Existe esse negócio de ciclo vulcânico?

Existe esse negócio de ciclo vulcânico?

 

Essa expressão “efeito vulcânico” foi inventada em algum momento (não sei por quem) para descrever algo simples e biológico. Vou explicar…

Existe uma substância chamada Adenosina, que nós profissionais que estudamos e trabalhamos com sono chamamos de “pressão de sono” ou “sono acumulado”.

E essa substância vai se acumulando ao longo do dia em nosso organismo e causando uma pressão para irmos dormir após estarmos 12 a 16 horas acordados.

E quando ela chega em seu limite não conseguimos mais segurar os olhos abertos.

Porém, devido a imaturidade de todo sistema do bebê/crianças e da intensa fase de desenvolvimentos essa pressão de sono é diferente em cada idade.

Por exemplo: Um bebê de 8 meses, aguenta ficar acordado no máximo 3 horas, já uma criança de 2 anos precisa ficar acordada de 5 a 7 horas para sentir sono novamente.

Esse processo começa a diminuir aos poucos nos primeiros anos, até a criança consolidar o sono diurno passando a ficar mais tempo acordada.

 

Criança Superestimulada:

 

 

E quando uma criança passa da hora de dormir, ela acaba ficando SUPERESTIMULADA, como chamamos, ela fica agitada, com dificuldades para se concentrar e a qualidade do sono diminui.

É o clássico “chorar até pegar no sono”!

Leia: Choro ou Birra?

A SUPERESTIMULAÇÃO ocorre por três motivos:

1️⃣Passar da hora de dormir (ultrapassando o limite da criança);

2️⃣Estímulos em excesso: TV, desenho, muitas luzes, muitas pessoas falando, eventos e festas a noite, etc.

3️⃣Dormir pouco em cada soneca (menos do que um ciclo de sono), pois como seu corpo não descansou devidamente e o bebê/criança acaba ficando agitado, exausto, nervoso, irritado (pelo acúmulo da “pressão do sono”).

Ou seja, apresentando dificuldades para voltar a dormir na madrugada e manter o sono (acordando diversas vezes ou movimentando-se mais do que o habitual).

Então, esqueça aquela ideia totalmente equivocada de que manter um bebê acordado o deixará mais cansado e o fará dormir melhor, isso fará o oposto.

LEMBREM-SE: UM ADULTO CANSADO FICA SONOLENTO, UMA CRIANÇA CANSADA FICA HIPERATIVA!

 

Até mais!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments