As crianças têm pesadelo?

Maternidade/Filhos Sono Infantil

As crianças têm pesadelo?

As crianças sonham desde que nascem, o que muda é o conteúdo dos sonhos.

Um adulto que já teve milhares de experiências, relacionamentos, o conteúdo dos seus sonhos será muito diferente dos sonhos das crianças.

E pelos relatos das crianças com mais de 2 anos esses sonhos geralmente têm relação com situações que ocorreram durante o dia, desenhos, emoções marcantes e a maioria ocorrem durante um ciclo de sono REM, principalmente os sonhos mais vividos.

E os pesadelos? São os sonhos vividos ou aqueles que as crianças ainda não compreendem.

Eles podem ocorrer perto dos 2 anos e as crianças podem até acordar, mas geralmente só relatam pela manhã.

Nesse caso, precisamos avaliar muito bem se o pesadelo é constante, se a criança relata emoções muito complexas.

E principalmente, o que está acontecendo no ambiente familiar, por exemplo, muitas crianças ficam extremamente agitadas a noite quando as brigas e discussões entre os pais são constantes, gerando inseguranças e medos.

Também, é importante avaliar quando realmente é um pesadelo e o que é alguma associação negativa ou problema na rotina e excessos de estímulos.

Sonhos ruins muito frequentes podem sinalizar que algo precisa ser trabalhado durante o dia para ajudar a criança a aliviar sua ansiedade.

É importante ressaltar que os pesadelos não costumam ser algo que incomode as crianças todos os dias, apenas esporadicamente e geralmente depois do segundo ano.

Ao não ser que a criança tenha vivido alguma experiência muito assustadora, algum estresse pós-traumático, algo extraordinário.

Pense sobre isso, e veja a melhor forma possível de ajudar seu filho (a).

 

Até mais!

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments