Fórmula infantil, composto lácteo ou leite de vaca? O que muda depois de 1 ano?

Sabemos que o leite materno é o leite mais recomendado e também o melhor para os bebês até 2 (ou mais) anos. Infelizmente nem todos os bebês (e mamães) tem ou tiveram a oportunidade de manter a amamentação até essa idade, seja por problemas físicos da mamãe, porque o bebê rejeitou o peito, porque a mamãe optou por encerrar a amamentação antes desse período. Enfim, muitas crianças precisam se alimentar de alguma fórmula infantil, mas e quando a criança completa 1 ano, o leite muda? O leite de vaca pode ser introduzido? Como é que fica?

Aqui em casa recentemente passamos por essa situação e devo confessar que eu achei que a escolha do leite seria mais simples, pois o Francisco completou 12 meses e qualquer marca ou leite que escolhêssemos daria certo. Infelizmente isso não ocorreu como imaginávamos (engraçado, a maternidade sempre apronta coisas como essas, não é?). Vou contar um pouquinho da nossa experiência com fórmula infantil antes de explicar as diferenças entre os leites.

Com 6 meses o Francisco já não queria mamar no seio, desde o início do 5º mês foi um sacrifício manter a amamentação (um dia relatarei essa experiência) e fomos em busca de um leite que ele aceitasse. Testamos várias marcas e ele não gostava de nenhuma ou “trancava” o intestino. Comecei a pesquisar e encontrei muitas mamães passando pela mesma situação que eu e foi assim que eu conheci a fórmula infantil Similac.
Um leite excelente (não estou fazendo propaganda do leite, ok?), desenvolvido por um conhecido laboratório Irlandês (Abbott). Um dos leites em pó mais vendidos e conceituados no mundo, é sem dúvida uma fórmula de muita qualidade. Também, é a fórmula que mais se aproxima do sabor do leite materno que existe e muitas crianças se adaptam fácil a ela por isso. O leite não produz espuma alguma, diferente da maioria das fórmulas, parece mais leve. O único problema é que por ter todas essas vantagens e ser um produto importado, essa fórmula acaba se tornando  um pouco mais cara e mais difícil de ser encontrada.

Observação: Lembrando que o organismo de cada bebê funciona de uma maneira diferente, então, não significa que todos os bebês irão se adaptar ao mesmo leite.

Fórmula infantil, composto lácteo ou leite

Depois das minhas pesquisas mostrei o leite para a pediatra e ela aprovou. No mesmo segundo que o Francisco provou (depois de outras 4 marcas) ele amou, simples assim. Quando ele completou 12 meses eu comecei a procurar o leite número 3, para crianças a cima de 12 meses e para a minha surpresa, não vende no Brasil! Como optamos por não dar ainda o leite de vaca, começamos a testar outras marcas (recomendadas pela pediatra), entre elas: Aptamil 3, Neslac e Ninho fases 1. Eu nem imagina que tinha diferenças entre esses produtos e que alguns nem eram leite.

 

 

 

Principais diferenças:

 

 

Leite de vaca:

É um produto natural (ou deveria ser, mas hoje em dia até o leite está sendo “batizado”), composto por água, gordura, vitaminas, proteínas, enzimas e lactose. O leite tem o cálcio mais biodisponível, que significa que o cálcio é absorvido totalmente.

Muitos pediatras indicam justamente por esse motivo, pela maior absorção de cálcio. Já outros afirmam que por não apresentar nutrientes suficientes mesmo depois de 1 ano o leite de vaca não seria o ideal para alimentar bebês até 2 anos (contém muito sódio, pouco ferro, etc.). Também, um dos problemas seria a dificuldade de encontrar um leite que não seja cheio de produtos químicos, realmente natural.

Lembrando que crianças menores de 1 ano NÃO DEVEM  ser alimentadas com leite de vaca, pois o trato gastrointestinal não está totalmente desenvolvido e o leite pode causar diversas alergias (entre elas a APLV – alergia a proteína do leite de vaca) e microhemorragias intestinais, levando o bebê a desenvolver anemias. Também, por não apresentar todos os nutrientes que o bebê precisa nessa fase da vida, causando danos à saúde do bebê. Se você tem dúvidas sobre esse assunto não deixe de ler e pesquisar mais sobre esse ele (mais algumas informações aqui).

 Fórmula infantil, composto lácteo ou leite

Composto lácteo:

 Ele não pode ser chamado de leite, pois tem outros ingredientes em sua composição. É composto de leite (que deve ser no mínimo de 51%), óleos vegetais e prébióticos, que é uma fibra alimentar ótima para o nosso intestino. É um produto cheio de suplementos vitamínicos.

O composto lácteo surgiu como uma alternativa mais saudável ao o leite de vaca e ideal para cada fase da vida da criança, adequando à quantidade de nutrientes que a criança necessita. Para isso acontecer alguns componentes foram trocados ou modificados, como por exemplo: a gordura saturada que existe no leite de vaca pelos óleos vegetais e as proteínas foram diminuídas em quantidade, mas aumentadas em qualidade (trazendo mais benefícios a longo prazo).

Todas essas modificações também ocorrem com a intenção de diminuir e prevenir a obesidade infantil e melhorar o desenvolvimento cerebral e imunológico dos bebês.

Alguns pediatras afirmam que o composto lácteo é a melhor opção a partir de 1 ano, sendo mais adequado que o leite de vaca. Já outros afirmam que ainda não existem estudos suficientes que possam comprovar os pequenos benefícios que os compostos apresentam  a mais que o leite de vaca e que essa troca compense (pelos processos químicos que são produzidos).

O composto lácteo é muito questionado por conter xarope de milho (que é um tipo de açúcar), o que poderia acabar viciando o paladar das crianças e modificando hábitos muito importantes (por isso alguns pediatras não indicam antes dos 2 anos).

Lembrando que crianças menores de um ano NÃO DEVEM tomar esses compostos lácteos.

Exemplos: Neslac (Nestlé), Ninho Fases (Nestlé), Efagrow (Mead Johnson), Milnutri (Danone), Ideal (Nestlé).

Fórmula infantil, composto lácteo ou leite

Fórmula infantil (leite em pó):

 É o leite de vaca modificado para que se torne parecido com o leite materno, acrescido de gorduras, sais minerais e vitaminas. Existem atualmente diversas fórmulas infantis, desenvolvidas para públicos específicos, como: prematuros, sem lactose, de soja, entre outras. São classificadas: 0 a 6 meses, 6 a 12 meses (ou a partir de 6 meses) e algumas de 6 a 36 meses.

O leite em pó pode ser oferecido para o bebê até os 2 anos de idade sem ser necessário substituir pelo leite de vaca ou pelos compostos lácteos.

Lembrando que as crianças que não puderam ser alimentadas de leite materno DEVEM ser alimentadas com fórmula infantil exclusivamente até o 6º mês, sem ser necessário a introdução precoce de outros alimentos. A partir dessa fase a alimentação deve ser complementada com alimentos sólidos e uma fórmula adequada à idade.

Exemplos: Similac (Abbott), Nan (Nestlé), Aptamil (Danone), Enfamil (Mead Johnson), Nestogeno (Nestlé).
Fórmula infantil, composto lácteo ou leite

Afinal, o que é melhor?

 Não podemos definir exatamente o que é melhor, pois tudo depende da alimentação de cada criança e claro, de pontos de vistas diferentes.

Segundo a pediatra que cuida (com muito carinho, beijo Dra. Lilian!) do Francisco o bebê depois do primeiro ano já pode começar a tomar outros leites, ele não precisa mais se alimentar de fórmulas. As vitaminas que necessita já são e devem ser encontradas nos alimentos sólidos. O leite não deve mais ser à base da alimentação da criança. Enfim, o bebê já pode tomar um leite “menos” nutritivo, pois as suas necessidades e hábitos mudaram. Se a família optar em permanecer oferecendo a fórmula também não tem problema algum, não significa que o leite de vaca ou o composto lácteo são melhores ou os mais indicados, cada caso é um caso.

Se a família optar em oferecer o leite de vaca, os nutrientes que “faltam” no leite nessa fase já podem ser encontrados nos alimentos. O que importa é manter uma alimentação adequada, contendo todos os nutrientes que a criança necessita para se desenvolver corretamente nessa idade. É uma questão de opção da família, da (o) pediatra ou nutricionista e principalmente da adaptação do bebê.

Aqui em casa nós optamos em não oferecer o leite de vaca para o Francisco até os dois anos, pois é difícil encontrar um produto mais natural, sem tanta adição de conservantes. Tentamos oferecer 2 tipos de compostos lácteos, mas ele não se adaptou. O leite Neslac ele aceitou o sabor (mesmo não gostando da espuma que o leite faz e como faz em!), mas ele teve vômitos frequentes e ficava muito constipado (isso é comum na troca do leite).

O leite Ninho Fases 1 foi o “pior” de todos para ele, pois teve gazes constantes e ficou muito estufado, reclamando, com cólicas. Testamos também a fórmula Aptamil 3 Premium e a tradicional (até hoje não entendi a diferença de ambas, acredito que apenas mudou a embalagem), mas o Francisco também não se adaptou, o intestino “prendeu” muito. Quanto ao sabor ele adorou, tomava até a última gota da mamadeira.

O leite de vaca até testamos uma vez, oferecemos apenas duas colheres, mas o Francisco teve diarreia várias vezes, por isso não voltamos a testar.

No final, o Francisco não se adaptou a outro leite e optamos por permanecer oferecendo o Similac 2, mesmo ele já tendo 12 meses. Nem sempre somos nós que escolhemos o que é melhor para os nossos filhos e sim o próprio organismo deles!

Fórmula infantil, composto lácteo ou leite

(Meu terneirinho!)

 

E vocês mamães, como estão fazendo? Conte-nos a sua experiência!

 

Até mais!

Nos siga no INSTAGRAM @sobre_maternidade!

45 comentários em “Fórmula infantil, composto lácteo ou leite de vaca? O que muda depois de 1 ano?”

  1. Preciso de uma ajuda, meu filho tem 1 ano e 10 meses, ele tomava o nan comfor 3 , mas a pediatra deu uma lata do enfagrow para “testar”, a princípio ele não gostou do sabor, mas na segunda mamadeira a noite tomou tudo. Ele não dormiu a noite toda, ficou elétrico, gritava, pulava do sofá, enfim não sei o que aconteceu. Desconfiei que tinha muito açúcar no leite, e fui olhar a fórmula é pesquisar agora é encontrei seu blogue. O SIMILAC tem para a idade dele não estou encontrando.

    Responder
    • Ofereci o Ninho Nutrigold para minha filha desde 12 meses e ela se adaptou bem… recomendo! não ressecou, ela adora o sabor, faço até vitaminas pra ela com a Fórmula

      Responder
  2. tambem to na duvida de qual formula oferecer para meu bebe de 9 meses,pois ja comendo comidinha e amamentando tem o intestino preso,apezar da dieta rica em fibra que dou pra ele.

    Responder
  3. Nossa! Acho que tive bastante sorte…minha filha ficou no nan 1 comfor… depois nestogeno 2 e agora no ninho fases 1 e não sente nadinha. O misturo com mucilon … ela gosta muito.Hoje, Elis Naely tem 1 ano 6 meses e ainda mama.

    Responder
  4. Gostei muito da sua explicação e me ajudou muito. Estou nessa fase e está sendo um pouco dificil, pois ao contrário do que aconteceu com o seu bb, o intestino do meu soltou muito. Eu comecei com o NAN Confor, estava dando até assadura. Agora estou tentando o Aptamil 3, parece que melhorou um pouco. Mas está difícil.
    Ainda não sei muito o que fazer.

    Responder
    • Ninho fases é um COMPOSTO LÁCTEO que contém leite. Contem mais nutrientes que o leite de caixinha e menos conservante. Se você ainda estiver com dúvidas quanto a isso procure a sua pediatra de confiança que ela lhe explicará a diferença! 😀

      Responder
    • exato o que a ana falou. Composto lacteo, Ninho fases etc CONTEM leite mas nao sao somente leite. Possuem diversas outras coisas acrescentadas. Inclusive a maioria contem maltodextrina que nada mais e do que ACUCAR.

      Responder
      • Isso que eu fico sem entender, já que o Nan 3 tbm tem maltodextrina, também fica como composto lacteo. E se for ver a composição entre ninho fases e o nan. Não vejo mta diferença. Quem souber a real diferença. Por favor, gostaria mto de entender.

        Responder
    • Oi, minha filha também toma o Ninho fases +1 algumas vezes pq ela mama e ofereço ele com flocos finos de aveia, tipo mingau normal cozido e te digo, não deixa de ser composto lácteo, está escrito na lata… dá uma olhada direitinho bem na frente.
      Leite é leite, composto lácteo mesmo com uma porcentagem pequena de leite continua sendo composto lácteo.

      Responder
  5. Minha bebe tem 1 ano e um mês,desde que nasceu passei por poucas e boa ate acha o leite adequado pra ela, encontrei o leite aptami começou com o AR depois o 1 depois o 2 e agora o 3 mas já esta na hora de mudar(duvidas não sei qual comprar)

    Responder
    • A minha passou por estes mesmo A passos da sua criança, e quando fui trocar arrependi.
      Porque ela voltou com refluxo quando introduzi milnutri.
      Ai voltei com o aptamil 3.

      Responder
  6. Nossaaa…sofri muito com adaptação ao leite…minha bebê só mamou no peito por 15 dias, tive anêmia pós parto…Enfim, mamou Nan, Nestogeno, Aptamil, Enfagrow, Leite de Soja…Uns soltavam, outros prendiam…Até que comecei com o Nan Comfor, foi muito bom e após 1 ano o Ninho 1+, está com 1 ano e 7 meses e ainda toma o 1+, deu super certo…ele prende um pouco o intestino, porém como já come frutas e legumes, não fica ressecada. O leite integral, de caixinha, já tentei oferecer pra ela, porém ela fica gorfando muito…vou esperar um pouco para dar novamente o integral.

    Responder
  7. SOU PEDIATRA E GOSTEI MUITO DA POSTAGEM DESSA MÃE. EM TODOS OS CONGRESSOS QUE PARTICIPO, SEMPRE AFIRMO, QUE O ÚNICO LEITE BOM
    É O LEITE MATERNO. O RESTANTE, TANTO FAZ NESTLÉ, DANONE, ABBOTT
    OU MEAD JHONSON. QUEM ESCOLHE O QUE VAI MAMAR É O BEBÊ. EM UNS
    APTAMIL É BOM, PRA OUTROS NÃO SERVE. E ASSIM COM TODOS OS OUTROS.
    SÓ TENHAM A CERTEZA QUE TODAS ESSAS FÓRMULAS E COMPOSTOS SÃO
    EXCELENTES NA FALTA DO LEITE MATERNO. UM ABRAÇO.

    Responder
    • Excelente tua colocação Dra. Adilmar Gonzaga. Infelizmente não consegui amamentar minha bebê. A falta de informação atrapalhou bastante tanto enquanto estava tentando amamentar quanto depois na introdução das fórmulas e realmente é bem assim que funciona. O leite materno deve ser priorizado mas no caso de quem não consegue as fórmulas devem ser testadas uma a uma até a mamãe encontrar uma que seja melhor para seu bebê. Isso muda muito de bebê para bebê. Testei primeiro o Aptamil 1 que ressecou muito e depois passei para o Nan Comfor 1 que foi ótimo. Atualmente minha bebê toma Nan 2 pois está com 9 meses. Tudo por indicação de amigos pois os pediatras que passei todos apenas me julgavam por não estar conseguindo amamentar mas nenhum realmente me ajudava, triste demais.

      Responder
    • Dr. Boa tarde.
      meu filho tem 1 ano e 2 meses, ainda mama muito no peito, sempre mamou, só precisou de complementos nos 2 primeiros meses, depois parou.. agora com a introdução alimentar, além do almoço e janta, ele também tem de tomar um mingau, uma vitamina, certo? estou com muita dúvida em qual leite dar, até porque meu bebe volta e meia tem um pouco de diarréia…já usei vários, mas, até o momento não achei um que seja bom pra ele… pode me dar orientações?

      Responder
    • Meu filho tem 2: anos antes disso ele tomou nan confor nan 1 optamil,nestogeno,agora com2 anos ninho * agora mudei pra ninho 1+ com a farinha minultri.

      Responder
  8. Infelismente não consegui amamentar meu filho, quando ele estava 15 dias começou com aptamil, e assim foi todo ciclo, agora aptamil 3, mas a nutricionista me indicou a troca após 1 ano para o Milnutri e estou com um pouco de medo. Alguém conhece Milnutri?

    Responder
    • Juliana aqui em casa também foi assim.
      Passou por todos os processos Aptamil 1,2 e 3 e passei para o Milnutre e deu super certo graças a Deus.
      Meu José Francisco está com 2 anos e 6 meses e ainda toma o Milnutre .É lindo e super inteligente.
      Não pretendo tirar e deixar até os 5 anos.😍😘

      Responder
    • Minha filha mamou somente no peito até os 10 meses, após esse período inserimos o Aptamil Premium 2 alternando com o peito como preparação para o desmame.
      Após os 12 meses minha esposa não deu mais o peito e o pediatra nos indicou o Milnutri Premium.
      Ela saiu da fórmula para o composto lácteo e se adaptou super bem.
       

      Responder
  9. Meu filho tem 1 ano e meio e sempre tomou Aptamil. Agora está usando o 3. Tentei outros como ninho fases mas deu gases e prendeu o intestino.
    Optei continuar com Aptamil pq ele se dá muito bem!

    Responder
  10. Meu pequeno tem 1ano e 11 meses. Moro no interior de Minas Gerais e meu sogro tem fazenda com criação de gado leiteiro. Assim eu consigo dar o leite de vaca puro e integral sem nenhum conservante. Nunca tive problemas… ele adora o leite. Ele toma esse leite desde 1 ano e 2 meses, e as vezes quando falta eu dou o Nestogeno 2. A dica que eu dou é jamais dar os leites de caixinha… optar pelo menos no de saquinha com menor vencimento, eles contem menos “venenos”.

    Responder
  11. Meu bebê tomou Aptamil até os 8 meses. Depois troquei pro Nestogeno. Ele se adaptou super bem. Mas agora está com 1 ano e 4 meses e o Neatogeno 2 é até 12 meses. Estou tentando outros. Testei o milnutri e deu muita diarréia e estou usando o ninho fases tem 3 dias e a diarréia peesiste. Será que tem “problema” ele voltar pro Neatogeno? As vitaminas e nutrientes não fazem mal pra idade ou deixam de ser absolvidas?

    Responder
  12. O meu filho só se adaptou com o similac após dois anos aceitou o ninho. Mas na época sofri muito pra encontra LO disponível nas farmácias…sempre em falta.

    Responder
  13. Agradecida por essas informações. Sigo em dúvida quanto a trocar o Aptamil 3, pois meu filho está com 2 anos e 5 meses e nenhum pediatra soube me dizer até quando posso continuar com essa Fórmula… 🙁
    Penso em continuar até os 3 aninhos.

    Responder
    • Oii!!! Segundo nossa pediatra e alergista dos meus meninos, até os 2 anos a fórmula ou composto lácteo ainda é importante, depois dessa idade não é mais necessária. Para meu filho mais velho segui com a fórmula até os 3 anos e apenas depois introduzi o leite de vaca. Isso é uma decisão sua, não tem problema continuar. O único prolema seria se o leite ainda fosse a base da alimentação, pois nessa idade, 1 ou 2 mamadeiras no máximo por dia seria o indicado para não atrapalhar o consumo dos demais alimentos indicados. Por exemplo: mamar ou tomar no copo apenas antes de dormir. Abraços!

      Responder
  14. De tudo que escreveu, fico com sua última frase.
    “Nem sempre somos nós que escolhemos o que é melhor para os nossos filhos e sim o próprio organismo deles”. Meus filhos gêmeos eu amamentei até 1 ano e 6 meses, neste intervalo de 6 meses de vida há 1 ano e 6 meses foi o fracasso na introdução alimentar e descobrimos a alergia alimentar grave a multiplos. E tomam fórmulas de aminoácidos livres e não se alimentam de nada. Até quando? Ainda não sabemos, vários exames e testes estão sendo realizados. Então parafraseando: queremos oferecer mesmo o que é melhor aos nossos filhos, mas muitas vezes essa escolha é feita assim: pela aceitação do organismo deles ao que estamos propondo de alimentação.

    Responder
  15. Essa assunto tinha que ser abordado com
    Mais frequência pois estou na mesma “luta” para arruma uma forma para meu filho , já não tem muitas opções e quando tem
    E super difícil de acha tem que rodar mercados até encontrar

    Responder
  16. Fiquei muito feliz em ler o seu texto!
    Pensei que não poderia continuar a dar fórmula após 1 ano. Meu bebê está com diarréia e alergia no corpo, só pode ser do leite de vaca. Aconteceu depois da troca de leite. Obrigada pela informações! Bj

    Responder
  17. Aí estou nesse problema,já mudei varias fórmulas infantis,meu filho fica com intestino preso,tem muita dificuldade em evacuar,eu vou tentar leite de vaca tipo B,pois não aguento mais ver o sofrimento dele,ele chora,fica irritado

    Responder
  18. Desde de 5 meses dava nan comfort pra minha bebe, quando ela completou 10 meses dei o ninho então deu uma infecção no intestino dela, ela nn fazia coco nem solta pum, estava dando mt febre ai voltei pro nan comfort 3, hj ela tem 1 ano e comecei a dar ninho dinovo para ver como ela reagiria, bom ela não faz coco fica mt estufada é detalhe levei ela no pediatra expliquei a situação anterior com ninho ele apenas falou que ela ja tinha 1 ano é que ja poderia dar sem nenhum problema, mais ela nn aceita de jeito nenhum posso dar leite de vaca ?
    Obs: Ela toma ninho fases 1

    Responder
  19. Nossa, vim buscar informações sobre isso e encontrei esse texto que parece que tá descrevendo minha situação… o Theo (meu bebê que vai fazer 1 ano esse mês) mamou peito até 6 meses e meio, mais ou menos, e abandonou por conta, já tínhamos incluído o uso da fórmula também… testamos várias e só tivemos sucesso com a Similac. Eu moro em Ohio, qualquer mercado tem… achei que não tinha no Brasil. Enfim, agora a médica pediu pra iniciar o uso de leite de vaca, pra substituir e parar o uso da fórmula. PLEASE me dá uma luz! Meu marido quer fazer a mudança, eu não querooooo! Não sinto de dar leite de vaca até os dois anos, mas penso que a fórmula que ele usa também pode ficar fraquinha pra ele… porque ele ainda não come bem alimentos como deveria… ele usa muito a fórmula ainda. Obrigada!!!!

    Responder

Deixe um comentário