“Não sei se quero ser mãe”

“Não sei se quero ser mãe”

 

O que passou pela sua cabeça ao ler essa frase? Pode ser sincera, se você é mãe, assim como eu, você pode ter pensando (mesmo que seja por segundos), pois é o nosso instinto de mãe gritando:

“Como assim????? E se você se arrepender depois? Você não sabe como é para afirmar isso”

Sim, são questionamentos que inúmeras mulheres já ouviram pelos corredores da vida.

Para algumas mulheres, a decisão de não ter filhos é relativamente simples, algo que elas querem desde sua juventude.

Para outras, é algo que se decide mais tarde, seja por causa de um momento decisivo (traumas ou vivências) ou porque o assunto foi objeto de reflexão durante anos.

Enfim, os motivos são inúmeros e muito, mas muito pessoais.

Segundos dados do IBGE cerca de 14% das brasileiras afirmam “não querer ser mãe”, e 79% dos brasileiros não querem ter filhos nos próximos anos, o que evidência, não só um adiamento momentâneo da maternidade na população, como, em alguns casos, uma escolha por não ter filhos.

Porém, apesar do crescente número de famílias que optam por não terem filhos, mulheres que não querem ser mães ainda causam um certo estranhamento e sofrem sim, um julgamento social.

Agora, você já viu alguma mulher ser questionada fortemente pelo fato dela optar pela maternidade: não sei se quero ser mãe ?

Respeito e empatia

O que isso nos leva a refletir que alguns costumes e normas socialmente legitimados devem ser repensados e tratados com respeito e empatia, por cada um de nós.

Afinal, a escolha do outro, não quer dizer que é errada apenas porque é diferente da nossa. Ela é uma escolha, simplesmente diferente, e precisa ser respeitada.

Assim como a minha por escolher ser mãe é respeitada e acolhida pela sociedade.

Então, quando alguém lhe falar que não quer ter filhos, não fique com aquele pensamento questionador como se você soubesse mais do assunto.

APENAS apoie a escolha do outro. Ninguém é obrigado a ter filhos, aliás, essa é uma decisão muito séria, é para a vida toda e muitas pessoas deixam de avaliá-la como deveriam.

Ter filhos não te torna alguém melhor, mais adulto ou mais responsável. Te torna apenas mãe e pai, não mais ou menos mulher/homem.

Reflita! ❤

 

Se você gostou desse post, poderá gostar também dos seguintes artigo que escrevemos com o tema “mãe”:

Me sinto menos mãe quando me divirto sem meus filhos

Mãe perfeita e especialista em tudo?

Quantas horas uma mãe necessita dormir?

Já ouviu a frase: A boa mãe é aquela que não dorme?

Presente de dia da mulher: Dê um “vale mãe” e não uma orquídea!

O presente que toda mãe deseja!

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments