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Quando as sonecas acabam? Como ajudar as crianças a ficarem bem sem o sono da tarde

Comportamento e Educação Sono Infantil

Quando as sonecas acabam? Como ajudar as crianças a ficarem bem sem o sono da tarde

 

Geralmente quando as crianças chegam aos 3 anos a soneca do dia é eliminada e o sono passa a ser muito parecido com o do adulto (monofásico, nenhuma soneca durante o dia e todo sono concentrado a noite).

Isso acontece, pois a criança já precisa ficar acordada entre 11 a 12 horas para sentir sono novamente. Então, sonecas durante o dia acabam atrapalhando o sono noturno e levando a criança a dormir muito tarde (depois das 22:00) e como já falei muitos vezes isso não é bom e favorável para o desenvolvimento da criança (leia mais nesse post).

Porém, muitas crianças quando chegam próximas dos 3 anos já param de fazer essa soneca, pois começa a prejudicar o sono da noite, mas ainda sentem sono entre 17:30/18:00 horas. Como fazer?

Assim como a mudança de duas sonecas para uma quando a criança completa 1 ano a 1 ano e meio (a transição do sono Bifásico – um período de sono diurno com sono concentrado a noite – para sono monofásico) pode gerar algum tipo de cansaço ou mudança de humor durante o dia.

É exatamente como nós adultos quando mudamos o nosso horário de acordar e passamos a acordar mais cedo (dormindo o mesmo número de horas) sentiremos sono e mais cansaço nos primeiros dias.

Saiba que isso é normal e cerca de metade de todas as crianças param de cochilar aos três anos de idade (a outra metade aos 4 anos).

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Muitas crianças aos 2 anos começam a lutar contra a soneca, mas saiba que isso está ligado ao comportamento (não querem perder tempo, querem continuar brincando), pois nessa idade as crianças percebem que podem escolher o que fazer e inicia-se alguns desafios (“famosas birras”).

Porém, a maioria ainda sente sono e não está na hora de abandonar a soneca (que são muito importantes para o desenvolvimento da criança e fazem diferença na aprendizagem).

Nesse caso a família precisa trabalhar as questões que estão envolvidas na recusa da soneca (comportamento), conversando e explicando a situação, com reforço positivo ou programar novas atividades (exemplo: atividades que cansem fisicamente a criança algumas horas antes de dormir e depois criar um bom relaxamento).

Crianças que demonstram sono no meio da tarde ainda precisam da soneca (por exemplo, entre 14:00 a 16:30), porém, lembrem que a soneca precisa ocorrer até no máximo as 14:00 e para algumas antes disso (para não atrapalhar o sono noturno).

 

Como identificar esse momento?

  • Quando a criança levar mais de 40 minutos para adormecer (mudar o seu comportamento sem motivo aparente) e ela não ter mais sono no horário habitual da soneca;
  • Nos dias que a criança dormir na parte da tarde apresentar dificuldades para pegar no sono cedo a noite;
  • Quando dormir a tarde começar a diminuir as horas de sono noturnas (dormir mais tarde e acordar mais cedo ou dormir na hora, mas acordar mais cedo);
  • Quando você perceber que o(a) seu(a) filho(a) já passa 10 a 12 horas acordado sem sentir sono (o sono geralmente começa lá pelas 17:00 horas).

Como facilitar o início da transição:

Muitas crianças simplesmente escolhem parar de dormir e ficam muito bem, outras nem tanto, então, você pode fazer isso de duas formas:

1- Simplesmente eliminar o cochilo e esperar a criança se adaptar. Toda vez que ela sentir sono distrair com alguma atividade;

2- Fazer de forma gradual: 1 dia cochila, depois fica 3 dias sem cochilar, ai cochila um dia e fica 4 sem e seguir esse ritmo até ela não pedir mais os cochilos. Lembrando que nos dias que a criança dormir a tarde você deve cuidar para a soneca não ultrapassar 30 minutos a 1 hora de sono. Muitas vezes até 15/20 minutos já ajuda a criança a se sentir bem.

 

Como ajudar a criança a se sentir melhor mesmo sem o sono da tarde:

 

Dormir mais cedo

Como a criança ficará acordada direto o horário do sono noturno precisa ser ajustado e muitas crianças até se adaptarem bem (algumas até os 5 anos) precisam ir dormir mais cedo. Isso é fundamental para o descanso, saúde e bem estar da criança (leia mais sobre esse assunto nesse post). Algumas, 18:30 já precisarão estar prontas (jantar, banho, etc.) para dormir as 19:00. E conforme o tempo for passando podem ir dormir as 20:00.

Lembrando que as crianças que vão para a escola cedo precisam sempre dormir CEDO. Se a criança precisa acordar as 7:00, as 19:00 precisa estar dormindo. Qualquer sono perdido influencia negativamente na qualidade de vida da criança.

Muitas crianças que param de fazer soneca durante o dia, depois de adaptadas (dentro de 30 dias) passam a dormir 1 hora a mais durante a noite (podendo dormir até 13 horas durante a noite).

Na prática o ajuste fica assim: se o sono recomendado (linha azul escuro da tabela abaixo) são de 10 a 13 horas, geralmente as crianças nessa idade ainda dormem 12 horas noturnas, podendo aumentar para 13 horas.

Se o seu filho não dorme essa quantidade você precisa colocá-lo para dormir mais cedo e trabalhar uma boa higiene do sono (algo deve estar interferindo no sono). Todas as crianças são capazes de dormir bem, apenas precisam viver em um ambiente que favoreça essas condições.

(Tabela oficial da National Sleep Foundation)

Observação: As crianças tem necessidades de sono diferentes, porém, a maioria quando tem uma boa higiene do sono e o ambiente favorável dormem 12 horas. Então, antes de avaliar as horas que o seu filho realmente precisa é necessário observar o todo (como já falei).

 

Transforme cochilos no “momento do descanso”:

Essa é uma das dicas mais valiosas (utilizei com Francisco e Antônio e até hoje eles tem o momento do descanso após o almoço).

Não dormir mais a tarde não significa que a criança não precise de algum tipo de descanso durante as 12 horas acordada para “recarregar as suas baterias”.

Então, no lugar da soneca você deve criar um momento de tranquilidade. Em vez de dormir, descansar 1 hora no mesmo horário. Você pode criar a hora da leitura e ler livros com ela, ouvir músicas tranquilas, brincar de massinha, pintar/colorir desenhos com tranquilidade (se colocar música precisa ser mais tranquila). Nesse momento desligue a TV e torne o ambiente favorável a esse descanso.

Porém, se você está retirando a soneca, pois identificou que isso é necessário, cuide para não baixar a luz, deitar a criança no quarto e acabar favorecendo o momento do sono. Para essas crianças uma atividade tranquila na sala é o ideal.

Para as crianças que já assistem desenho a mamãe pode criar “o momento do cinema” (deitar na sala e assistir com tranquilidade durante 1 hora).

OBSERVAÇÃO: é importante lembrar e destacar que não é legal assistir eletrônicos 2 horas antes de dormir, ou seja, 17:00 a TV da casa toda precisa estar DESLIGADA.

Até mais!

 

*Imagem: Freepik

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