Quando a soneca atrapalha?

Quando a soneca atrapalha?

Geralmente quando as crianças chegam aos 3 a 4 anos a soneca do dia é eliminada e o sono passa a ser muito parecido com o do adulto.

Mas, e agora como identificar que é hora de terminar a soneca. Vamos lá para algumas dicas:

Quando a criança levar mais de 40 minutos para adormecer (mudar o seu comportamento sem motivo aparente) e ela não ter mais sono no horário habitual da soneca (depois dos 3 anos);

Nos dias em que a criança dormir na parte da tarde apresentar dificuldades para pegar no sono (cedo) a noite (chegou 19h30 e ela ainda não apresenta sinais de sono ou 20h00 e não consegue dormir);

Quando a criança começar a dormir menos horas a noite (dormir mais tarde e acordar mais cedo ou dormir na hora, mas acordar mais cedo);

Quando você perceber que o(a) seu(a) filho(a) já passa 10 a 12 horas acordado sem sentir sono.

Saiba que isso é normal e cerca de metade de todas as crianças param de cochilar aos três anos de idade (a outra metade aos 4 anos).

Lembrando que nas primeiras semanas dessa transição você terá que levar seu filho dormir mais cedo, mas isso mudará assim que ele se adaptar se soneca.

Se ele tem sono às 18h00, comece indo às 18h40, depois 19h00, 19h30.

Então, o mais importante é criar o hábito de dormir sempre no mesmo horário. E claro, cuidar para não ir antes das 19h00 caso queira dormir até mais tarde.

Algo essencial: Crie momentos de descanso durante o dia no horário em que seu filho dormia ou que ele demonstra mais cansaço. Por exemplo: um desenho após o almoço ou umas histórias com você.

Esse descanso fará toda a diferença!

 

Leia também:

Até que idade as crianças fazem soneca?

Como prolongar as sonecas?

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments