Muitas vezes ouça a seguinte pergunta: Ana, o bebê dormir a noite toda é milagre?
Em primeiro lugar eu quero dizer que, milagres, quando o assunto for sono infantil, não existe!
As crianças em alguns estágios da vida têm mais facilidade para ter diversos despertares devido ao seu desenvolvimento.
Principalmente no primeiro ano, mudando o padrão de sono a cada ano, atingindo um estágio de sono parecido com o do adulto lá pelos 3 ou 4 anos.
Também, existem períodos como, as doenças, desconfortos (alergias alimentares), calor ou frio, nascimento dos dentes, dia muito exaustivo ou com muitas mudanças, quarto muito claro, períodos de novas adaptações que são mais favoráveis a despertares.
Enfim, o que, de alguma forma, abala a criança emocionalmente afeta o sono dela também.
Quando as crianças dormem bem diariamente esses períodos ficam evidentes e a maioria dos pais percebe uma doenças ou desconfortos apenas pela alteração no sono da criança.
Alguns estudos apontam que apenas 10% dos bebês desenvolvem a capacidade de adormecer sozinhos.
Os demais precisam ser ensinados, aliás, bons hábitos de sono só dependem dos pais, não importa a idade que a criança tenha tudo que ela aprendeu foi com os pais, quem as educou.
Entender suas necessidades verdadeiras
➡Depois que você ensinar seu filho a dormir e em algum momento ele mudar o comportamento voltando a chorar para dormir, passando mais tempo acordado, ou não se alimentando direito, observe o que está acontecendo.
É saúde, é emocional ou desenvolvimento? Reorganize se necessário a rotina e lhe dê muito amor e segurança.
➡Ajuste a rotina e o sono ao que seu filho necessita (como por exemplo: quando é hora de passar para 1 soneca ou eliminá-la).
Sempre encare um despertar noturno apenas como um alerta, observe, tente entender o que está acontecendo no ambiente familiar.
E aos poucos mude o necessário, seja na rotina, nos hábitos de sono ou no ambiente emocional.
Então, se você se vir perguntando novamentne se o bebê dormir a noite toda é milagre lembre-se que conhecer o seu bebê/criança, entender suas necessidades VERDADEIRAS é a “chave do sucesso”. Não existe milagre. Existe dedicação, bons hábitos e conhecimento!
Até mais!
Se você gostou desse post, poderá gostar também dos seguintes artigo que escrevemos:
Saltos de Desenvolvimento e Picos de Crescimento: Entenda o que é isso!