Devo fazer a famosa mamada dos sonhos?

Amamentação Maternidade/Filhos

Devo fazer a famosa mamada dos sonhos?

 

A famosa “mamada dos sonhos” (que eu chamo de mamada da madrugada) é uma mamada que a mãe faz antes de ir dormir para evitar que o bebê acorde por fome na madrugada.

Ela serve também, para retirar alguns costumes, por exemplo, o bebê acorda todo dia às 23h00 então, a mãe começa a dar às 22h30 (antes dele acordar) e cada dia vai dando mais tarde até o bebê parar de pedir em um horário específico.

A dúvida é quando se deve mesmo fazer essa mamada?

Quando o bebê acorda realmente entre a 00h00 e 3h00 horas para mamar, pois ele tem fome.

Para bebês menores, que tem uma necessidade alimentar menos espaçada, por exemplo, muitos bebês até o 7º mês só conseguem dormir 5 a 8 horas seguidas, mamar e dormir mais 3 a 5 horas.

Geralmente 1 mês após a consolidação do almoço e jantar (8º mês) já conseguem ficar até 10 horas sem se alimentar.

Então, muitas mães escolhem dar essa mamada antes de ir dormir (entre 22h00 e 00:00) e outras preferem dar às 5/6h00 quando o bebê solicita.

Já outras são nos 2 horários e aos poucos vão eliminando esses mamas até o bebê ficar 12 horas sem comer na noite.

Fome ou hábito?

Porém, para entender quando é necessária, é preciso conhecer seu bebê e saber diferenciar o que é fome e o que hábito.

Por exemplo, dormir mamando e acordar de 2/2h para mamar a noite toda mesmo depois do 4º mês.

Ela precisa prestar atenção na alimentação diurna, fazer uma boa higiene do sono, rotina noturna equilibrada.

Enfim, essa mamada ajuda em algumas situações e em outras não serve para nada, pois o motivo do bebê acordar não é fome e ela não fará diferença.

Às vezes os bebês acordam para buscar o colo da mãe (pois, dormiram dessa forma), as vezes estão com calor, frio, quarto está claro (e eles se confundem se devem dormir ou acordar).

Ou ainda, estão em um salto passando por um avanço em sua memória (acordam e ficam lembrando de algo novo que aprenderam e passam minutos ou horas “treinando” no meio da noite). Afinal, nem sempre é fome.

Essa análise é muito importante para você se conectar profundamente com seu bebê e mostrar para ele que valoriza seus sentimentos e necessidades!

 

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments