Como lavar as roupas do recém-nascido!

Olá pessoal!

 
Como lavar as roupas do recém-nascido!

Eu considero uma das coisas mais gostosas da gravidez à preparação do enxoval do nosso bebê. É tão lindo e gostoso escolher cada roupinha e imaginar nosso filho(a) lindo(a) usando-as, macias e limpinhas! Ops! Mas, como lavar as roupas de um serzinho tão sensível e delicado? Na gravidez do Francisco isso logo passou pela minha cabeça e como uma boa mãe de primeira viagem eu não tinha ideia de como e nem quando deveria lavar as roupinhas do meu bebê, estava cheia de dúvidas.

Pesquisei nos livros de puericultura (específicos sobre o assunto, gestação, pós-parto, crianças, etc.)  que eu tinha, em diversos blogs seguindo as dicas de outras mamães. No post de hoje vou repassar para vocês tudo que aprendi na teoria e, claro, na prática sobre esse assunto! Vamos lá…

 

Por que devemos tomar cuidado com a higiene das roupas do recém-nascido? E quais cuidados tomar?

    • A pele do recém-nascido (20 a 30% mais fina que a nossa) é extremamente sensível e mais propensa a desenvolver alergias, dermatites e assaduras. Logo que os bebês nascem não é indicado utilizar produtos químicos nas roupas e tecidos que o bebê tem contato direto com a pele. Para isso foram formulados os detergentes/sabão (líquido, em barra ou em pó) específicos para bebê (e mesmo assim não é garantido que não causarão alergias).
    • NÃO é indicado nos primeiros meses utilizar amaciante (mesmo que esse seja específico para bebê), pois o o amaciante possui muito cheiro (e nenhum produto com cheiro é indicado nessa fase, seja sabonete líquido, shampoo, hidratante, etc.). Também, porque o produto geralmente fica acumulado nas roupas do bebê e muitas crianças propensas a desenvolver alergias/dermatites atópicas ao entrar em contato com esses produtos podem desencadear crises. Muitas mães utilizam amaciante desde os primeiros dias, rotineiramente, pois testaram (lave separadas algumas peças e teste por um certo período) e o produto não causou alergia em seu bebê (e se causou não foi ligado a isso). É uma opção muito particular de cada mãe, no meu caso eu prefiro evitar nos primeiros meses, pois além de termos histórico familiar de alergias de pele, o Francisco já teve crises de dermatite atópica e tem algumas respiratórias.
    • Um dos passo mais importantes e o “grande segredo” para lavar as roupas do bebê é enxaguar as roupas diversas vezes, justamente com a intenção de eliminar o máximo de produtos químico possível utilizado na lavagem. Preste atenção nesse detalhe!
    • É indicado lavar as roupinhas em temperaturas mais elevadas (a maioria dos livros sugere temperaturas a cima de 70°). Na minha máquina o ciclo bebê (Baby Care) é 95°, mas confesso que eu não uso esse, pois acho que danifica um pouco alguns tecidos (e demora muito tempo para terminar, em média 2 horas). Eu lavo em 60° mesmo (nesse ciclo quando o Francisco era recém-nascido e agora com o Antônio eu acabo fazendo um enxague e uma centrifugação extra). Se você sentir dúvida sempre confira as etiquetas das roupas. A maioria indicará 40°, mas eu só respeito essa indicação dependendo da peça (considerando que a minha máquina nunca estragou alguma roupa, mas se a sua já tem histórico e lhe causou danos, é melhor prestar atenção).
    • É importante lavar as roupas SEPARADAS DAS DEMAIS DA CASA e só misturar com a da família depois dos 12 meses (e se o seu bebê já teve crises alérgicas espere mais). Eu estou começando a fazer isso com o Francisco somente agora com 22 meses, pois ele é uma criança com histórico de alérgias (de pele e outras) como já citei. Eu ainda cuido qualquer produto químico, com muito cheiro e perfume.

 

Qual é o melhor momento para começar a lavar?

É indicado começar a lavar as roupas e demais itens do enxoval a partir da 32ª semana (ou a partir do 7º mês). E com 37 semanas no máximo já ter a mala do bebê e da mamãe pronta!

 

Como lavar?

 

Você irá precisar de:

  • Um balde exclusivo para o bebê (qualquer um que não tenha contato direto com outros produtos químicos);
  • Sabão/detergente para lavar roupas neutro ou de coco específico para bebê. Aprovei e utilizo as seguintes marcas (nos primeiros dias eu geralmente uso Roma, Ola ou o BioClub, o Omo tem um cheiro mais forte):

Como lavar as roupas do recém-nascido!

  • Um varal (essa foi ótima hehe…);
  • Não utilize amaciante (como já citei) para o recém-nascido. Eu, mais tarde (depois dos 9/10 meses) -em pequenas quantidades- comecei a usar as seguintes marcas (pois, não causou alergias no Francisco):Como lavar as roupas do recém-nascido!

 

 

Na máquina/lavadora:

Eu lavei todas as roupas do Francisco e agora do Antônio na máquina, pois é a maneira mais rápida, prática e em minha opinião eficiente de lavar. Aliás, depois que o bebê nascer você terá pouco tempo para pensar nessas tarefas, então, tudo que facilitar o seu dia a dia realmente ajudará. Eu utilizo uma lavadora lava e seca e ela não danifica as roupas lavando em alta temperatura, mas acredito que os demais modelos também não devem estragar se bem separadas.

Como fazer: Lave bem a máquina (na minha tem um ciclo específico para autolimpeza, mas acredito que qualquer ciclo de lavagem cumpra esse papel). Cuide para retirar todos os pelinhos das outras roupas e resíduos de produtos químicos que ficaram. Adicione o sabão (não precisa ser muito) conforme a embalagem indica na máquina e pronto!

 

A mão:

Se você quiser e preferir lavar as roupas “a mão” terá que cuidar muito a questão do enxague (como já citei), pois diferente do que algumas pessoas pensam o mais importante não é cuidar o tecido sensível e enxaguar pouco para não estragar e sim o oposto como já citei (enxaguar muitooooo para eliminar todo sabão).

Você pode deixar as roupinhas de molho durante uns 15 minutinhos no sabão especifico para bebê (conforme indicar a embalagem para “molho”) e esfregar a mão. Depois, enxague previamente em um balde para eliminar o excesso de sabão e enxague muitas vezes em água corrente até sair todo produto químico.  NÃO utilize amaciante ou tira manchas (e se utilizar lave e enxague diversas vezes). De preferência seque no sol.

 

Meias e roupas que soltam bolinhas:

As meias geralmente são um problema, pois são tão pequenas que elas se perdem e nas máquinas como a minha ficam acumuladas na porta. As roupas que soltam bolinhas também, pois acabam estragando todas as outras. Uma dica legal é lavar esses itens em sacos específicos para isso. Eu utilizo esse saco (clique aqui para conhecer) da imagem abaixo. É da marca BioClub Baby (essa aqui) que adoro. É super resistente e grande. Indico 100%!  (Já escrevi um post sobre todos os produtos dessa marca, para ler clique aqui).Como lavar as roupas do recém-nascido!

 

Organização e armazenamento:

Como é indicado lavar as roupas no 7º mês ainda, é preciso cuidar e embalar bem as roupas para não sujarem novamente até o bebê nascer. Eu separo todas elas por tamanho, embalo em um saco plástico (nunca usado) ou furadinho e guardo nos lugares programados (cômoda, guarda-roupas, etc.). Dias antes do bebê nascer limpo as gavetas novamente e retiro do saco todas as roupas. Observe na imagem:

Como lavar as roupas do recém-nascido!(Embaladas e separadas por tamanho)

Como lavar as roupas do recém-nascido!

Agora na segunda gestação eu lavei e guardei as roupas do tamanho RN ao M (e algumas tamanho G que são um pouco menores) para não ocupar espaço desnecessário.

 

Passando as roupas:

Aguarde as roupas secarem muito bem (ao sol ou na máquina) para somente depois passá-las. Eu prefiro secar no varal nos primeiros meses, pois na máquina fica um cheirinho mais forte nas roupas. As do Francisco hoje seco praticamente tudo na máquina, pois não preciso passar depois.

 

Essas foram as minhas dicas, agora é a hora de aproveitar e curtir esse momento gostoso de preparação!

 

Beijinhos!

4 comentários  •  9



4 Comentários em "Como lavar as roupas do recém-nascido!"

avatar
Organizar por:   mais novos | mais antigos | mais votados
Pietra
Visitante
Pietra

Estava precisando, muito completo! Obrigada pela dedicação em nos ajudar

Pequetuxo
Visitante
Pequetuxo

Maravilhoso esse post!!! obrigado pela dedicação!!!

Pricila farias
https://www.pequetuxo.com.br/marcas/munchkin.html

katia borges mota
Visitante
katia borges mota

obrigada pelas dicas

Amanda
Visitante
Amanda

Amei as dicas! Obrigada!

wpDiscuz