossa coleção:

pop It

 

Quanto custa um Pop It?

A maior resistência de alguns pais é o valor dos Pop It que variam de R$20 a 160, com uma média de R$40,00 (um de qualidade).

Porém, para a maioria das crianças, mesmo o valor sendo “salgadinho”, ele vem agregando muito, por toda as questões que eu trouxe no post.

 

Onde Comprar:

pop It

 

Vou deixar a lista dos Pop Its que os meninos mais gostam e mais alguns muito legais para você comprar. Basta clicar nas imagens abaixo!

 

Até mais!

 

Se você gostou desse post, poderá gostar também dos seguintes artigos que escrevemos:

Bebê dormir a noite toda é milagre?

Descobrindo o mundo através dos sentidos!

Você prefere a mãe ou pai?

Meu filho sente o meu estresse?

O que é o “ciclo vicioso do sono”?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments