Como melhorar a qualidade do meu sono?

Como melhorar a qualidade do meu sono?

 

Segundo pesquisas dois terços dos adultos em todos os países desenvolvidos não conseguem seguir a recomendação de ter oito horas de sono por noite.

Você sabia que dormir menos de seis ou sete horas por noite abala de forma significativa o nosso sistema imunológico, contribuindo para o surgimento de diversas doenças físicas e emocionais. Inclusive, duplicando o risco de câncer.

Sono insuficiente é um dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Sono inadequado, até mesmo aquelas reduções moderadas por apenas uma semana, altera os níveis de açúcar no sangue de forma tão significativa que pode fazer com que a pessoa seja classificada como pré-diabética em algumas situações.

Você já parou para pensar quanto tempo da nossa vida passamos dormindo? Esse é mais um fator que comprova a importância do sono para o nosso corpo, assim como comer, beber e entre outras necessidades básicas.

Lembrando que muitas pessoas até dormem a noite toda, mas devido ao estresse ou excesso de telas o seu sono tem baixa qualidade e elas acabam acordando cansadas e exaustas pela manhã.

Importância da Higiene do Sono

Já conversamos por aqui sobre a higiene do sono e como ela pode melhorar de forma significativa as suas noites de sono.

O que nada mais é do que uma série de comportamentos e hábitos que interferem diretamente na qualidade do sono e quando organizados permitem que a pessoa durma de forma natural e equilibrada.

Abaixo segue algumas dicas que podem lhe ajudar:

Evite dormir durante o dia por mais de 15 a 30 minutos;

Atividade física é recomendada apenas pela manhã ou à tarde;

Durma e acorde todo dia no mesmo horário;

Não durma depois das 22h00;

Evite bebidas com cafeína depois das 14:00;

Jante até as 18:30/19:00 ou até 2h antes de dormir, e evite alimentos pesados;

Evite o consumo de bebidas alcoólicas 6 horas antes de dormir;

Não tenha contato com eletrônicos pelo menos 1 hora antes de dormir (ideal 2 horas);

Durma no escuro.

 

Até mais!

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