Ensinar uma criança a dormir é difícil? (Episódio 02)

Olá pessoal!

Esse POST é um resumo do segundo episódio da nossa série no Instagram MOM`S TALKS.

Ensinar uma criança a dormir é difícil?

Só dorme no colo, mamadas da madrugada, inúmeros despertares, acorda chorando. E quem entra em cena?  Uma mãe/pai sem dormir e tomados pelo desespero.

E aí, para muitos vem a pergunta: Por que é tão difícil ensinar um filho a dormir?

Por que abordar esse tema? Acompanho mães que no dia a dia materno tem muitas dúvidas, e dentre elas, por exemplo, querem saber como ensinar o seu filho a dormir melhor.

Ou seja, a grande maioria das dúvidas que chegam até mim é em relação ao sono infantil.

O sono de cada criança se diferencia devido sua faixa etária, bebê recém-nascido, por exemplo, tem uma necessidade de horas de sono, muito diferente de um bebê de 1 ano. E aí entra a importância de saber a identificar que chegou a hora do sono?

Entender os horários das sonecas do dia, até que idade é saudável, horário de colocar na cama a noite, ou seja, toda a rotina diária da criança.

Primeira coisa, a mudança não começa, por exemplo, em parar de fazer a criança dormir no colo.

E sim o mais importante, organizar a rotina e entender a necessidade do seu filho. Se ele está com dor, com fome, com sono. Não é tirar uma rotina da internet pronta, e sim de acordo com a sua realidade. Isso envolve disciplina, não é apenas largar no berço e deixar o bebê sozinho chorando.

Criou um estigma, uma ideia ruim, e acaba virando um grande trauma, onde o sono virou o grande vilão, onde na verdade o momento de dormir deve ser um momento de amor, algo gostoso.

Dormir deve ser algo natural

Ensinar a dormir deve ser algo natural, igual para um adulto, ninguém precisa ficar lá com a gente embalando. E com o bebê é um processo, é um ensinamento aos poucos. Sem choro, sem traumas, com carinho e entendendo e satisfazendo a necessidade de cada um.

Mãe, pai e filhos não dormir bem nunca deve ser considerado algo normal, isso já é considerado caso de saúde pública, por que o sono é algo essencial para o nosso corpo, assim como comer. E os efeitos nocivos em nossa saúde e dos nossos filhos são inúmeros.

Muitos não aceitam adotar uma rotina, alegando que não querem virar escravos disso. Assim, como nós adultos no final de semana, por exemplo, mudamos um pouco nossa rotina, com as crianças isso também não será um problema. Fugir da rotina é muito importante para as crianças, isso vai ensinar que a vida não é uma linha perfeita, que às vezes as coisas não irão seguir uma sequência fechada todos os dias.

É preciso ter o foco! O que você quer, é ensinar o seu filho a dormir de forma natural?

Terão dias e dias, mas é preciso persistência, nossos filhos irão aprender com as nossas reações emocionais, por isso, não importa o tempo que leve, e as mudanças precisam ser passo a passo.

Não interessa a velocidade, se vai levar 15 dias, ou 30 dias o que importa, é não desistir!

 

Para assistir a LIVE completa CLIQUE AQUI.

 

 

COMPRE MEU LIVRO NA AMAZON CLICANDO ABAIXO:

OBS: O livro só está disponível para o formato “aplicativo Kindle para celular” e não para  o “tablet kindle”.

 

Conheça também meu programa de sono infantil e tenha a sua tão deseja “melhor noite de sono da maternidade” CLICANDO AQUI.

 

Leia mais posts sobre o tema clicando abaixo:

O bebê acorda quando coloco no berço

Até que idade as crianças fazem soneca?

Toda criança precisa dormir: desmistificando o sono infantil

 

 

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments