O famoso e difícil 8º mês do bebê (salto de desenvolvimento)!

O famoso e difícil 8º mês do bebê (salto de desenvolvimento)!

 

Hoje, irei falar de um dos meses que mais (literalmente) tira o sono das mamães e dos papais. O 8º mês do bebê é um mês muito intenso e marcado por diversos desenvolvimentos e isso faz com que os bebês fiquem mais chorosos, irritados, acordem mais vezes a noite. É como se tudo mudasse do dia para a noite.  A maioria dos pais descreve esse momento como: “o mês mais difícil”, mas na verdade essa dificuldade são apenas diversos desenvolvimentos e novas habilidades surgindo ao mesmo tempo. Vamos entender!

 

O padrão do sono de toda criança se modifica após esse mês (após esse longo salto de desenvolvimento), pois o relógio biológico do bebê (se ainda não havia se consolidado no sexto mês) nesse mês (até o 9º mês) se consolida. O bebê começa a dormir e despertar menos vezes a noite. Começa acordar pela manhã e pegar no sono a noite em horários muito parecidos. E também, dormir com mais profundidade (menos sono REM -sono leve- e mais sono NREM – sono profundo- a noite).

 

Nesse mês os bebês começam a tentar ficar em pé sozinhos, levantar no berço, levantar do chão e ficar em pé no sofá (alguns conseguem e outros apenas ficam o tempo todo tentando). Também, muitos bebês já começam a engatinhar ou se arrastar, mas todos demonstram interesse em fazer isso. Você irá observar que é um mês marcado por diversos desenvolvimentos motores e cognitivos. 

 

Lembrando que a maioria dos bebês treinam suas novas habilidades durante o sono noturno, então, você irá observar que o seu bebê começará a tentar se levantar (erguendo o bumbum) várias vezes durante o sono noturno, rolando muito pela cama toda e muitas vezes chorando e pedindo ajuda para voltar a posição que estava antes. Ele pode parecer muito inquieto e incomodado com essas coisas durante o sono. As sonecas podem ser mais curtas também (aqueles que dormiam 1 a 2 horas podem não passar de 40 minutos).

 

Os pais começam a perceber que nesse mês:

  • Os bebês não querem mais trocar a fralda e vestir a roupa (e isso pode começar mais cedo)
  • Ficam de mal humor, bravos e resmungando
  • Apresentam mais dificuldade e irritação durante as sonecas
  • Demoram mais tempo para pegar no sono, pois ficam brincando e acordam mais vezes durante a madrugada chorando
  • Perdem o apetite ou se distraem mais para se alimentar
  • Ficam mais impaciente
  • Os bebês choram com mais facilidade
  • Algo curioso, nesse salto muitos bebês parecem ter pesadelos a noite. Acordam chorando e gritando e só se acalmam com a presença dos pais (e logo isso passa)
  • Toda vez que saem do colo reclamam
  • Os bebês começam a fazer carinhas “fofas” e serem mais amorosos
  • Os bebês demonstram mais interesse pelos brinquedos

 

Depois que esse salto passa tudo se estabiliza e os bebês voltam a dormir normalmente e se sentirem melhor. Observação: os bebês que NÃO dormiam bem antes do salto irão apenas manter o seu padrão de sono, talvez melhorar um pouco (alguns pioram), mas nesses casos, isso não tem relação com o salto, é uma questão de hábitos.

 

Mais um detalhe, esse salto pode começar aos 7 meses e meio ou aos 8 meses, 8 meses e meio e seguir até os 9 meses, alguns bebês começam antes e outros depois. Entenda mais sobre esses detalhes e sobre o assunto (todos os meses e informações completas), também como estimular o bebê em cada mês no meu “Guia dos Saltos e Marcos de desenvolvimento”. Leia abaixo sobre ele:

 

Guia dos Saltos e Marcos de Desenvolvimento:

  • Nele você aprenderá como lidar com o sono e com a rotina do bebê durante essas crises;
  • Entenderá em detalhes o que são saltos, quando ocorrem e como identificá-los (por meio de uma tabela extremamente detalhada para você acompanhar todo mês o desenvolvimento do seu bebê). Também, irá entender quanto tempo duram as crises e de que forma afetam o bebê;
  • Irá aprender a identificar o que são picos de crescimento e quanto tempo duram cada um;
  • Aprenderá como incentivar e estimular o bebê em cada idade, de 0 a 3 anos;
  • Conhecerá os principais sinais de alerta do desenvolvimento da linguagem;
  • A sequência do desenvolvimento de várias habilidades motoras (1 mês a 12 anos);
  • Entenderá o papel do estímulo e do brincar no desenvolvimento infantil. Ou seja, diversas informações importantes sobre o desenvolvimento na primeira infância.

Até mais!

 

29 comentários em “O famoso e difícil 8º mês do bebê (salto de desenvolvimento)!”

  1. Uau! Muito didático e esclarecedor (e também confortante) seu texto. Obg por
    Compartilhar esse conhecimento tão maravilhoso que traz esperança e paz a nós pais de primeira viagem. Obrigada!

    Responder
  2. Meu Deus só sei chorar nesse salto de desenvolvimento do meu filho parece que nunca mais vai ter fim. Me sinto esgotada fisicamente e mentalmente. Só Deus pra me ajudar! Não vejo a hora disso tudo passar 🙁

    Responder
  3. Até agr está sendo o pior salto. De dia ele está super agitado e tem treinado bastante o levantar, agarrar nas coisas e dar os passinhos com apoio. Eu fico só o pó,isso pq a noite tem acordado de 2 em 2hs, fazendo exatamente o que ta escrito ai, levanta a bundinha e se mexe a noite todo. Senhor, me ajuda.

    Responder
    • O meu tabm tá assim chora chora quando coloco na cama abre o berreiro daí pego se estica todo paresse que não quer ficar no colo da balanço faço de tudo até ferrar no sono daqui uma hora acorda de bruco chorando tenho que pegar da mama e assim vai AFF aii jesus daime força

      Responder
  4. Alguém que passou por esse salto, me diga que passa mesmo, por favor!!! Meu bebê dormia muito bem, passou pelo salto do 4°mês (que foi dificil), mas esse do 8° mês é de longe (até agora) o pior. Está sendo MUITO difícil nossas noites.

    Responder
  5. Meu Deus descreveu minha bebê,muito agitada sem contar que ela não quer saber de comida sólida ,frutas, papas … pensei que fosse os dentes mas acho que juntou tudoooo !pense rsrss

    Responder
    • Com o meu filho está acontecendo tudo isso tbm, ele só quer peito, nada de fórmula e nenhum tipo de comida, nenhuma frutinha, nadaaa.. tbm estão nascendo 4 dentinhos de uma vez só 😔 faz 2 semanas que ele só tira as sonecas no colo, tento várias vezes colocá-lo no berço ou na cama, mas ele não aceita de forma alguma, está super carente.😔 Tá muitoooo difícil essa fase..🥲

      Responder
  6. Aliviada em ler essa informação, já estava achando que tinha algo errado por aqui, bebê bravo, alterado nos padrões de sono até então estabelecidos e a mãe como? Maluca, descabelada e esgotada ao extremo!

    Muito bom saber desse bendito saldo de desenvolvimento dos 08 meses… e que salto!!!

    Responder
  7. O pior mês até agora, é incrível como de um dia para o outro a criança simplesmente regride em questão de sono. Eu e minha mulher estamos acabados (minha mulher muito mais por ter de ficar com a nossa filha por mais tempo), porém cada coisa nova que nossa filha aprende é como se fosse ago mágico. Só espero que isso tudo passe logo e possamos ter uma noite de sono sem que nossa filha desperte quase 20 vezes em uma noite (isso aconteceu e quase enlouqueceu a gente kkkkkk).

    Responder
  8. Descreveu o meu filho, ele sempre foi muito calmo bonzinho e de um dia pro outro mudou completamente agora são 1:03 da manhã horário que consegui fazer ele dormir, eu e meu esposo estamos esgotados mentalmente e fisicamente esse post e os comentários foram muito necessários para nós. É só uma fase e vai passar 🙏🏽

    Responder
  9. Exatamente isso… parece que nunca vai passar 😭 estou exausta e cada dia na expectativa de dias e madrugadas melhores. Por aqui ñ tínhamos problemas com sono… com 4 meses notei diferença mas agora aos 8 sem comparação, terrível. Acorda a cada duas horas.

    Responder
  10. Super me identifiquei….muito bom seu texto, esclarecedor e muito tranquilizante para as mamães de primeira viagem. Obrigada por compartilhar essas informações!!!

    Responder

Deixe um comentário