Você sabia que a soneca da manhã e a da tarde são diferentes?

Comportamento e Educação Sono Infantil

Você sabia que a soneca da manhã e a da tarde são diferentes?

 

A soneca da manhã para o organismo tem uma função diferente da soneca da tarde e por esse motivo é muito importante que a criança não perca nenhuma. A soneca é tão importante para o desenvolvimento adequado do bebê e da criança quanto o sono noturno. Ela está ligada diretamente ao crescimento e o desenvolvimento cognitivo.

O sono da manhã é marcado por mais sono REM. Estágio do sono onde sonhamos e está ligado a memória, desenvolvimento cognitivo e a maturação cerebral.

O sono da tarde é mais marcado pelo sono NREM. Estágio do sono responsável pela restauração físicas e crescimento, tudo que falamos no vídeo específico sobre ele.

 

Você sabia que as crianças sentem sono mais cedo na soneca da manhã?

Observe, começar o dia com uma boa soneca já ajuda a organizar melhor o restante do dia e geralmente os bebês/crianças sentem sono mais cedo na soneca da manhã do que na da tarde, por exemplo: seu bebê de 7 meses já aguenta 2 horas e meia acordado entre cada soneca, mas na da manhã ele sentirá sono em 2 horas depois que acordou. Enfim, o sono da manhã sempre será alguns minutos mais cedo. E muitas famílias pensam que como a criança acabou de acordar pode ficar mais tempo acordada e na verdade é o oposto.

 

Dicas rápidas, mas muito boas para ajustar as sonecas:

  • Sempre observe quanto tempo o seu bebê consegue ficar acordado entre uma soneca e outra (somente depois dos 8/9 meses o bebê aguentará 3 horas acordado (fazendo só duas sonecas) e somente depois 14/18 meses o bebê aguentará 5 horas acordado (fazendo apenas uma soneca só). Quando acordar comece a contar o tempo que ele demora para começar a demonstrar sono novamente (se acordar bocejando é um indício de que não descansou o suficiente e ai sentirá sono mais cedo);
  • Sonecas restauradoras precisam ter no mínimo 45 minutos (sendo 1 hora o ideal e no máximo 2 horas). Se o seu bebê não dorme essa quantidade, observe o que no seu ambiente está atrapalhando a soneca (luz no quarto, passou muito da hora de dormir e está agitado, dormiu no colo, etc.);
  • Até os 3 meses as sonecas são mais curtas, mas após esse período elas começam a esticar naturalmente se o ambiente que o bebê dorme é propício para isso. Prolongue sempre que conseguir;
  • Naturalmente, o bebê que dorme 2 horas em cada soneca fará menos sonecas no dia e aquele que dorme menos em cada uma fará mais sonecas. Por isso, a quantidade de sonecas é relativa para cada bebê.

Para saber até que idade seu bebê ainda fará sonecas e mais detalhes  clique aqui.
 

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments