Rotina ajuda ou atrapalha?

Rotina ajuda ou atrapalha?

Ouço muitas pessoas falando que a rotina torna a criança um robô, que elas não sabem o que fazer quando algo inesperado acontece. Que a vida não pode girar em torno da criança e a família acaba se prejudicando ou se limitando. Porém, sinto muito em estragar seu sonho de “desculpas esfarrapadas” (para não ter trabalho em criar uma rotina adequada a idade e necessidade do seu filho). Mas, na verdade, a vida de todo o ser humano SÓ FUNCIONA POR CONTA DAS ROTINAS.

E mesmo que você pense que não tem rotina, VOCÊ TEM. Pode ser uma rotina pouco eficiente, com hábitos inadequados, MAS É UMA ROTINA. Afinal, seu cérebro precisa de referências constantes para gastar menos energia e conseguir executar diversas funções ao mesmo tempo. Um exemplo, temos horário para chegar no trabalho, (mesmo que  em home office), quem faz faculdade tem prazos, as crianças têm horário para chegar e sair da escola.

Outro pronto, fugir da rotina, viajar, fazer atividades diferentes, e depois retornar para a rotina também é importante ensinar para os nossos filhos (e para nós mesmos). Porém, sair da rotina eventualmente, não significa que todo o resto deve ser uma bagunça.

 

Rotina significa segurança:

A rotina para as crianças representa mais do que seguir horários, elas não têm relógios e não entendem “o tempo”, hoje, amanha, depois. Então, são as atividades que as orientam e trazem segurança para seu dia. E é por esse motivo que as crianças sentem uma necessidade natural de antecipar as situações.

Imagine se todo dia quando acordasse você não soubesse que horas fossem, se iria tomar café ou não, se teria que ir para o trabalho ou não. Todos nós desenvolvemos algumas referências em nosso dia para nos sentirmos mais seguros, por exemplo: Sabemos a hora que precisamos almoçar pela hora que começamos o trabalho. Ou quando o final do dia está chegando e estamos cansamos, olhamos para a hora e vemos que o trabalho está terminando, automaticamente nos sentimos mais leves, pois sabemos pela hora que logo poderemos descansar.

Os bebês também fazem isso, porém, não é de forma consciente como nós, eles sabem que após o lanche terá a soneca e esperam por esse momento. E quando não acontece estranham e ficam mais agitados.

A falta de rotina pode deixar a criança ou o adulto agitado, ansioso e isso tudo influencia no nosso sono também. Observe, quando você está passando por situações difíceis, com certeza isso afeta seu sono de alguma forma. Então, rotina para as crianças significa apenas SEGURANÇA e nada mais!

 

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments