Depressão por falta de sono?

Saúde e Cuidados

Depressão por falta de sono?

 

A falta de sono causa grandes impactos em nossa saúde emocional, como impaciência, ansiedade, depressão, desanimo constante até mesmo em casos graves ideação suicida.

Segundo diversas pesquisas, mais de dois terços da população não dormem adequadamente, pois apresentam algum distúrbio do sono ou dormem menos do que o indicado.

De acordo com a OMS, a população brasileira é a mais ansiosa e deprimida da América Latina. O nosso país consome mais remédios para dormir, para depressão e ansiedade que todos os demais.

Segundo dados divulgados pelo IBGE mais de 11 milhões de brasileiros tomam remédios para dormir. E não é difícil compreender a relação que a privação de sono tem com as desordens emocionais.

Então, é fundamental ressaltar que o corpo vai de alguma forma sofrer com esses efeitos, seja em curto, médio ou longo prazo, isso é inevitável.

Sono e qualidade de vida

 

É por esse motivo que o tempo e a qualidade do nosso sono estão ligados diretamente a nossa qualidade e tempo de vida.

É possível perceber esses sintomas aparecendo cada dia mais precocemente, por exemplo, a depressão é segunda principal causa de morte em jovens entre 15 e 29 anos e acredite que os problemas se iniciam muito antes dessa idade.

Nossa geração está sentindo com mais intensidade o fardo dos maus hábitos sejam alimentares, de sono, de rotina, organização pessoal.

Pois, junto com a tecnologia surgiram os madrugadores curiosos onde dormir era considerado perda de tempo, ficávamos acordados desde os 3 anos até meia noite e seguindo essa premissa é fácil entender os números que apresentei acima ou as doenças da atualidade.

Eu por exemplo, demorei muitos anos para conseguir me equilibrar, conseguir dormir mais cedo, não procrastinar e conseguir sempre manter o meu foco.

Mas, hoje eu não desejo isso para os meus filhos e com muita consciência eu faço com eles o oposto do eu vivi, pois só eu sei o quanto foi custoso mudar os meus hábitos.

Considerando todos os benefícios do sono e os malefícios da sua privação, a gente pode concluir que dormir bem é o melhor “remédio ou vitamina” que existe para o nosso corpo e pra nossa mente.

Valorize o seu sono!

 

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments