O famoso e difícil 8º mês do bebê (salto de desenvolvimento)!

Comportamento e Educação Mês a Mês Sono Infantil

O famoso e difícil 8º mês do bebê (salto de desenvolvimento)!

 

Hoje, irei falar de um dos meses que mais (literalmente) tira o sono das mamães e dos papais. O 8º mês do bebê é um mês muito intenso e marcado por diversos desenvolvimentos e isso faz com que os bebês fiquem mais chorosos, irritados, acordem mais vezes a noite. É como se tudo mudasse do dia para a noite.  A maioria dos pais descreve esse momento como: “o mês mais difícil”, mas na verdade essa dificuldade são apenas diversos desenvolvimentos e novas habilidades surgindo ao mesmo tempo. Vamos entender!

 

O padrão do sono de toda criança se modifica após esse mês (após esse longo salto de desenvolvimento), pois o relógio biológico do bebê (se ainda não havia se consolidado no sexto mês) nesse mês (até o 9º mês) se consolida. O bebê começa a dormir e despertar menos vezes a noite. Começa acordar pela manhã e pegar no sono a noite em horários muito parecidos. E também, dormir com mais profundidade (menos sono REM -sono leve- e mais sono NREM – sono profundo- a noite).

 

Nesse mês os bebês começam a tentar ficar em pé sozinhos, levantar no berço, levantar do chão e ficar em pé no sofá (alguns conseguem e outros apenas ficam o tempo todo tentando). Também, muitos bebês já começam a engatinhar ou se arrastar, mas todos demonstram interesse em fazer isso. Você irá observar que é um mês marcado por diversos desenvolvimentos motores e cognitivos. 

 

Lembrando que a maioria dos bebês treinam suas novas habilidades durante o sono noturno, então, você irá observar que o seu bebê começará a tentar se levantar (erguendo o bumbum) várias vezes durante o sono noturno, rolando muito pela cama toda e muitas vezes chorando e pedindo ajuda para voltar a posição que estava antes. Ele pode parecer muito inquieto e incomodado com essas coisas durante o sono. As sonecas podem ser mais curtas também (aqueles que dormiam 1 a 2 horas podem não passar de 40 minutos).

 

Os pais começam a perceber que nesse mês:

  • Os bebês não querem mais trocar a fralda e vestir a roupa (e isso pode começar mais cedo)
  • Ficam de mal humor, bravos e resmungando
  • Apresentam mais dificuldade e irritação durante as sonecas
  • Demoram mais tempo para pegar no sono, pois ficam brincando e acordam mais vezes durante a madrugada chorando
  • Perdem o apetite ou se distraem mais para se alimentar
  • Ficam mais impaciente
  • Os bebês choram com mais facilidade
  • Algo curioso, nesse salto muitos bebês parecem ter pesadelos a noite. Acordam chorando e gritando e só se acalmam com a presença dos pais (e logo isso passa)
  • Toda vez que saem do colo reclamam
  • Os bebês começam a fazer carinhas “fofas” e serem mais amorosos
  • Os bebês demonstram mais interesse pelos brinquedos

 

Depois que esse salto passa tudo se estabiliza e os bebês voltam a dormir normalmente e se sentirem melhor. Observação: os bebês que NÃO dormiam bem antes do salto irão apenas manter o seu padrão de sono, talvez melhorar um pouco (alguns pioram), mas nesses casos, isso não tem relação com o salto, é uma questão de hábitos.

 

Mais um detalhe, esse salto pode começar aos 7 meses e meio ou aos 8 meses, 8 meses e meio e seguir até os 9 meses, alguns bebês começam antes e outros depois. Entenda mais sobre esses detalhes e sobre o assunto (todos os meses e informações completas), também como estimular o bebê em cada mês no meu “Guia dos Saltos e Marcos de desenvolvimento”, baixe de forma gratuita. Ele foi desenvolvido para te ajudar com os períodos de crise com muito carinho  (clique aqui para baixar) ou leia mais nesse post!

 

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments