Por que as crianças mentem?

No post de hoje vamos falar sobre algo do dia a dia de muitos pais: por que as crianças mentem?

As crianças não mentem da mesma forma que os adultos, pois elas pensam de forma diferente. Então, uma mentira grave para um adulto pode não ser para uma criança.

Pelo imaginário das crianças, elas são mais propensas a interagir com o mundo da fantasia, não enxergando problemas em dizer algo que não é real, devido a confusão entre realidade e imaginação.

Inventam situações ou aumentam fatos para satisfazer as próprias vontades. É importante estar atento para ter certeza de que a mentira foi intencional, com o intuito de obter algum ganho pessoal.

E nesse caso, observe como VOCÊ ESTÁ EDUCANDO-A e respondendo as vontades dela.

Se no final, mesmo que de forma “errada”, ela sempre ganha, isso pode motivá-la a sempre querer ganhar, independente da forma que for.

 

Segurança emocional e a Criança que Mente

Outro ponto, as mentiras podem ser formas de esconder angústias e frustrações. Ou podem ser reproduções do comportamento dos adultos, uma vez que somos nós os modelos.

Atenção, nós temos um papel muito importante na hora de demonstrar honestidade. Por exemplo, pedir a criança para não contar algo para o pai/mãe ou fingir que não viu algo acontecer.

Praticar pequenos estímulos, podem fazer a criança achar que não tem problema contar uma mentirinha em seu próprio benefício.

As crianças observam tudo que os adultos fazem e, normalmente, agem de forma semelhante.

Então, quando a criança mentir, evite justificar suas atitudes, explique de acordo com a idade as consequências, com recursos lúdicos, livrinhos, histórias sociais.

Dê à criança a oportunidade de corrigir o erro, isso é mais válido do que punições e castigos.

E o fundamental: DE SEGURANÇA EMOCIONAL, saiba acolher o que ela sente, torne sua vida segura, entenda, ela não é um mini adulto, é uma criança.

Ela precisa estimular a mente, boas atitudes, atenção e atividades de qualidade, precisa aprender a dividir, a se doar, ela precisa de compreensão e amor.

Se o seu filho está mentindo, pense: O que está motivando esse comportamento? O que está “faltando”?

O comportamento das crianças, inclusive as mentiras de criança, é sempre um alerta a sua educação e ao que ela está vivenciando. A resposta para todas as perguntas, geralmente, está no ambiente em que ela vive!

 

Se você gostou desse post, poderá gostar também dos seguintes artigo que escrevemos:

Meu filho sente o meu estresse?

Você prefere a mãe ou pai?

O filho preferido

Pare de falar mal do teu filho!

Dificuldade para impor limites?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments