Por que meu bebê acorda no meio da noite?

Hoje tentaremos responder a pergunta de muitas mamães: Por que meu bebê acorda no meio da noite de 2 em 2 horas?

Existem muitos motivos para um bebê acordar a noite, geralmente é um conjunto de fatores e não apenas uma situação.

Um deles é, pegar no sono sob alguma influência, por exemplo: Imagine que você dormiu na sua cama, mas no meio da noite acordou NA COZINHA, no chão frio, mas você lembra que dormiu na cama, COMO FOI PARAR LÁ?

Isso seria no mínimo, confuso e assustador para qualquer adulto. “Quem me levou lá? Será que sou sonâmbulo?”

E a criança, sente algo muito parecido, então, quando ela dorme no colo, assim que ela passar por um ciclo de sono ela irá perceber que não está mais no colo e precisará voltar para pegar no sono novamente.

Se ela dorme mamando, na rede, vendo TV, mesma coisa…

A explicação para compreender melhor o sono do bebê é simples e biológica: Os bebês precisam aprender a se acalmar sozinhos. E ISSO NÃO SIGNIFICA FICAR UMA SEMANA NO BERÇO CHORANDO PARA APRENDER.

Existem mil formas lentas e gentis para isso. Quanto mais leve, mais demorado, mas também menos estressante e difícil para o bebê e a família.

Outro fator, o bebê passa por vários ciclos de sono a noite, mais curtos e com mais sono leve que os adultos contribuindo para mais despertares.

Ciclos do sono

Se alguma coisa o estiver incomodando nessa passagem de um ciclo para outro (profundo – leve – profundo, geralmente ocorre de 2 em 2 horas) os bebês tendem a acordar e chorar.

Motivo, sentem sono, QUEREM VOLTAR A DORMIR, mas não conseguem.

Encontre seu próprio “método” de ensinar o seu filho a pegar no sono sozinho (ou faça meu curso, uma consulta com especialista, comigo ou com outro, isso não importa, busque uma solução).

Algumas mamães para desvincular o colo da hora de dormir, passam a ensinar o bebê a dormir no carrinho, primeiro nanando, depois param de nanar.

Outras primeiro tiram o balanço do colo e depois vão para o berço. Já outras ensinam em suas camas e depois passam diretamente para o berço.

Então, o melhor é ter várias possibilidades e escolher a sua! É preciso conhecer o seu filho e ir testando o que funciona melhor para ele, lembre-se, é errando que se aprende.

Não desistir e manter uma boa rotina, é o segredo ❤️ para melhor entender por que meu bebê acorda no meio da noite.

Até mais!

 

Se você gostou desse post, poderá gostar também dos seguintes artigo que escrevemos com o tema “mãe”:

Saltos de Desenvolvimento e Picos de Crescimento: Entenda o que é isso!

Relação saltos de desenvolvimento e o sono

O famoso e difícil 8º mês do bebê (salto de desenvolvimento)!

Saltos de desenvolvimento – 1° mês

Saltos de desenvolvimento – 2° mês

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments