Tornando a hora de dormir a mais legal do dia (Episódio 01)

Olá pessoal!

 

Esse POST é um resumo do primeiro episódio da nossa série no Instagram MOM`S TALKS. Baixe no final do post o MAPA MENTAL!

 

Tornando a hora de dormir a mais legal do dia!

 

“Lá em casa a hora de dormir é terrível”… “Meu filho nunca quer ir dormir”… Isso é o que ouço de muitas famílias. E o que deveria ser o momento mais esperado do dia para a criança, em muitos lares é a hora da “briga, do choro, da luta”.

Por que isso acontece?

Para muitas crianças o momento de dormir é uma quebra do que ela estava fazendo, por exemplo, ela estava “a mil”, brincando, correndo, pulando e do nada e ela ouve a frase: “Vamos dormir, chegou a hora de ir pra cama”.

Porém, para a criança isso é uma quebra do momento divertido, por isso o choro, birra para não querer dormir. E como mudar a visão dela, como fazer com que ela veja o sono como algo positivo? Como criar a hora mais legal do dia, como fazer a “rotina do boa noite” da melhor forma possível?

A noite não começa na hora de dormir, na hora de dar boa noite, e sim, na hora que começa a anoitecer lá fora também (depois das 17:30). Assim, naturalmente o nosso corpo da criança irá interpretar, por conta do nosso relógio biológico, dia (luz), início da noite (escuro), que a noite está chegando (leia mais sobre isso aqui).

Também, as crianças se sentem mais seguras quando elas sabem o que irá acontecer durante seu dia, sua rotina. Porém, como as crianças não tem relógio (e não entendem o tempo), como elas fazem para se orientar?

Isso acontece por meio das atividades que a criança realiza no dia, por exemplo, hora do almoço é o meio-dia, hora do lanche, meio da tarde, café da manhã, início do dia. E a noite, hora de curtir a família, relaxar e dormir!

“A hora mais legal do dia” deve ser um momento de total foco nos filhos, ela existe exclusivamente para os pais criarem mais conexão e segurança emocional com seus pequenos. Consequentemente melhorando a qualidade de sono, pois a criança irá relaxar e se sentir muito segura no seu quarto ao lado de quem mais ama, seus pais!

Reforçando: Esse momento deve ser tranquilo e seguro (nada de ameaças e medo), deve gerar segurança emocional na criança. Importante: Sem celular e atividades paralelas.

Lembrando: É importante que você faça atividades legais (brincadeiras) dentro do quarto da criança para ela criar conexão e identificação com o lugar que ela dorme, deve ser um ambiente legal e aconchegante.

Não esqueça: Mudanças de rotina causam estranhamento, exigem planejamento, e tempo para adaptação. É um processo, ou seja, introduza aos poucos a nova rotina, não falhe e não desista, pois logo seu filho verá esse momento, a hora de dormir, como o momento mais legal do dia!

Para assistir a LIVE completa CLIQUE AQUI.

 

BAIXE AQUI o o MAPA MENTAL com o passo a passo.

 

COMPRE MEU LIVRO NA AMAZON CLICANDO ABAIXO:

OBS: O livro só está disponível para o formato “aplicativo Kindle para celular” e não para  o “tablet kindle”.

 

Conheça também meu programa de sono infantil e tenha a sua tão deseja “melhor noite de sono da maternidade” CLICANDO AQUI.

 

Leia mais posts sobre o tema clicando abaixo:

Medo de dormir sozinho

Devo usar uma naninha?

Quanto tempo uma criança demora para dormir?

Devo fazer a famosa mamada dos sonhos?

Até que idade as crianças fazem soneca?

 

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments