Como saber se meu filho está pronto para o desfralde?

Como saber se meu filho está pronto para o desfralde?

 

Você irá perceber que a criança está se preparando para o desfralde quando ela começar a demonstrar alguns sinais específicos, vou citar alguns:

A criança começa a lhe falar “fiz xixi”, ou apenas “xixi” quando está fazendo. Você percebe que ela presta atenção e observa o que está acontecendo com seu corpo.

A criança pode avisar antes de fazer, como também enquanto está fazendo ou apenas que fez. Algumas apenas param, observam e fazem expressões faciais.

A criança se esconde para fazer cocô, avisa ou não, percebe que está com vontade e precisa se isolar ou parar as atividades e se concentrar naquele momento.

A criança demonstra estar incomodada com a fralda, puxando ou pedindo para ser trocada assim que faz cocô ou xixi.

A rotina

A criança começa a ficar horas com a fralda vazia. E algumas começam a fazer coco em horários muito parecidos todos os dias.

A criança começa a demonstrar vontade de ir ao banheiro com você. Muitas têm vontade de tirar a roupa e imitar o adulto.

A maioria das crianças começam a ficar sentadas sozinhas alguns minutos brincando sem precisar da presença do adulto aos 2 anos ou 2 anos e meio.

Lembrando que muitas crianças têm dificuldade em todas as idades para ficar sentadas e nesse caso é positivo desenvolver atividades que necessitam de atenção e paciência (jogos, legos, livros).

A criança já consegue abaixar a calça ou subi-la sozinha.

A criança já é capaz de seguir os seus comandos por mais básicos que sejam, como: “pega a bola”, “olha para a mamãe e vem aqui”, “pega o carrinho e coloca na mesa”, etc.

A criança apresenta vários desses sinais e começa a se recusar a colocar a fralda.

Algumas crianças apresentarão 1 ou 2 sinais apenas e outras todos os sinais ao mesmo tempo.

Cada criança é única e devemos avaliar esses sinais de acordo com a sua personalidade e nível de desenvolvimento.

Porém, é importante entender que se a criança não apresentar sinais até os 2 anos e meio é hora de começar incentiva-la e explicar que esse momento importante chegou!

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments