Como ensinar bons hábitos de sono para a criança?

O que são bons hábitos de sono para a criança?

Todas as vezes que pensarmos em organizar o sono de uma criança ou ensiná-la a dormir da forma correta, o primeiro passo é entender o que significa Higiene do Sono e o que são bons hábitos de sono (e isso vale para adultos também).

Afinal, a nossa vida é feita de hábitos, ou seja, hábitos são comportamentos que aprendemos e repetimos frequentemente, tornando-os algo automático para nosso cérebro, parte da rotina, do dia a dia. Fazemos sem perceber, de forma inconsciente, como acordar e escovar os dentes.

E existem alguns hábitos que favorecem o nosso sono e outros que fazem o efeito contrário. E higiene do sono nada mais é do que uma série de comportamentos e hábitos que realmente nos ajudam a dormir melhor. Então, hoje vou te ensinar como fazer uma boa higiene do sono para as crianças. Vamos lá:

 

O monstro da hora de dormir:

Em primeiro lugar você precisa entender que o sono para as crianças pode significar apenas mais um momento do dia, ALGO NATURAL ou um momento CHATO, um monstro que causa MEDO, um momento HORRÍVEL.
E isso depende da forma que você desenvolveu a rotina noturna dela, e claro, a forma que você mesma(o) vê o sono.

Para começar qualquer mudança o primeiro passo é mudar o seu sentimento em relação a hora de dormir da criança e mostrar para ela que o final do dia é a hora mais legal de todas (aprenda mais sobre isso aqui).

 

A hora de dormir começa ao anoitecer:

Para o nosso organismo entender quando é hora de dormir precisamos seguir o ritmo natural do dia. Começou a escurecer lá fora, dentro de casa faça o mesmo. O organismo da criança (e do bebê) precisa entender quando diminuir o ritmo e preparar o corpo para o sono.
Não adianta começar a correr ou realizar brincadeiras agitadas as 19:00 e as 20:00 obrigar a criança a dormir. Naturalmente o organismo afastará o sono levando a criança a ficar superestimulada, tornando a hora de dormir realmente difícil (entenda todos esses detalhes clicando nesse post).

 

Horário para dormir:

Um dos maiores segredos para manter uma boa rotina de sono, tanto para a criança, quanto para o adulto é estabelecer um horário fixo para dormir (todo dia no mesmo horário). E isso é importante, pois o nosso corpo flui em um ritmo natural de acordo com cada momento do dia, sentimos mais fome no almoço, mais sono no final do dia e chamamos isso de “ritmo circadiano” ou relógio biológico.

Nascemos para acordar com o nascer do sol e dormir após o anoitecer. Observe que no final do dia você se sente mais cansado, sua criatividade diminui e parece que o seu corpo quer tomar um banho e apenas relaxar, aliás, é realmente é isso que ele precisa. Então, quando criamos um ritmo isso se torna natural para o nosso corpo e dormir todo dia no mesmo horário colabora muito para manter esse equilíbrio.

Todos os dias quando o horário de dormir se aproximar será mais fácil pegar no sono, pois o seu corpo estará pedindo para isso ocorrer. Quando você foge desse momento, quando atrasa esse horário, o sono passa e seu corpo acaba ficando ativo novamente e aí sim é mais difícil se concentrar novamente para dormir. E para as crianças isso é extremamente importante.

Outro detalhe, quando dormimos mais cedo a qualidade do nosso sono é melhor, então, para manter um bom sono é importante dormir cedo. Para as crianças até no máximo as 20:00 e para os adultos até 22:00 (leia mais sobre isso aqui). Acordar cedo também é importante, seguindo nosso ritmo natural.

 

Atenção a alimentação:

Para o sono noturno ter qualidade é importante manter uma boa alimentação diurna também. Muitas crianças acordam para mamar a noite, pois durante o dia não receberam a quantidade de calorias necessárias. Acabam mamando a noite toda e comendo pouco durante o dia, tornando esse momento uma bola de neve (se alimenta muito na madrugada e pouco durante o dia).

E aqui existe um ponto essencial para analisar: O jantar da criança precisa acontecer pelo menos 2 horas antes de dormir para que o organismo consiga realizar todos os processos digestivos na hora correta (antes de dormir). Isso é fundamental para um sono de qualidade.

Observe: Nenhum bebê ou criança dorme com fome, porém, lembre-se: Que horas você come? A noite toda ou durante o dia? Então, foque na alimentação diurna, com alimentos saudáveis e de qualidade.

 

Eletrônicos:

A luz azul dos eletrônicos interfere diretamente na produção de melatonina (causando um atraso de fase considerável) e na qualidade do nosso sono noturno em geral. Desligue os eletrônicos 2 horas antes de dormir. Lembrando, não recomendo que crianças menores de 2 anos tenham contato com eletrônicos e após essa idade, que aja um controle no tempo de 1 a 2 horas (no máximo) por dia apenas. Entenda mais sobre esse tema aqui e aqui.

 

Rotina adequada:

A rotina para os bebês não os torna robôs, e sim, SEGUROS, então, para eles é fundamental. Crie horário para almoço, lanche, passeios, jantar, banho e hora de dormir (referências básicas), pois isso faz muita diferença no sono noturno. Entenda em detalhes clicando aqui.

 
 
 

Dormir cedo e no escuro (soneca e a noite):

Até os 9 anos, mais ou menos, o ideal é não passar das 21:00 horas. Quanto menor a criança for mais cedo ela vai sentirá sono, entre 19:00 às 20:00. Lembrando de todo conteúdo que falamos ao longo do post, passar da hora pode superestimular a criança e prejudicar o seu sono. E dormir totalmente no escuro por si só já melhora a qualidade do sono, entenda em detalhes esse ponto clicando aqui.

 

Pegar no sono no local onde permanecerá dormindo:

Aqui é simples: Imagine que você dormiu na sua cama confortável e no meio da noite (durante um ciclo de sono) acordou no meio da cozinha, como iria se sentir? No mínimo iria estranhar, não voltaria a dormir e ficaria pensando como foi parar lá.

Lembrando que passamos em média por 4 ou 5 durante a noite, mas as crianças passam por mais ciclos, pois dormem por mais tempo.

O bebê sente algo parecido e em cada ciclo de sono buscará voltar para o lugar que pegou no sono. Lembrando que isso geralmente ocorre com mais intensidade após o 4º mês. Muitos bebês aos 2 meses já demonstram estranhamento, outros até o 3º mês dormem bem e apenas na virada para o quarto mês (durante o salto de desenvolvimento desse mês, entenda mais sobre isso aqui) começam a acordar a cada ciclo por esse motivo.

Enfim, ensine seu bebê a dormir em vários locais e não apenas no colo ou mamando, permita que ele desenvolva essa autonomia e realmente tenha um sono de qualidade.

Lembrando que: Jamais ensine isso ao seu bebê/criança por meio de abandono, deixando-o chorando sozinho no berço, sempre atenda e ajude seu bebê. Existem mil formas de ensinar esses processos com muito amor e carinho.

Lembre-se: Entender as verdadeiras necessidades do seu bebê (o que é fome, sono, estresse, necessidade de carinho, tédio, dor) é fundamental para criar uma conexão forte, saudável e possibilitar um dia tranquilo também.

 

E o último, mas extremamente importante: SEGURANÇA EMOCIONAL

É essencial na hora de dormir, pois os bebês compreendem o mundo por meio das emoções do adulto, do ambiente em que ele vive. Se os pais estiverem com medo, chateados, irritados, o bebê sentirá. Então, passe bons sentimentos para seu filho/filha na hora de dormir, crie um lindo momento (como citei no início do post) e mostre que a hora de dormir é gostosa e muito legal!

 

Para te ajudar de pertinho:

Conheça meu Curso de Sono e ensine seu bebê a dormir com amor e da forma correta;

Conheça meu livro infantil criado para ajudar a criança a relaxar e dormir mais tranquila;

Conheça meu livro sobre saltos de desenvolvimento e acompanhe de perto o desenvolvimento do seu bebê;

Chegou a hora do desfralde? Conheça meu livro e aprenda como fazer isso da forma correta, com amor e sem traumas.

 

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments